JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Na luta
Na noite da última terça-feira, a vereadora visceral Dulce Amaral (PR) assumiu a liderança do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Qualificada para o desafio, Dulce deve dar um ar mais organizado e sem rodeios aos temas que demandam do paço da Vila Operária.
Forte
Dulce tem presença política, conhecimento, e é estudiosa nos assuntos que defende. Sem desmerecer os que já carregaram a pesada cruz da liderança, que foram muitos, mas a autoridade de Dulce nas tratativas sempre foi respeitada tanto na piramidal como no campo partidário. Boa sorte!
Correu?
Bisbilhoteiros da coluna alardeiam que o vereador Otto da Farmácia (PRB) jogou fora a oportunidade de transformar suas críticas à Saúde em ação. Crítico voraz do governo desde que largou as tetas no início do mandato, Otto teria sido convidado pelo prefeito barbudinho a assumir a secretaria de Saúde.
Tapa de luva
Não se pode deixar de reconhecer a grandeza do prefeito, em oferecer a um algoz político a cadeira que tanto critica pra poder transformar as coisas como entende necessário. Isso demonstra que o alcaide barbudinho está aberto a ouvir e até permitir a participação da oposição no projeto da city peixeira.
Convenhamos
O prefeito de uma cidade é a autoridade máxima e como está na moda o sentimento de pátria, quando a autoridade convoca à luta, quem possui espírito público, tem que aceitar a convocação em nome da coletividade. Não é?
Problemas
Otto alega ter ficado tentado a aceitar, é claro, mas revela que problemas pessoais com a saúde familiar o impediram. Ninguém é obrigado a nada, mas tenho que registrar que a atitude de VM, além de inédita, é satisfatoriamente republicana.
Fake News
Analistas sabichões comentam nos zovidos deste socadinho escriba e temente ao Altíssimo que a oposição, talvez por desespero, começa a trilhar um caminho perigoso, optando por inverdades no trato do debate público.
Abafa
O vereador futebolista Nikolas Reis (PSB), purexemplo, vem defendendo que a posse da GM foi para abafar os fatos que vão ser investigados na secretaria de (In) Segurança, ocorridos na última semana. Acontece que a posse estava marcada há mais de um mês e nem se sonhava com a brigaçada da última quinta-feira, afirmam governistas do paço da Vila Operária.
Ao vento
Os governistas dizem que jogar palavras ao vento, faltar com a verdade e ofender pessoas não qualifica o debate e confunde a população. E que a informação deve ser despida de ódio e diferenças pessoais, até de mágoas do passado.
Competência
Vereadores andam confundindo atribuições do legislativo e do executivo. Não é raro ver excelências excelentíssimas querendo se meter em atribuições que competem ao poder executivo. Abrir sindicância, apurar fatos ocorridos e encaminhar punições ou não são atribuições do prefeito.
Esculhambar
O fato de o prefeito ter convidado o legislativo, através da comissão de segurança pública, é uma mera demonstração de apreço pelo poder legislativo. Vereadores deveriam elogiar, mas para a tchurma do quanto pior melhor, o negócio é esculhambar, lascam os puxas.
Boi de piranha
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) utilizou a tribuna para achincalhar o líder dos progressistas, Fernando Pegorini, defendendo o governo, porém, querendo envolver o vereador do PP em broncas no governo anterior. Foi a pior burrice que o Lamim fez. Deveria atentar que a providência divina nos fez com dois zovidos e apenas uma boca. Escutar mais e falar menos...
Fez engolir o bigode
Em resposta, o vereador Pegorini deu uma verdadeira pedrada no bigodudo Laudelino Lamim, afirmando que “o vereador não tem moral para falar esse tipo de besteira, uma vez que ajudou a melar o governo passado, já que também era réu”. Lembrando a Lamim que ele era governo e também esteve no olho do furação. Atirar pedras com um baita rabo de cristal...
Lacrou
Além disso, Lamim também responde uma ação civil pública por supostamente ter embolsado recursos de assessores, assim como outra de diárias suspeitas em outras legislaturas, lascou Pegorini. Pegorini fez Lamim engolir o bigode, antes de falar besteira. Lamim, calado, poderia ser considerado um poeta...
Auê antes do resultado final
Puxas esportivos do paço da Vila Operária entraram em contato com a coluna pra dizer que o edital referente a Bolsa Esportiva, pra técnicos e auxiliares técnicos, tá sendo cumprido rigorosamente pela Fundação Municipal de Esportes (FMEL). Além disso, o resultado publicado na última segunda é preliminar, pois cabe recurso após a publicação.
Escolhe ou se vira
Ressaltam ainda que o processo seletivo foi aberto ao público e que qualquer pessoa do Brasil poderia se inscrever. No segundo momento caberá ao profissional, caso tenha outra ocupação, optar por um dos locais onde pretende atuar ou se possível conciliar os treinamentos durante o contra turno.
