JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pirica, pior do que tá não fica...
O sábado amanheceu com aquele calor medonho e com o homem pássaro, ex-prefeito da Dubai Brasileira, Edson Periquito (MDB), desancando no lombo deste temente ao Altíssimo. O psitacídeo, como faz a própria ave barulhenta, chamou, entre outras coisas, o colunista de boca alugada. Credo em cruz!
Babaca
Não contente com o destempero, continuou o xingamento nominando este de “seu boca de bosta”. Pirica diz que a vida deste é falar mal dos outros e lascou um “seu babaca”. Que coisa feia!
O que fez?
Além do destempero verbal que lhe é peculiar, o ex-prefeito questiona o que este escriba fez “pela saúde, obras, infraestrutura, educação, etc”. Há quase 18 anos, três no Diário da Cidade e 15 no DIARINHO que informo, explano, analiso e cobro para o bem da coletividade. Não tenho, realmente, condições de fazer mais. Não sou prefeito, deputado, vereador, governador ou presidente.
C... e ando...
Ao estilo de filme de conspiração, o Pirica ainda descasca que este publica o que escrevem pra este. Sério?! E, ainda sofrendo um destempero verborrágico, debulha mais impropérios, do tipo “eu c... e ando pra você”. Tem que cuidar, porque o sujeito que c... e anda pode acabar todo sujo.
Sem lenço...
Dá pra entender o sofrimento do homem. Sem ter com quem falar, sem ter a extinta Agência Regional de Itajaí (ADR), o governo do Estado tendo mudado e ex-aliados correndo da sua presença... Nem na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o quiseram. E sofrendo da ‘ausência do poder’, Pirica mandou mais mensagens no zapzap com o intuito de tentar lascar o lombo do escriba.
Presentinhos?
Pirica diz que quando quiser que alguém fale bem dele, vai mandar sicrano e beltrano e que eles vão trazer “presentinhos” (?) e a matéria escrita pra este que dedilha estas mais do que atazanadas linhas. Explica aí essa história de presentinho! Vão trazer matéria pronta? Oba, vou pra praia! O calor realmente tá fazendo mal. Para o Pirica mais ainda...
Teoria da conspiração
Pirica, com a ausência de poder e, aparentemente, sem ter o que fazer, anda vendo muito filme hollywoodiano, onde o roteiro costuma traçar teorias da conspiração sem fim. Na velha lenda de que todo mundo escrevinha a coluna.
Obrigado, linguarudos!
O que não deixa de ser uma verdade, até porque muito do sucesso da coluna (obrigado leitores que leem; concordam e discordam dos escritos, um dia sim e outro também) advém das fontes oficiais e oficiosas, dos perdigueiros que farejam tudo, dos linguarudos de plantão, sempre de zoios abertos e do intrépido e entisicado Pai Atanásio.
Ameaçou
No começo da noite de sábado, Periquito ainda nervoso, voltou a mandar mensagens ao escriba em tom ameaçador. Diz que tá cansado das “babaquices” deste e que vai pedir a quebra do sigilo telefônico e de e-mail pra provar que sua teoria conspiratória é real. Como brincaria Renato Aragão, o Didi: “audácia da pilombeta!”
Esperar
Olha, em quase duas décadas já presenciei e enfrentei de tudo um pouco, mas é a primeira vez que escuto de um ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário regional mensagens insanas como essas. Esperar o que de um ex-prefeito que teve o governo todo enrolado e com a maioria de seus secretários presos pelo Gaeco?
Xingamentos
O ex-alcaide que responde a inúmeros processos na dona justa ainda xinga empresários de renome na cidade que, cansados da velha política, decidiram apoiar outro candidato que não o que gosta de ameaçar a todos. Cada xingamento lançado aumenta o grupo de empresários que se une para que Pirica nunca mais volte a ser eleito nem pra síndico de prédio.
Tratamento
Acho que o Pirica precisa pensar em fazer outra coisa da vida. Teve o seu tempo. É um passado que ninguém merece reviver. Um sujeito que passa o dia desancando pessoas da Dubai brasileira. O que soma? Nem os seus antigos parceiros e partidários lhe procuram ou estão junto. É triste a solidão.
