JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ninho em paz
Deve ser anunciada na próxima semana a desfiliação dos vereadores governistas Dedé da Murta e o teacher Acácio da Rocha (PSDB de Itajaí), em um consenso construído pela Executiva da sigla com os edis e seus respectivos suplentes.
Maturidade
Com a saída em paz dos vereadores, tucanos alardeiam que quem ganha pontos é a BBB e atual mandachuva dos emplumados Anna Carolina, que dá um chega pra lá com classe nos vereadores que viraram o gamelão. Afirmam que a galega mostra maturidade política, deixando pra lá qualquer ímpeto de expulsar os vereadores ou requerer os seus mandatos judicialmente.
Corajosos
De uma coisa ninguém pode duvidar: os tucanos de Itajaí são corajosos. Em 2012 lançaram um projeto de construção para o futuro e sem grandes chances de vitória o médico sem fraturas Deodato Casas como candidato a prefeito. Vale lembrar que naquele ano os emplumados também deram o cartão vermelho pro então vereador da sigla, Renato Ribas, a eterna locomotiva da society.
Quase deu
Já na eleição de 2016, mais encorpados e vacinados, a tucanagem comandou uma coligação potente, tendo a galega como candidata a prefeita dobrando os votos do partido na cidade e quase chegando ao paço.
Frente de Oposição
Agora, com o partido afinado e em consenso para uma nova empreitada, os tucanos itajaienses demonstram maturidade em conversar com todas as forças políticas de oposição na cidade, colocando-se à disposição para uma frente oposicionista ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Afinar o discurso
O discurso só precisa afinar. Os emplumados debulham que o governo peixeiro trouxe e mantém estrangeiros no seu quadro. Contudo, do outro lado da vala, em Navegantes, é evidente que muitos dos secretários anunciados pelo prefeito meio-careca, Emilio Vieira (PSDB), são indicações do tucanato peixeiro e de Camboriú. Entonces...
Amfri
O prefeito de Balneário Camboriú, o pop star Fabrício Oliveira (PSB), foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), na manhã de ontem, na sede da entidade. Fabrício substitui o prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Que tiro foi esse?
A sessão extraordinária da casa do povo da Dubai brasileira, na tarde de ontem, foi um grande e desnecessário erro, com projetos que poderiam ser analisados e votados em uma sessão ordinária. Serviu e muito pra antecipar o que vem por aí no mês carnavalesco de fevereiro. Serviu como um teste de fogo para o novo presidente Omar Tomalih (PSB).
De tudo um pouco
Teve de tudo em mais de duas horas de sessão de vereador de oposição, como o Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), que parecia que ia explodir de tão vermelho. Ficou pedindo vistas de projetos. Será que é o tom que virá daqui pra frente?
Colocar uma vaca
Achutti, o Quero-Quero, disse que o terreno onde deveria ter sido construída a delegacia Regional do Trabalho deveria ganhar uma vaca para pastar o mato que toma conta. Pediu queo secretário de Obras, Mazoca, seja notificado para limpar o terreno que acumula caramujos africanos e já é problema de saúde pública, esbravejou o vereador.
Notificado
O secretário de Obras foi notificado pelo vereador em tribuna pública, mas não deve ter visto, porque estava em São Paulo, cumprindo compromissos assumidos antes de sua posse, segundo postou Mazoca em um grupo de zap.
Não gostou
No grupo Mazoca foi criticado por, recém ter assumido, e não estar na cidade, principalmente no momento dos alagamentos. Mazoca não gostou das críticas. O crítico disse que salário do secretário era pago com o dinheiro dos nossos impostos. Oh, dor!
Quase roxo
Marcelo ainda em estado alfa, pra lá de vermelho e quase roxo, sugeriu ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB), que a justiça do Trabalho é um problema dos governos do Estado e Federal e que o local poderia ser melhor aproveitado pelo município, desde a sede da secretaria de Segurança, até uma área esportiva para comunidade.
Sambou?
Ficou evidente que a oposição aproveitou a oportunidade pra sambar na cara do governo. As excelências excelentíssimas de situação, apesar de maior em número, ficaram mais observando do que defendendo e propondo. O presidente Omar, em sua estreia, parecia nervoso e perdido com os rompantes que emanavam no plenário.
Deitou e rolou
A sessão extraordinária de ontem mostrou, além da falta de rumo do governo, o fortalecimento da oposição, que deitou e rolou na sessão. Como já havia comentado aqui neste espaço, não sei o que o vereador Gelson Rodrigues fazia como líder do governo.
Procurador
O nome de Gelson já havia sido dado como certo na Procuradoria Geral da prefa dos altos da Dinamarca. Estas desinformações são crédito para oposição que tem se aproveitado do governo que anda mais perdido que cego em tiroteio.
Batalha campal
Quando de fato começar o ano legislativo, tá claro que será uma batalha campal, um pré-ensaio do que espera o governo dos altos da Dinamarca. 2020 tá logo ali...
