JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Reforma
Tá chegando a hora do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), botar em prática o início da reforma administrativa na prefa peixeira. Até o fim desta semana, diversas mudanças vão rolar.
Encontro do ex-vice-prefeito da capital da pedra e do tiro a vereador, Milton Antonio (PSDB), com o atual vice-prefeito Jacob Ramon (PSB). Gera curiosidade o teor da conversa, mas há quem ouse afirmar que pode ser as eleições de 2020. Hummmm...
Cortes de cargos
A reforma vai cortar 252 cargos em comissão e 10 secretarias, além de reduzir o salário de todos os comissionados que permanecerem, o que deve gerar uma economia superior a R$ 11 milhões ao ano.
Bem-vinda
A reforma é um anseio da comunidade, tem apoio da população, que pede mudanças no modo de se fazer política. Volnei, aliás, é o único político da nossa região que teve coragem de iniciar esse processo e do jeito certo, começando os cortes pelos seus.
Vão chorar
Dos mais de 250 cargos comissionados que serão cortados até sexta-feira, boa parte será ocupada por servidores efetivos, mas cerca de 80 serão extintos da prefa. E esse povo certamente vai ficar magoado, se dizendo injustiçado, no maior chororô.
Tem que cortar
Por mais que os “eliminados” esperneiem, Volnei tá certo em diminuir a máquina pública e será aplaudido por isso. Já passou da hora das coisas mudarem no país, estado e municípios, e nosso dinheiro ser melhor empregado.
Vem mais
Após a ceifada nos cargos de comissão, Volnei já anunciou que será a vez de realizar outras duas reformas em Itajaí, também fundamentais pra boa saúde financeira do município: a tributária e a dos efetivos.
Chega de regalias
O povão peixeiro, que tem seu trampo suado e sofre pra ganhar o dindim no dia a dia, não entende como ainda tem gente com tantas regalias. No universo dos efetivos são inúmeras gratificações, licenças disso e daquilo, horas extras e demais benefícios que devem mesmo ser revistos, pois daqui a pouco o dindim do povo só vai dar pra pagar salário de servidor.
Por todos os cantos
E essa mamata dos concursados não rola só na prefa peixeira, mas em todas as outras, governos estaduais, federal, dona justa, MP, enfim, por todos os cantos. Nosso país é marcado por desigualdades e isso poderia ser revisto em todas as entidades públicas. Direitos iguais aos trabalhadores!
Diárias do outro lado
O Ministério Público do outro lado da vala, em Navega-City, propôs e a juíza substituta, Luísa Rinaldi Silvestri, aceitou o pedido de abertura de uma ação civil pública contra vereadores atuais, ex-vereadores e um barnabé do legislativo. Fruto de inquérito civil, instaurado em 2012, pra apurar pagamento indevido de diárias às amadas excelências excelentíssimas dengo-dengo.
Devolução
Além do processo por improbidade administrativa, o MP pediu a devolução dos valores supostamente indevidos e o bloqueio de valores em conta corrente ou na falta destes, de bens. Os valores que eram expressos como ‘serviços legislativos’, sem especificar a natureza da ação, busca de recursos, participação em eventos de interesse público.
Na bronca
Os vereadores atuais e ex- são: João Batista da Silva; Marcos Paulo da Silva; Ezequiel Antero Rocha Júnior; José Flávio Soares; Donizete José da Silva (hoje, vice-prefeito de Navegantes); Sebastião Alves da Silva; Maria José Flor; Delmar de Borba Carvalho; David Maurício da Costa (funcionário público); Waldelir Guarezi, Evandro Navio Argenton; Joel João Couto; Waldecir Antônio Custódio; Norma Espindola; Alcídio Reis Pera e Fredolino Alfredo Bento.
Mar de lama
Leia a manifestação do colunista sobre o descaso pelo sofrimento e perca de vidas no rompimento da barragem da mineração Vale do Rio Doce. Após o desastre de Mariana, não aprenderam a lição pra evitar uma nova fatalidade com centenas de mortes. Acorda, Brasil!: www.diarinho.com.br/blogdojc.
Alerta
Depois que este colunista alertou que a vereadora Inalda do Carmo (DEM) criticava a sujeira da praia central na Maravilha e que parte do esgoto que polui o mar, vinha do município vizinho, através do Rio Camboriú, os prefeitos Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) e o pop star Fabrício Oliveira (PSB) resolveram dar as mãos, digo, tentar achar uma solução ao problema.
