JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fumaça branca
Segundo puxas do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), o primeiro ministro do governo, ops, secretário da super secretaria de governo, será o entisicado Jean Sestrem, depois de mais de um ano de muito diálogo.
Faz tempo
Os puxas lascam que a aproximação de Sestrem se faz desde o início do ano passado e que foi um parto de um bom filho. Sestrem e Volnei teriam se encontrado mais de 20 vezes, discutindo profundamente a agenda política e administrativa da gestão do barbudinho por seus resultados até aqui.
Ácido
Jean Sestrem ficou conhecido pela dura oposição ao modelo e a agenda política de Volnei Morastoni no primeiro ano. Nesses encontros muitas coisas teriam avançado no sentido de que se unissem em prol de Itajaí.
Sacrifício
O entisicado teria entendido que o sacrifício do prefeito em cortar na própria carne em prol de uma agenda de redução de gastos e dos impactos nas carreiras dos servidores, fez com que o barbudinho precisasse de ajuda e, finalmente, teria se colocado à disposição durante esta semana na consolidação da reforma.
Não é de hoje
Sestrem praticamente começou a vida pública apadrinhado por VM durante sua presidência da ALESC em 2002, parceria que durou até meados de 2014 quando seguiu na política, mas pela publicidade profissional.
Campanhas
Jean ficou longe da militância e do ativismo, produzindo, inclusive, a campanha de oposição ao barbudinho da minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB) em 2016, e na bela campanha de Jorge Goetten (PR) em 2018 que, não foi eleito, mas se mostrou um nome novo e com futuro na política.
Experiência
Sestrem foi diretor administrativo da leleia, secretário do CTIMA durante o primeiro governo de Morastoni, dirigiu a tecnologia da informação na capital das flores, Joinville, por quatro anos, militou nos movimentos nacionais pela transparência, inclusão digital, quebra de patente de cunho social entre outros.
Juntos
Lideranças como Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, Érico Laurentino, Evandro Neiva, Thiago Morastoni entre outros, teriam sido importantes na advocacia desta reaproximação.
Soma
O argumento teria sido sempre pela soma ao governo de inteligência e modernização política, reconhecidos por todos no ativismo e no perfil de Sestrem na operação política. O engajamento de Jean ao governo, onde terá carta branca pra agir, dará um novo norte à atual administração que tem pela frente o canteiro de obras que vai se transformar a city peixeira.
Desafio
O desafio do prefeito Volnei, tendo ao lado o seu primeiro ministro, com a definição dos cargos pós reforma, não é de se reeleger (os resultados e ações é que vão acabar definindo uma possível reeleição), mas de legar à cidade transformação e avanços em todas as áreas em prol da pujança do nosso município Boa sorte, Jean! Mãos à obra, gente!
Empirulitou
O vice-prefeito do outro lado da vala, em Navegantes, Donizete da Silva (PSB), anda sumido do paço da beiradinha do Itajaí-Açu. Apesar de receber um mês sim e outro também um polpudo salário de quase 14 mil reais, poderia fazer um pouco mais pela city dengo-dengo.
Promete...
Os linguarudos de plantão (Oh, raça!), contam que Donizete, quando dava plantão na prefa, prometia o que não podia cumprir e ainda colocava na espinha do prefeito meio-careca Emilio Vieira (PSDB). Naquele papo de que “se fosse eu daria; ou se fosse eu fazia”. Prometia o sim (que não podia fazer) e deixava o não o prefeito... É pracabá!
Proibido
O Pai Atanásio soprou para este articulista que a vereadora pra mais de metro, Juliethe Nitz (PR), estaria usando sua força política para que deixassem o seu par, Juliano Ninja, voltar a circular pelo prédio legislativo da Dubai Brasileira.
Será que será?
No ano passado, desde que Ninja agrediu um servidor da casa do povo da Dubai, o ex-lutador de MMA está proibido de entrar no prédio. Pai Atanásio insiste que a medida teria sido uma troca para Juliethe depositar sua confiança, digo, o seu voto, na eleição que conduziu o pastor e dublê de vereador, Omar Tomalih (PSB), na presidência do legislativo. Será?
InovAmfri
O resultado do encontro de comitiva da Amfri, chefiada pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB), com o Banco Mundial na semana passada em Brasília já rendeu resultados. Chegam no próximo dia 12, técnicos de duas instituições do Banco Mundial, BIRD e IFC, que vem participar do processo de formatação da parceria com os municípios da Amfri no projeto de mobilidade regional.
Transporte coletivo
A ideia central do projeto é a implantação de um sistema de transporte coletivo regional pioneiro na Amfri que vai integrar todas as 11 citys de forma inovadora pela gestão consorciada e com possibilidade de ser com frota movida 100% com energia elétrica, um marco reconhecido pelos técnicos e pela diretoria do Banco Mundial...
