JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai bombar
Depois do fuzuê do carnaval, o bloco que cai nas ruas da city peixeira é o do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). As obras do Fonplata que prometem abrir a cidade começam com força total.
Trabalhador
Puxas de plantão alardeiam que, de agora em diante, todos vão poder visualizar o esforço do prefeito peixeiro. Nos últimos anos, ele passou lutando contra a burocracia e nas providências para economizar o rico dindim do contribuinte. Agora vai!
Por toda Itajaí
As obras devem contemplar e afetar todos os bairros da cidade, dando outro ritmo na mobilidade e contribuindo para o embelezamento geral. Vai ter ponte no Bambuzal, ponte no Cidade Nova, vão mexer na rotatória do Ifes, na Campos Novos, na rotatória do Vanolli, macro drenagem pra todo lado, mais um calhamaço de ações...
Fato
Que o prefeito barbudinho é um baita de um tocador de obras todo mundo já sabia, agora é finalmente acompanhar e fiscalizar o “marretódromo” do Volnei. Bora trabalhar, meu povo!
Caldeirão fervendo
Perdigueiros da coluna, disfarçados de Lulu da Pomerânia e infiltrados nos corredores do poder legislativo da Dubai Brasileira, garantem para este colunista que nesta terça-feira, deve ser votado em plenário o pedido de afastamento do vereador Moacir Schmidt (PSDB). Lógico que até o início da sessão, pode haver alteração, conforme regimento da casa e rito do processo.
O pop não pára
O prefeito pop star Fabricio Oliveira aproveitou o finde para apresentar à associação do rio das Ostras e à comunidade do bairro São Judas, por onde o rio passa; projeto para sua revitalização e medidas emergenciais que vão resolver o problema dos alagamentos.
Juntos pelo rio
Também o problema da poluição do rio foi tratado com a comunidade que ajudará na fiscalização dos malacabados que jogam tudo quanto é tralha na calha prejudicando seu fluxo. O prefeito firmou pacto com a comunidade na fiscalização das ligações irregulares de esgoto da região. Tem rede de esgoto, então não faz sentido não se conectar corretamente. Simples assim.
Taquaras
Fabricio esteve também na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Taquaras que foi desativada. O esgoto da região conduzido à ETE do Nova Esperança o que irá resolver o problema histórico de balneabilidade da lagoa de Taquaras. O local onde está a estação desativada vai virar centro comunitário. Um golaço do pop star.
Privatização.
Crescem os rumores de que Erico Laurentino (MDB) deixará a secretaria da Fazenda nos próximos dias para assumir o Serviço Municipal de Água e Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Os cães farejadores da coluna indicam que a ida do todo-poderoso pra lá tem um único objetivo: privatizar o saneamento peixeiro.
Voltando pra isso?
Em maio do ano passado, Erico já havia dado a dica pra imprensa de que a intenção era privatizar uma das autarquias mais lucrativas do governo peixeiro. Na época ele informou que seria feito um estudo sobre os impactos financeiros para ver qual o modelo mais adequado a ser feito. Parece que agora ele está voltando pro Semasa pra consolidar o plano. Ou não?
De Itajaí
A municipalização do Semasa, encabeçada pelo irrequieto Pi7, foi uma conquista inegável para o município e para o povão peixeiro. Apesar de ter problemas e muito ainda o que melhorar, a municipalização representou um avanço da dessalinização da água e no tratamento de esgoto.
Tá com o cofre cheio
Também é fato que a autarquia de água & esgoto é superavitária, ou seja, não apresenta problemas de falta de grana que indiquem a necessidade de privatização. Justamente o contrário.
Beneficiar quem?
Fica a dúvida sobre de fato quem seria beneficiado com a possível privatização do Semasa. Passarinhos já assoviaram pelos bastidores do poder que uma empresa que trabalha nessa área anunciou claramente o interesse em abocanhar a autarquia. Será que será?
Novo
Os empresários Dante Gervasi, Jorge Otero e o advogado Alexandre Priess visitaram a choupana, ontem. O trio veio conversar sobre o Partido Novo e suas diretrizes. O Novo tem uma plataforma diferenciada.
Contra carreirismo
O Novo é contra o carreirismo político; contra o fundo partidário. E defende ficha limpa; vinculação do candidato às propostas; indivíduo como único gerador de riquezas; livre mercado; liberdades individuais com responsabilidade. Menos impostos, burocracia e a interferência do estado.
Apresentar
Pra que todos conheçam o Novo, o partido promove um encontro nesta quarta-feira, às 19h30, no restaurante Brunetta, na rua Felipe Schmitt, no centrão de Itajaí (bem pertinho do colégio Salesiano).
Não é gratificada
Ao contrário do que a coluna explanou no último sábado, a segunda primeira-dama, Kátia Saldré, ops, Sodré, não é função gratificada no comando do ‘Escola com Inteligência’. Exerce a função sem receber nada. Feito o registro, peço escusas pela informação errônea.
Solução
O deputado estadual Onir Mocellin (PSL) que é líder do governo na leleia, afirmou ontem que o Estado irá encaminhar, nos próximos dias, um projeto de lei que pretende buscar uma solução ao impasse dos decretos que revogaram incentivos fiscais de vários produtos, principalmente itens da cesta básica. Mocelin diz que o projeto vai regulamentar os incentivos.
Impactos
“Atento aos impactos desses decretos, o governo pretende apresentar um projeto que dê segurança jurídica aos incentivos, fomentando nossa economia de forma isonômica e com retorno social”, destacou Mocelin, alertando que os decretos já impactam na possível saída de empresas do estado que teriam sido atraídas por incentivos fiscais mais vantajosos.
Dialogando
Os representantes da empresa BFP procuraram os vereadores Rubens Angioletti (PSB) e Marcelo Werner (PCdoB) para falar sobre o problema do forte odor gerado pela atividade do empreendimento no bairro Arraial dos Cunha.
Ao pé da letra
Os vereadores levaram a comunidade, no último sábado, para uma reunião com os representantes da empresa. Os moradores, Rubens, o assessor do vereador Marcelo (que não pode estar presente) questionaram a BFP sobre diversos aspectos, principalmente do cheiro medonho de peixe podre.
Transparência
O que mais a comunidade pediu foi transparência no diálogo com os envolvidos. A empresa começará a operar, em fase de testes, com um novo equipamento esta semana. A promessa é que será resolvido o problema da fedentina. Rubens pediu para que a empresa faça uma reunião pública, no final de março, para que a população possa dizer se foi resolvido ou não o problema.
Acompanhando
Angioletti e Marcelo seguem acompanhando o caso. Os moradores são gente do bem, e no final do dia, após o trabalho, ficam presos dentro de casa. Se a empresa resolver a questão, a sociedade local passará a cuidar da empresa, ao invés de criticar.
Noivado
Nos corredores da casa do povo da Dubai, o assunto é o noivado entre dois vereadores, Lucas, da base e Leonardo Piruka (PP), da oposição, que estariam querendo fazer dupla para majoritária na próxima eleição. Mas esse socadinho queima a cacholeta para saber o que ambos teriam a propor pra cidade, já que até agora ainda não mostraram a que vieram. Oh, dor!!!
