Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Caso Battisti


Enquanto isso, na prefa de Itajaí...


Terminou a novela da extradição e prisão do ativista político (na verdade um assassino), o italiano Cesare Battisti, preso na Bolívia e deportado para a Itália onde foi condenado à prisão perpétua pela morte de quatro pessoas.

De boa

Battisti viveu 10 anos no Brasil, aonde chegou a ter refúgio político concedido pelo Ministro da Justiça da época, Tarso Genro, situação defendida pelo então presidente Lula que encerrava seu segundo mandato, em dezembro de 2010.

DEM foi contra

Quando foi concedido o refúgio político a Battisti, em 2009, o partido Democratas (DEM) entrou com requerimento dirigido a Lula pedindo revisão do ato argumentando que a Corte Europeia dos Direitos Humanos não reconhecia como crimes políticos os delitos de Battisti. O episódio teve repercussão por aqui.

Reclame catarinense

O DEM aprovou também moção de protesto do deputado Paulinho Bornhausen contra a decisão do governo brasileiro no caso Battisti, à época. Bornhausen argumentava o temor de entidades ligadas à agroindústria catarinense que temiam perda de contratos com italianos em represália à decisão governamental. Previsão que se confirmou.

Prejuízo no bolso

A repercussão do refúgio político a Battisti cancelou missão italiana em Santa & Bela Catarina que viria negociar compra de carne suína e de novilhos vivos, um negócio de cerca de R$ 90 milhões que nunca foi concretizado. Típico caso, segundo Bornhausen, em que uma decisão diplomática afetou o mundo do emprego. E em época de crise. Fica o registro.

Calorão

O caldo deve continuar fervendo no paço da Vila Operária, pelo menos até os primeiros dias de fevereiro, quando o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) coloca os pingos nos is com a consolidação da reforma administrativa.

Foice no escuro

A primeira batalha que se vê riscando a faca nos bastidores é entre os superintendentes das fundações municipais para conquistarem a única vaga com status de secretário da unificação da cultura, turismo, esporte e Genésio Miranda Lins.

Quarteto

Normélio Weber, Evandro Neiva, Julcemar Ferreira e Paulo Maes disputam a vaga de chefão dos chefões. Dizem as bocas de caçapa que Julcemar e Evandro são os mais cotados, pois Paulo Maes é ligado ao não confiável e quase careca Fabrício Marinho (PPS). Normélio Weber deve ser aproveitado em outra função.

Extra

Julcemar Ferreira acabou criando o próprio cacife se distanciando do funil de Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), e se aproximando do colo do prefeito barbudinho. Enquanto isso, Evandro Neiva tem sido destaque desde a Volvo com os eventos que promove.

Difícil

Já Paulo Maes, depois das peripécias e trairagem do vereador quase careca Fabrício Marinho, o PPS, também perdeu gás e força política interna, restando, a exemplo dos seguidores dos prefeitos brizolistas, meias dúzia de gatos pingados alinhados diretamente com o prefeito.

Novela

Perdigueiros da coluna assopram que esse é só o primeiro capítulo das guerras que estão por vir. Até agora nenhum nome novo desponta. As esperanças seguem diminuindo entre os comandados de VM para uma reviravolta da imagem e aprovação do alcaide.

Próximos

Até os mais chegados à sacaria do prefeito já assopram pelos corredores que se o Volnei não acertar na mão levando pessoas preparadas e que pensam política para o grupo central, vai ser difícil tirar esse jumbo do chão para voos mais altos e longos. Credo!

Volnei e Moisés

O prefeito barbudinho Volnei Morastoni foi até a capital manezinha defender os interesses de Itajaí junto ao governador Carlos Moisés (PSL). Foi o primeiro encontro dos dois políticos. Com a experiência de anos na Assembleia Legislativa e até um mandato de duas semanas como governador, Volnei não poupou tempo em apresentar uma pauta de reivindicações.

Quem não chora, não mama

O prefeito de Itajaí levou uma lista completa com tudo que Itajaí precisa pra continuar crescendo e se desenvolvendo. Volnei observou o investimento pra bacia de evolução, duplicação da rodovia Antônio Heil e instalação de passarelas, trevos na BR-101, duplicação da rodovia Jorge Lacerda, conclusão do Centro de Inovação, recursos pra Volvo Ocean Race e pro mobiliário do Hospital Marieta, entre outros pedinchos que serão debatidos.

Gomes da Costa

Os bagrões da empresa Gomes da Costa (GDC), maior empregadora da city depois da prefeitura, também foram junto com o prefeito pra garantir apoio ao seu investimento de construir o maior complexo industrial pesqueiro do mundo na city peixeira, com investimentos que podem chegar a R$ 1 bilhão. Nada mais justo, não é mesmo?!

Mau cheiro

Os caras pediram ainda uma forcinha de Moisés pra resolver os problemas de uma indústria da o Arraial dos Cunha, que hoje tá fechada por causa de mau cheiro. Os empresários pedem análise técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA) pra seguir o trampo dentro do que manda a lei e não precisar mandar ninguém embora.

Volnei não para

O prefeito de Itajaí, mais uma vez, mostra que seu sobrenome poderia ser trabalho. Não tem dia e nem hora pra buscar investimentos e recursos à city peixeira. Talvez por isso, Itajaí tenha conquistado números econômicos positivos, com índices de crescimento, quando o resto dos municípios sofre com a crise.

Saudades

Há quem esteja com saudades do vereador Márcio José Gonçalves, o Dedé da Murta (PSDB), na secretaria de Obras da city peixeira. A cidade anda suja, o mato toma contas das vias e canteiros estão feiosos. Tudo bem que no verão o mato brota igual doido. Mas Dedé não deixava a peteca cair e com pouco fazia muito.

Visita

O presidente do DEM, o médico Eriberto Lunchtenberg e o secretário geral da sigla na city peixeira, Jefferson Santarém, visitaram a choupana do socadinho escriba, na noite de segunda-feira. O DEM, hoje, é a maior sigla da cidade. Quando o ex-vereador desassossegado Luiz Carlos Pissetti deixou a sigla, levou mil filiados para o PSB. Mesmo assim, o DEM conta hoje com quatro mil.

Planejamento

O DEM, segundo Heriberto e Jefferson, tem sido um partido mais ao centro. Tendo diálogo com as duas pontas ideológicas à esquerda e direita. Jefferson diz que com a biometria, muita gente, principalmente ligada ao comércio exterior, vota hoje em Itajaí.

Projeto pra cidade

O DEM tem pretensão de construir um nome pra estar na majoritária e batalhar pra que eleja três representantes na piramidal casa do povo. Falam em projeto pra cidade e não projetos pessoais...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.