Eleições
As eleições para a presidência das duas casas do Congresso Nacional foram o assunto do final de semana, juntamente com os desdobramentos da tragédia de Brumadinho, cujas imagens do rompimento da barragem que foram divulgadas são aterradoras pela violência do mar de lama e pela irresponsabilidade de se deixar locais ocupados por muita gente na rota de um possível acidente. Inacreditável.
Pesou
Na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) mostrou-se superior à articulação do governo Bolsonaro, leia-se Onyx Lorenzoni (DEM), e ganhou a disputa na sexta-feira. O pau pegou foi no Senado, onde a ação do governo pesou contra a pretensão de Renan Calheiros (MDB), que acabou desistindo da disputa abrindo caminho para a eleição de Davi Alcolumbre (DEM).
Tapas & beijos
No rescaldo das eleições das duas casas, a análise preliminar é que o governo deve ter vida mais tranquila na Câmara e não tão tranquila no Senado, onde rolou de tudo na eleição que acabou com o afastamento de Renan Calheiros.
Ressentido
Um Renan ressentido que se quiser incomodar, vai incomodar, porque o MDB ainda tem força na casa e em matérias fundamentais para o governo, como a reforma da Previdência, por exemplo, que vai precisar de 60% dos votos.
Milícias?
Na fila de espera dos acontecimentos, o caso dos depósitos na conta do agora senador Flavio Bolsonaro, que anda cada vez mais complicado e que traz para o clã preocupações que jogam um balde de água fria no discurso eleitoral de transparência e de que seriam o antídoto para a velha política. O assunto deve voltar à pauta logo, agora com novos fatos que ligam ex-assessores de Flavio a milícias cariocas. Bafão!
Não é fraco
Por aqui, na Santa & Bela, e a coluna cantou a bola há algum tempo, o deputado Júlio Garcia provou que é “o articulador” e se elegeu por unanimidade presidente da Assembleia Legislativa. Garcia não é fraco.
Causou
Mas o que chamou mesmo a atenção da plebe rude na posse dos novos deputados foi o decote da bela deputada de Bombinhas Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT). Que estava, mesmo, muito bonita, e que, por isso, despertou a ira dos conservadores e invejosos de plantão. Ô gente chata!
Decote
Porque o que incomoda, mesmo, os reacionários, os conservadores, a direita radical, é a beleza, é a diversidade, é a felicidade. Os caras são carrancudos, tristes, são ressentidos e perturbados. O que eles buscam é uma unanimidade em torno de suas mediocridades, que não contemplam opiniões e atitudes diversas. Por isso o decote da Paulinha “causou”. Foi um tapa na cara da mediocridade reinante. Só isso.
Moral de cueca?
Os atributos de Paulinha provocaram forrobodó entre o prefeito de Bombinhas, Paulinho Dalago, o Bagual (DEM) e o ex-vereador de Camboriú, Alexandre Martins, que foi pras redes sociais falar um monte por conta do decote da deputada. Xande foi preso há algum tempo por supostamente estar envolvido em corrupção em Camboriú. Moral de cueca?
Paulinho ameaçou
O prefeito da capital do mergulho e da TPA, Paulinho Bagual, endoidou nas redes sociais, com razão. Xande chegou ao cúmulo de dizer que a deputada parecia garota de programa. Pode isso? Paulinho disse que ia fazer uma visita ao Xande...
Holofote
O prefeito em exercício de Balneário Camboriú, Carlos Humberto (PR), gravou um vídeo juntamente com a vereadora Juliethe Nitz (PR), na prefa nos altos da Dinamarca, onde se disse maravilhado com a possibilidade de atender o povo da sua cidade, mas ressaltou que em uma semana não poderia fazer nada.
Gostou
Deu a impressão de que gostou da cadeira mais estofada da Dinamarca e da caneta na mão. Dizem os bocas de siri que o PR já teria dado o ultimato no alcaide Fabrício, de que se o governo não caminhar nos próximos seis meses, os republicanos estariam fora, digo, abandonariam o barco.
