JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sangria...
Com muitas movimentações de ambos os lados no final de semana, continua a sangria da secretaria de (In) segurança peixeira que, na semana passada, virou manchete policial por conta de suposto sumiço de uma tranqueirada de equipamentos.
Abafando
O governo do paço da Vila Operária está, desde quinta-feira passada, tentando abafar a sujeirada na secretaria da (In) segurança. Os perdigueiros da coluna assopram que no fim de semana chegaram a se reunir o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e a controladoria para minimizar o estrago.
Boi de piranha?
Há quem diga que o governo jogou o vereador Eduardo Ki-Massa (PRP) pra boi de piranha, como inocente útil. As línguas frouxas debulham que (de uma hora pra outra) marcaram estranhamente o evento de posse da guarda Armada para o dia de hoje, tudo em nome da governabilidade para abafar o caso da insegurança. Será?
Estranho
O evento é tão estranho que todas as amadas excelências excelentíssimas podem confirmar que membros da prefa, em reunião promovida pelo vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade (PP), no plenarinho da piramidal, há alguns dias, teriam aludido as dificuldades que estão enfrentando como motivo pra dar posse aos guardas e fazer a coisa acontecer.
Três meses
E na bendita reunião no plenarinho teria decidido que levaria, ainda, uns 90 dias para as coisas se estabilizarem. E, de repente, marcam o evento pra essa sagrada segunda-feira? Dá para entender?
Fervilhar
A prefa precisa explicar o que aconteceu. Botar no lombo de um bagrinho, afastando-o, não resolve e nem esclarece os fatos lamentáveis de uma pasta que se arrasta, custando os tubos, produzindo quase zero. Estão na iminência de apresentar uma guarda Armada e tem um escândalo de sumir equipamentos de um local que hipoteticamente deveria ser o mais seguro da cidade...
CPI?
Ou seja, muitas explicações à sociedade e, principalmente, aos vereadores, pois o que rola nos bastidores é que além do furto de objetos, há abuso de autoridade, e um rolo medonho envolvendo a frota de carros da secretaria de Insegurança. Aparentemente, a sangria continuará pelas bandas da piramidal. Já tem vereador falando em CPI. Ai, ai, ai que dor!
Mais de cem
Mais de 100 motoristas de aplicativo da região entraram no sábado com um mandado de segurança contra a regulamentação que rola do outro lado da vala, em Navegantes. O advogado da turma é o João Paulo Tavares Bastos, ex-conselheiro federal da OAB. A porta voz do movimento é a jornalista Maria do Carmo que, nas horas vagas, também é motorista de aplicativo.
Meter a caneta
O todo-poderoso Jhonny Coelho já avisou que vai começar a canetear com sua caneta Bic, os motoras de aplicativos que não estão cadastrados. O detalhe é que nenhum app, inclusive o Uber, se cadastrou na cidade. Ou tá desinformado ou se achando o Coelho?
Evaldo tá no páreo
Instado pelo articulista se será ou não candidato a prefeito de BC, Evaldo diz que é um cidadão. Quer o bem da cidade e se não tiver que vender sua alma ao diabo e o projeto for positivo para Balneário Camboriú, a resposta é sim.
Não concordou
Mazoca também contatou a coluna no dia de ontem. Diz que não concordou com as falas de Evaldo e opina dizendo que não tem como diferenciar o cidadão do tenente-coronel quando este se manifesta.
Brilha
Dizem que Mazoca tá com brilho nos olhos, quando se fala em ser o vice do pop star. Mazoca não pode esquecer que pegou o busão andando e quis sentar na janela, mas ninguém esqueceu que Mazoca trabalhou para o Pavan, adversário do Fabricio na eleição passada. O convite para Valdir Walendowsky assumir como secretário de Turismo veio do Mazoca.
Fogo amigo
Mazoca já comandou a Santur, daí a proximidade de ambos, sendo que um é tucano (Mazoca) e outro manda brasa (Valdir). Tão querendo implodir o PR dos altos da Dinamarca. Quando este articulista estrebucha que o fogo amigo tem consumido o governo, ainda tem quem ache que eu exagero. Pois sim...
De pertinho
O ex-vereador e presidente do Partido da República peixeiro, o topetudo Osvaldo Gern, teve uma conversa de pertinho com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni. Ele pode, a qualquer momento, ganhar cargo na atual administração.
Não quer
E a história de um vereador da região que a patroa é mais cabreira que siri na lata? Ciumenta de dar nó em pingo d’água, a patroa não estaria querendo deixar a excelência comparecer nas sessões, porque ele supostamente teria se assanhado por uma assessora de um colega parlamentar. Qui coisa, meu povo!
Equipe
A prefa da Maravilha afastou toda a equipe médica responsável pelos atendimentos que culminaram na morte de duas pessoas, na mesma semana e por motivos semelhantes, no hospital Ruth Cardoso.
Calado
Acontece que a câmara de vereadores da Dubai não deu um pio sobre a situação das mortes no hospital e ainda pesa o fato de alguns vereadores estarem ligados, através de sociedade, a empresas de saúde.
Silêncio
Do legislativo é que deveriam vir os primeiros gritos de “socorro”, já que são as amadas excelências excelentíssimas que fiscalizam o poder, mas estão todos mudos e calados quando se fala no HMRC. Parece até que o fantasma da dona Ruth deixa os parlamentares cabreiros... Só pode, não tem outra explicação.
Alvará
Por falar em cabreiros, um denunciante envia e-mail ao articulista, garantindo que até o alvará de funcionamento do Hospital e Maternidade Ruth Cardoso estaria com problemas de todas as espécies e os profissionais trabalham em condições inadequadas. Credo!
Cara de paisagem
E a câmara frente a essa situação se cala e não toma qualquer tipo de providência. Nem parece que o município investe mais de cinco milhões por mês no hospital. Será que algum vereador sabe disso?
Surdo
Por falar em casa do povo, o presidente Omar Tomalih (PSB), esteve com a assessoria jurídica da casa, reunido com o promotor da moralidade administrativa da Dubai, Jean Forest, para tratar sobre o caso do vereador Moacir Schmidt (PSDB).
Demorando
Outra situação em que a câmara tá demorando a agir e informar à sociedade sobre o que está acontecendo de fato. O silêncio no caso de Moacir é ensurdecedor.
Dança das Cadeiras
O prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), promoveu mudanças no primeiro escalão da prefa de Penha. Segundo o burgomestre, o troca-troca teve o objetivo de oxigenar alguns setores. Qui chique, hein.
Novos chefes
Eduardo Bueno deixou a Controladoria Interna e foi para a secretaria de Governo. Édpo Cristiano Bento deixou a Gestão de Águas para assumir a secretaria de Turismo. O Arnaldinho, até então comandava o setor turístico penhense, virou assessor especial do prefeito Aquiles. Caramba!
Obras
O João Porto, que tava no comando da secretaria de Obras, foi para a Gestão de Águas. E o Junior Mafra, que tava na secretaria de governo, agora é chefão da secretaria de Obras, a menina dos olhos do prefeito Aquiles.
Novidade
A grande novidade é a nomeação do administrador de empresas Marcelo Crivelatti para a Controladoria Interna. O cara já teve passagens pelo governo do estado e parece que manja tudo de administração pública. Tomara!
