JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Trator governista
A escolha das vagas nas Comissões Temáticas da casa do povo peixeira fervilhou os bastidores da sessão de terça-feira. Ficou nítida a divisão entre duas alas do governo: aqueles que querem tratorar a oposição e os que pregam um diálogo mais moderado.
Preocupado com os impactos dos decretos que cortam incentivos fiscais, alterando as alíquotas do ICMS, o líder do governo na Alesc, deputado Coronel Mocellin (PSL), encontrou, nessa quarta-feira, o presidente da Fiesc, Mário César Aguiar. Mocellin defende que o Estado reavalie os decretos e debata a política de incentivos junto aos setores.
Maquinistas
Os maquinistas do trator governista são em regra vereadores de primeiro mandato, sem muita expressão, além da visceral Dulce Amaral (PR). Capitaneados pela professora Dulce e o Milrilho, ops, Murilo Pereira (PP), os marinheiros de primeira viagem defendiam aniquilar qualquer chance da oposição compor as principais comissões.
Voz da experiência
Já vereadores mais experientes, com traquejo político e consciência do papel limitado de algumas comissões, defenderam a proporcionalidade nas composições. Nesse ponto, destaque para o presidente Paulinho Amândio (PDT).
Luta campal
O embate nos bastidores foi duro. Tudo porque o Barbudinho Júnior, vereador Thiago Morastoni (MDB) não queria de jeito maneira o vereador Fernando Pegorini (PP) continuar como membro da principal comissão da piramidal, de Legislação, Justiça e Redação Final.
Bateu o pé
Dizem os bocudos palacianos (arreda, raça de infelizes!) que o Barbudinho Júnior em três oportunidades e reuniões no gabinete do prefeito Volnei, bateu pé que a ordem era tirar Pegorini da comissão.
Voto vencido
Na primeira sessão do ano, os nobres vereadores solicitaram suspensão dos trabalhos para discutir composição das comissões e o Barbudinho Júnior voltou a defender a saída de Pegorini da comissão, o que levou o entisicado líder dos progressistas a bater boca com o filho do prefeito.
Falou um monte
Há quem diga que Pegorini teria dito para o próprio vereador Thiago Morastoni dar lugar a outros parlamentares na comissão e que ele não comparecia nas reuniões e quando vinha, era de cara inchada de tanto dormir. Qui coisa, Pegorini! No final, a própria base governista construiu e o vereador Pegorini segue como vice-presidente da principal comissão do legislativo.
Desgaste de imagem
As línguas frouxas alembram que foi justamente no primeiro ano desta legislatura, quando o governo adotou a política de tratorar a oposição, que as imagens do barbudinho júnior Thiago Morastoni e seu pai foram massacradas pela opinião popular. Reflexo sentido com o péssimo resultado da tropa do governo na eleição de 2018.
Fogo-amigo
Os mesmos fofoqueiros de plantão garantem que a oposição tem muitas cartas nas mangas para 2019. São números que mostram a ineficiência da gestão na primeira metade do mandato. Se a postura adotada for de tratorar mesmo o bloco oposicionista, a derrocada do governo para 2020 pode estar sendo construída com a ajuda dos seus próprios aliados na piramidal. Qui coisa meu povo!
Conversa
O presidente do PSL da Dubai, Marcelo Brigadeiro, o Docinho, apareceu recentemente numa selfie, digo, foto com Auri Pavoni, e teve quem disse que Docinho desconhece a história da cidade ao tentar promover politicamente Auri. E estaria desenterrando um movimento adormecido, chamado “Salve a Rainha”, alguém alembra?
Coadjuvante
O desconformado com a foto ainda afirma que se o candidato contra o Fabrício for o Auri, o pop star faria a sua reeleição com as mãos pra trás. Auri é secretário executivo do prefeito Volnei, em Itajaí, mas seus olhos políticos só brilham no horizonte da Dubai. Na city peixeira, Auri é coadjuvante e mesmo com todo poder, nunca vai chegar ao papel principal, já na Maravilha...
Condenado
Auri que jurava de pé junto que estava tudo certo foi condenado, na época, por improbidade administrativa e, posteriormente, em uma ação movida pelo MP, onde sua construtora levou uma multa de 15 milhões de reais e está recorrendo.
Perdeu
O metido a sabichão Auri Pavoni levou fumo em uma ação por danos morais movida contra o jornal mais lido do sul do mundo, em 2013, quando o DIARIoticiou os rolos da estrada da Rainha.
Mensagem
Por falar do prefeito Fabrício (PSB), ele deve retomar o comando da Dubai esta semana, mas antes, ainda deixou o vice Carlos Humberto (PR) dar as boas vindas aos vereadores, na abertura do ano legislativo, na casa do povo.
Processo
O prefeito Fabrício, nem com a viagem que fez descansou, voltou com a pilha toda e diz que vai processar um aposentado que falou mal dele nas redes sociais. Contratou um dos advogados mais caros da Santa & Bela, porque se sentiu ofendido pelo comentário de um tiozinho no feicibuque.
Povo se passa
E me perdoe a bancada de advogados estrelados do alcaide e sua assessoria, mas vi o comentário e não achei nada mais sério do que os homens de vida pública estão acostumados. O aposentado insinua que a obra do alargamento vai gerar propina.
