JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Omar
O presidente da câmara de vereadores da Maravilha do Atlântico e fã dos gibis da turma da Mônica, Omar Tomalih (PSB), visitou a choupana do socadinho escriba na tarde de ontem. Ele falou sobre os encaminhamentos da sua gestão pelos próximos dois anos no comando do legislativo balnear.
Visita
Omar aproveitou a vinda a Itajaí pra dar um pulo ao Asilo Dom Bosco, onde cumpriu uma promessa feita ao pesquisador Carlos Guerios de visitar o palestino Rawi que se ressentia de não ter com quem falar sua língua mãe.
Jordânia
Omar Tomalih é gaúcho de Uruguaiana, mas viveu dos 10 aos 26 anos na Jordânia, onde, inclusive, se formou advogado. O articulista acompanhou a visita à Rawi no asilo Dom Bosco. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
Impressionado
Além de conversar com Rawi em árabe, Omar ficou impressionado com a limpeza e tratamento aos idosos que vivem no Asilo Dom Bosco. Aproveitou pra conhecer um pouco do acervo de livros sobre a cultura árabe de Guerios (entre outros temas de suas coleções e pesquisas) e, convidado, ficou de voltar pra degustar uns quibes.
Arrumou pra cabeça
Advogados de Itajaí estão trabalhando para, através de uma ação coletiv, acionar o empresário showman da Havan, Luciano Hang, por conta das suas manifestações em que diz que os profissionais do direito são “abutres e porcos”. Ação da OAB de Santa Catarina conseguiu uma liminar na Justiça Federal para que Hang retire as ofensas de suas redes sociais.
50 milhões!
Essa ação coletiva dos advogados de Itajaí pode alcançar a cifra de 50 milhões de reais. Além disso, pode pipocar trocentas ações individuais de advogados que se sentiram ofendidos pelas manifestações lamentáveis de Hang.
Dano
O “marketing gratuito” que Luciano Hang pretendia com suas falações saiu pela culatra. Tem advogado que achou o pedido de um milhão uma baita mixaria. A ação da Ordem dos Advogados do Brasil colocou que milhares de seguidores viram as postagens, no caso o dano coletivo foi causado. A retirada, através de liminar concedida pela dona justa, foi apenas para que o dano não se perpetue.
MP em cima
O Ministério Público, através do promotor Isaac Sabbá, encaminhou na última quinta-feira ofícios à prefa da Maravilha do Atlântico, ao Instituto de Meio Ambiente da Santa & Bela Catarina (IMA) e pra Advocacia Geral da União, onde solicita informações sobre o BC Port.
Inquérito
Tem um inquérito correndo desde 2016. O promotor faz questionamentos ao município pra saber se realmente houve uma manifestação contraria ao empreendimento. A
Que saber
E ao Instituto de Meio Ambiente o promotor Isaac questiona o licenciamento, já que existem suspeições sobre o processo. O articulista já se posicionou dizendo que é algo complicado. Se a ideia prosperar, daqui a pouco só do alto dos prédios veremos e teremos acesso ao mar.
Volnei com o povão
Que o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), gosta de trabalhar todo mundo já sabe... O que pode surpreender alguns é que o barbudinho gosta ainda mais de arregaçar as mangas e colocar o pé na estrada, para ficar perto do povão.
Chega de gabinete
No gabinete, Volnei acumula pepinos de toda ordem pra resolver, mas começa a mudar essa rotina. Quando está na rua acompanhando o andamento das obras, cobrando melhorias e recebendo a população, ele é só sorrisos.
Bizolhando obras
Ontem, por exemplo, o prefeito peixeiro fez várias agendas externas. De camiseta polo e tênis confortável, percorreu a região do bairro Fazenda, onde a secretaria de Obras tá resolvendo dois problemas de drenagem.
Povo feliz
O povo ficou faceiro em ver o prefeito e agradeceu Volnei, porque não vai mais sofrer com alagamentos. Em dias de chuvarada, como esses, é que os moradores da Fazenda darão mais valor aos trabalhos subterrâneos. Que os créditos sejam dados à prefa, que tem substituído as tubulações velhas e estreitas por canos com grande capacidade de vazão.
Pesca
Morastoni também se encontrou com o alto escalão do governo federal. O empresário itajaiense e agora secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, recebeu do prefeito barbudinho reivindicações do setor.