Atenção
A vereadora Inalda chegou a ficar brava com este colunista, mas fizemos o nosso papel, vereadora, e conseguimos o que pleiteamos há anos. A primeira reunião para encontrar uma forma de limpar as águas da Maravilha, já acontece nesta terça-feira, para o bem de todos e felicidade geral da nação. Obrigado, vereadora Inalda, que mesmo sem entender minha crítica, conseguiu chamar a atenção dos dois prefeitos para o problema.
Tempo
Uma das formas de solucionar o despejo de esgoto na Maravilha, seria que o esgoto de Camboriú fosse tratado por Balneário e aí que me preocupa, porque a Emasa tem penado com o dever de casa, será que vai dar conta de abraçar, digo, assumir tamanha pressão, opa, demanda?
1x3
Os linguarudos da Maravilha assopram para este escriba que a prefa tá tendo um baita trabalho com canal do Marambaia e parece que a demanda de saneamento de mais uma city seria um tiro no pé.
Águas limpas
Agora que o prefeito prometeu em campanha, o Balneário de águas limpas vai ter que se virar nos 30 para fazer, digo, cumprir a sua promessa que ainda tem no meio, o alargamento da faixa de areia.
Sanear
Para este colunista metido, primeiro é necessário sanear a praia para depois falar no seu alargamento. São obras de complexidade ambiental extrema e ainda estão sujeitas às intempéries da mãe natureza. E do Ministério Público!
Complicado
Em menos de 30 dias já deu pra perceber que o novo presidente da casa do povo da Maravilha, Omar Tomalih (PSB), terá dias difíceis com seus pares nos próximos dois anos. Já na 1ª sessão do ano, nos corredores da casa do povo, escutava-se de tudo um pouco...
Acordos
Os linguarudos de plantão da casa do povo sopraram nos ouvidos do socadinho que, para se eleger presidente, Omar teria feito acordo até mesmo com vereadores da oposição, entre eles Nilson Probst (MDB) e Leonardo Piruka (PP). Isso confirma pela nomeação de indicados dos vereadores da oposição para cargos na casa legislativa. Oh dor!
Descontentes
A nomeação de indicações de vereadores da oposição teria causado revolta nos vereadores da base, um deles chegou a dizer nos corredores para quem quisesse ouvir, não é porque a pessoa é da igreja que cumpre a palavra, se referindo à promessa de Omar de não nomear pessoas ligadas a oposição para cargos da câmara. Oh, pai eterno!
Cara de paisagem...
E, mais uma vez, a comissão de ética da casa do povo da Dubai brasileira que recebeu um pedido de afastamento do vereador supostamente envolvido em um caso nebuloso, o Moacir Schmitt (PSDB), entrou muda e saiu calada... Ai, ai, ai que dor!
Água suja...
As línguas de tatuíra que se espalham pelas areias da Maravilha, ao saber da nova prisão do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que era cidadão da cidade, não perdoaram e lascam que a poluição não é apenas esgoto, mas lavagem de dinheiro sujo nas águas. Qui coisa, meu povo!
PSL peixeiro
O PSL peixeiro se reuniu na quinta-feira, com a presença dos deputados estaduais, Onir Mocelin, Ana Caroline Campagnolo e Ricardo Alba. A sigla demonstrou força e união, com mais de cem filiados nesse encontro.
Questionando
O ex-superintendente da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Nilton Dauer, o Diabo loiro, que foi o criador da entidade, quando era vereador em 2000, questiona o porquê da prefa peixeira mudar de fundação para instituto como fez o ex-governador Pinho Moreira (MDB) que transformou a Fatma em instituto.
Nada
Dauer diz que o atual governador Carlos Moisés (PSL) já estaria revogando a lei porque o intuito foi fugir da hierarquia da secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável. E lasca que uma transformação da Famai em instituto geraria custos e não beneficiaria o meio ambiente e nem a cidade. Entonces...
Clima hostil
Perdigueiros da coluna que se esgueiram pela leleia assopram que o clima anda hostil nos corredores e que muitos dos vetos do governador Carlos Moisés (PSL) e do seu antecessor que teriam sido feitos ‘a pedido’, podem ser derrubados pelas excelências excelentíssimas estaduais no início dos trabalhos em fevereiro. Hummmm...
