JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Descontão
O povão peixeiro aproveitou o descontão de 20% que a prefa deu pro pagamento do IPTU à vista. Mais da metade dos contribuintes da city, cerca de 46 mil pessoas, quitou a taxa com vantagens que em alguns casos chegaram a quase 30% de desconto.
Fazenda
Foi a primeira vez, pelo menos nos últimos cinco anos, que mais de 50% dos itajaienses pagaram o imposto já na primeira cota única – exatos 54,21%. Os números positivos deixaram o pessoal da Fazenda animado, pois farão com que o município tenha mais dindim em caixa já no início do ano pra investir em obras, saúde, educação e segurança, purexemplo.
Comunicação
Todo mundo sabe que cobrança de imposto sempre é um tema delicado em qualquer governo, mas neste caso a prefa peixeira mandou muito bem. Sua comunicação massificou a informação dos benefícios nos maiores veículos, utilizando uma linguagem simples, com personagem extremamente carismática na city. A estratégia deu resultado.
Ainda tem desconto
Lembrando que quem pagar à vista, até 15 de março, garante 10% de desconto. A peixeirada também pode parcelar, com o primeiro vencimento rolando na mesma data. O pagório do IPTU reverte para o bem da cidade.
Sobe e desce
Se por um lado Itajaí precisou readequar a planta genérica de valores, que tava defasada há anos, por outro a prefa peixeira é uma das que mais dá descontos à vista na Santa & Bela Catarina. O povão tem aproveitado.
Pega fogo
Causou alvoroço no meio político o vídeo do vereador tucano Robison Coelho que contesta os números da reforma administrativa do governo morastônico. Com gráficos e o escambau, Robison afirmou que a prefa peixeira não reduziu 252 cargos em comissão, mas apenas 71.
Oposição consciente
Mesmo criticando, o vereador entisicado da piramidal ressaltou que a reforma reduziu gastos, porque unificou secretarias e reduziu salários. Reconhecendo os pontos positivos, Robison reclamou foi da divulgação diferente da realidade.
Nepotismo intermunicipal?
Sopraram nos ouvidos desse pançudo escriba que o deputado estadual da galega Blumenau, Ivan Naatz (PV), nomeou em seu gabinete a mulher do vereador peixeiro, Eduardo Ki-Massa (PRP), e que o mesmo nomeou o filho do deputado como assessor em seu gabinete. Seria um nepotismo cruzado intermunicipal?
Permuta
O caso aguarda esclarecimentos, é verdade, mas se isso for mesmo assim é difícil engolir a coincidência. Tratar-se-ia de uma permuta familiar, um nepotismo disfarçado de dois parlamentares que se elegeram dizendo que são “a nova política”. Pois é.
Verdolengo
Estava fechando a coluna e o deputado Natz me ligou pra contar que estava tentando trazer o vereador Eduardo Ki-Massa para o partido Verde e que seria o primeiro vereador verdolengo de Itajaí. Também comentou que seu filho trabalha no gabinete no vereador.
Podemos
O presidente do Podemos de Itajaí, Adir Santos, em visita à choupana, revelou que a sigla tá montando uma nominata forte pra piramidal e, tem, inclusive, nome de peso para a majoritária. Além disso, pode contar no quadro de quem vem em 2020, com um vereador com mandato na casa do povo. Hummmm...
Não desgruda
A presidente do PCdoB peixeiro, a bonitona Sara Ternes, em contato com a coluna, garante que o vereador Marcelo Werner não vai deixar o partido da Foice & do Marcelo, ops, Martelo. “Nesta época é natural que os partidos busquem novas lideranças para 2020 e o PCdoB, também, está fazendo este exercício. O Marcelo faz parte deste esforço”, afiança Sara.
