JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Calou
O vereador futebolista Nikolas Reis (PSB) fez um discurso contundente na tribuna da piramidal casa do povo, na noite da última quinta-feira. Discurso que calou as excelências excelentíssimas. Os vereadores geralmente vazam no plenário, vão para os gabinetes, ficam no celular, enfim, não dão muita bola pra falação dos colegas. Mas quarta o negócio ficou quente.
Antessala
Nikolas contou que o primeiro projeto apresentado no início da legislatura, em 2017, foi o de diminuir o percentual de 6% para 4,8% que constitucionalmente é repassado pelo executivo ao legislativo. Infelizmente, não foi sequer votado, dois anos e dois meses depois. Nikolas se diz decepcionado. Ele chama o legislativo de apêndice do governo, ou antessala do gabinete do prefeito.
Vaquinhas de presépio
Nikolas diz que chegou a conclusão de que a piramidal não representa o interesse público, mas o do prefeito. E que a câmara representa, hoje, o que ‘a população fala de forma irônica, mas não menos séria’ que são as ‘vaquinhas de presépio’. E diz que em seus três mandatos nunca viu tanta subserviência ao prefeito, pois os vereadores se contentam com cargos no governo.
Franqueza
O discurso de Nikolas foi de uma franqueza pouco vista na piramidal casa do povo. Especialmente quando diz que os vereadores não atendem os interesses dos eleitores e estão focados na manutenção dos seus cargos no governo.
De 21 pra 12
E foi por conta disso que já iniciou um projeto de iniciativa popular pra que de 21 cabeças a piramidal volte a ter 12 vereadores. O único vereador que ficou magoado com a enxurrada de verdades foi o Calinho, só governo Mecânico (PP), que choramingou na tribuna. Há quem diga que a verve de Nikolas pode lhe render uma comissão de ética. Ai, ai, ai que dor!
Nobre Milrilio
Mas o troféu sem noção da noite ficou mesmo nas mãos do vereador Milrilo, ops Murilo Pereira (PP), que ficou chateado porque foi chamado pelo bonzinho Edson Lapa (PR) de “tu”. Queria “vossa excelência”. Então tá, taTú.
DIARINHO 40 anos
O DIARINHO foi homenageado pelos seus 40 anos na câmara de vereadores da Dubai brasileira em proposição do vereador Omar Tomalih (PSB) sancionada por todas as excelências excelentíssimas. Na ocasião o jornal foi representado pela coordenadora de Redação e jogadora de vôlei nas horas vagas, Franciele Marcon.
Listado
O vereador Otto da Farmácia, o Pingo D’ouro (PRB), não aceitou o convite formulado pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), não apenas por sua mãe estar doente. E sim porque ele e o seu colega, o galego Rubens Angioletti (PSB), estão cotados à majoritária do PSL em 2020.
Composições
Perdigueiros da coluna falam que neste momento teriam duas composições possíveis em chapa pura: Onir Mocelin e Otto da Farmácia ou Rubens Angioletti e Dany Alves. Os vereadores têm tudo pra ir para o PSL ou sigla auxiliar.
Comandante
Na Dubai Maravilha, o ex-comandante do batalhão da PM local, Evaldo Hoffmann, e que agora comanda a polícia Militar Rodoviária já confirmou que seu nome está à disposição para o pleito de 2020.
Num pode
Hoffmann, inclusive, já deu entrevista falando de política, mesmo estando fardado. Hoffmann quer derrotar as Novas Ideias em 2020 e para isso está buscando apoios pela city praiana.
Pelo PSL
A sigla desejada para o feito seria o PSL do governador Moisés, com o qual o ex-comandante tem amizade. Hoffmann já emplacou o namorado da filha num cargo da liderança do a leleia, em Floripa.
Penar
Em BC, o problema de Hoffmann seria o PSL local, sob o comando do Docinho, o lutador Marcelo Brigadeiro, que jura de pé junto que ele será o candidato da sigla na Dubai. Para ser candidato pelo PSL, o comandante iria penar muito e se desgastar.
Com outros
Na city dos prédios imensos, o ex-comandante, que fez um bom trabalho no batalhão local e fixou residência há quatro anos, tem sido visto com grupos políticos que almejam o paço municipal em 2020.
Perfil militar
Segundo línguas afloradas, esses grupos querem chegar aos Altos da Dinamarca, mas não tem voto suficiente, por isso buscam um perfil militar, de direita, para que possam ter chances de chegar ao poder na Dubai.
Muitos candidatos
A situação é bem interessante para o pleito de 2020 em BC. Manifestam ser candidatos pessoas como o lutador Marcelo Docinho Brigadeiro, o PM Evaldo Hoffmann, o palestrante Eduardo Torto, o ex-prefeito Edson Periquito e, segundo línguas frouxas, a esquerda deverá novamente lançar um candidato. Todos contra o atual prefeito pop star, Fabrício Oliveira.
Composição s
A composição dos cargos comissionados na câmara de vereadores da Dubai Brasileira tem dado o que falar. Tem gente que afirma que o presidente, Omar Tomalih, vendeu a “alma” pelo voto pela presidência em troca de cargos na casa. Inclusive o chefe de gabinete da presidência é ligado a vereadores da oposição.
