JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mais do mesmo
O assunto da semana passada, com prováveis desdobramentos, foi a movimentação do senador eleito Flávio Bolsonaro, filho do Mito, conseguindo a suspensão no STF do procedimento criminal que apurava movimentação financeira atípica de seu ex-assessor, Fabrício Queiroz, que movimentou mais de R$ 1,2 milhão num ano.
Deu um respiro
Quem deu a liminar para a suspensão foi o ministro Luiz Fux, que estava de plantão durante o recesso dos ministros. A decisão pode ser revista pelo relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, que volta à ativa em fevereiro. Ele já avisou que joga no lixo esse tipo de pedido (ui!). Seja como for, deu um respiro para o Mitinho tentar buscar uma saída desse imbróglio.
Foro privilegiado?
Entre as alegações dos advogados de Flávio Bolsonaro está a a dúvida sobre a instância em que o caso seria apurado, já que Bolsonaro foi diplomado senador com direito, portanto, a foro privilegiado. O mesmo foro privilegiado da velha política que os Bolsonaros tanto espinafraram em campanha.
Pegou mal
Do Palácio do Planalto o recado que vem sobre o caso é que ele não afeta o governo, mas afeta, sim! Mas o cara é filho do homi! Como é que não afeta? Conta outra.
Dá-lhe paulada
Ainda na sexta-feira à noite, mais uma bomba, esta no Jornal Nacional da Vênus platinada, a TV Globo: reportagem divulgou relatório do COAF, de 2017, que aponta 48 depósitos não identificados na conta de Flávio Bolsonaro, sempre no valor de R$ 2 mil.Hummmm.
Resumo
Claro que não dá pra acusar ninguém sem o devido processo legal, e é isso que o MP está tentando fazer. Mas por que o tal Queiroz ou o próprio senador diplomado não dão as explicações? Ao invés disso, não comparecem nos depoimentos e buscam subterfúgios jurídicos para evitar que a coisa ande.
Pra completar
A questão aqui não é fazer pré-julgamento. A questão é de transparência sobre qualquer assunto, compromisso que fez parte da campanha de acabar com a velha política, mote que elegeu Bolsomito. Então cadê a explicação?
Olha a dica
Pra acabar com essa confusão é fácil. Vai lá, grava um vídeo e posta, pô. Não fazem vídeo pra tudo? Então pega o celular, grava vídeo explicando essa situação. Simples. Ou não? Entre as crises e cabeçadas que cercam o novo governo, essa promete ser a que vai dar mais dor de cabeça. Ai Jisus!!!
Estranho
Tem chamado atenção à articulação do apresentador Calebe Moreno, da RICTV e rádio Menina, para construir o projeto político do seu sogro, Júnior Cardoso, para a prefa de Camboriú. Bocudos dizem que o jornalista deveria ficar isento nesse processo.
Comparação
Os bocudos ainda comparam Calebe ao ex-apresentador do Jornal do Meio Dia, Graciliano Rodrigues (hoje na TVBE), que durante seus mais de 20 anos se manteve isento da política, mesmo recebendo diversos convites para ser candidato.
Eu morro...
A ex-radialista e vereadora da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Inalda do Carmo, postou em um grupo de zapzap da Maravilha do Atlântico sugestões à prefa, principalmente à assessoria de comunicação que explicassem a quantidade de ‘crioulos (uma espécie de molusco) e berbigões’.
Dando pitaco
Inalda acentuou que falava isso “porque caminhando na praia, encontrou pessoas falando mal, que BC tá podre, que é esgoto jogado no mar.” A vereadora de Camboriú dando pitaco na administração de BC! Phode, isso? Por certo, tá tudo bacana lá do outro lado da BR-101, pra parlamentar estar focando seu discurso ao município vizinho.
Num sabe?
Será que a vereadora sabe que a água que vem de Camboriú, que não tem sistema de coleta de esgoto, acaba sendo despejada na praia da Dubai, através do rio que tem o mesmo nome da cidade, Camboriú? Afinal, ela empresta água pros dois municípios.?
Cabeça baixa
Quem anda de cabeça baixa é o vereador da Maravilha, Moacir Schmitt (PSDB) Os linguarudos dizem que ele sempre garganteava nos bastidores que era da maçonaria e tinha muito juiz e promotor amigo. A notícia de que pode ser levado a julgamento por tribunal do júri abalou o homi. O conselho de ética e que está bem quietinho até agora...
Eram
Os vereadores, Lucas Gotardo (PSB), Marcos Kurtz (MDB) e Pedro Frances (PR), eram os membros da comissão de ética e decoro parlamentar até o dia 31 de dezembro de 2017. Com a posse do novo presidente Omar Tomalih (PSB), as comissões são renomeadas, numa espécie de rodízio entre os parlamentares e as bancadas da casa.
Empurrou
O ex-vereador Elton Garcia (MDB), mesmo com todas as evidências jurídicas, a comissão de ética da casa do povo empurrou com a barriga até na véspera de ano eleitoral, quando Elton foi cassado pela casa.
História se repete...
O ex-vereador e dublê de locutor do caminhão do Peixe, Luiz Maraschim (PR), já falava naquela época em alto e bom tom na tribuna: “me envergonho de ter que dividir este espaço (plenário) com alguém investigado”. A história de repete, só mudam as datas e os personagens.
Abafado?
Os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) lascam que dependendo da composição desta “nova” comissão de ética, o rojão, digo, o caso do vereador Moacir, pode até ser abafado pelo corporativismo legislativo, mas vai ser difícil deixar a sociedade desamparada, digo, sem resposta.
Se vira nos 30
O ex-vereador Rafael Dezideiro, o Rafa da Padaria (DEM), encerra sua passagem de 30 dias na Câmara com um fórum + palestra + o lançamento de um projeto de lei relevante sobre o Janeiro Branco, na noite de hoje. Saúde mental e emocional é o tema do PL.
Rafa & Lapa
O vereador Bonzinho Edson Lapa (PR) retorna à cadeira titular depois de licença não remunerada. Segundo explanou à coluna, “com ainda mais vontade de fiscalizar e de bater na tecla da moralidade com a coisa pública”. A dobradinha Lapa e Rafa deve se repetir ao longo do mandato.
Não fez andar
O Lucas Gotardo (PSB), vereador novo, que declarou que ia revolucionar a política na Dubai, até agora não fez andar a Comissão que foi criada a seu pedido para revisar as mais de quatro mil leis que existem na Dubai. Inclusive, algumas que ele mesmo criou.
Nadica
Mais de sete meses e nadicadenada. É o nobre preocupado com leitura da Bíblia, criação de conselho, utilidade pública para associação de skatista (essas são as leis que vão mudar o mundo?). Ficou preocupado, claro, com a campanha política. Lucas em vez de apresentar relatório da comissão, apresentou sozinho, 10 leis revogando algumas leis que ele considerou inúteis. Oh, dor!
Rejeitou
O Conselho da Cidade, reunido na noite da última quinta-feira no legislativo da Dubai, rejeitou pedincho do Balneário Camboriú Shopping de ampliar sua estrutura para o outro lado da avenida das Flores. Obra que geraria mais empregos e divisas pra cidade. Não estou aqui pra defender o empreendimento. Mas parece ter dois pesos e duas medidas na decisão.
Deixou
Levou tempo, mas o mesmo Conselho da Cidade aprovou a construção de uma mega loja Havan do empresário Luciano Hang, na ponta da avenida das Flores com a avenida Dalmo Vieira, em um local bem mais complexo, por conta da mobilidade, etc. Entoncê, porque o BC Shopping não pode ampliar sua estrutura? Complicado...
