JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nova Câmara
Mesmo com decreto do ex-presidente, Roberto Bem Claro Júnior (MDB), dando folga aos servidores da casa do povo da Dubai Brasileira até incríveis 14 de janeiro, o novo presidente da casa, vereador Omar Tomalih (PSB), está com sua equipe se reunindo desde o início de janeiro, remanejando e vendo o pepino, ops, o grande trabalho que vai ter para tocar a câmara.
Encontros e reuniões
Ainda em 2018 o nome de Omar era o mais forte para compor a presidência da mesa diretora da casa do povo lá na Dubai Brasileira. Omar venceu com folga, mas teve forte apoio do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), que cantou para alguns vereadores as virtudes do candidato.
Ascensão
Omar Tomalih é empresário, bacharel em direito, está há menos de 10 anos na city. Omar foi eleito com as Novas Ideias em 2016 e logo se destacou na casa do povo como excelente orador e defensor do governo.
Ponte
Logo, Omar Tomalih, seguiu para a Articulação Governamental onde fez a ponte entre o executivo e as nobres excelências excelentíssimas. Agora em 2019, galga a presidência de uma das principais casas legislativas da região.
Itajaí manda bem
A city peixeira foi apontada, num estudo divulgado pela revista Exame, como o município da Santa & Bela Catarina que mais subiu no ranking nacional de melhores cidades para fazer negócios em 2018. Foi ainda a única do estado a crescer entre os 50 mais bem colocados do país, passando da 46ª para a 36ª posição.
Sobe e desce
Itajaí é a terceira cidade catarinense da lista, atrás da capital manezinha, Floripa, e da Dubai Brasileira, Balneário Camboriú, mas enquanto as últimas duas despencam no ranking nacional, a city peixeira cresce, mostrando que vem num processo de recuperação econômica e que pode ultrapassar as vizinhas num futuro próximo.
Desenvolvimento
Por falar em economia, na categoria desenvolvimento econômico Itajaí também conseguiu grande destaque e hoje é considerada a 9ª melhor cidade do país, segundo o estudo da empresa de consultoria Urban Systems. A city peixeira, aliás, foi a única da Santa & Bela que comprovou resultados positivos em diferentes áreas e aparece em todos os rankings da pesquisa.
Gestão
É claro que Itajaí ainda tem muito que melhorar, assim como os demais municípios catarinenses e da nossa região, mas ser a city catarina que mais subiu no ranking de melhores para fazer negócios no Brasil em 2018 mostra que a gestão do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tá no caminho certo.
Várias ações
Volnei tem comandado várias ações pra facilitar a abertura de novas empresas e a valorização do empresariado local, sem falar das novas linhas que chegaram ao porto peixeiro, a inauguração do berço 3, a obra da nova bacia de evolução, a expansão do setor náutico, o crescimento dos setores hoteleiro e turístico e a qualidade do parque logístico, considerado o terceiro melhor do Brasil.
Quer mais
O prefeito de Itajaí ficou animado com o resultado e disse que o município começa a colher os frutos do trabalho que vem sendo feito em sua gestão. “Acredito que nos próximos anos Itajaí terá destaque econômico ainda maior, com novos negócios surgindo e o nosso PIB crescendo cada vez mais”, disse Volnei.
PDT x PDT
Enquanto o prefeito Volnei comemora o ótimo resultado de Itajaí na pesquisa, é bem provável que precise administrar uma crise do PDT dentro do governo. O vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré, já não é unanimidade no partido, que tem se dividido, e com a reforma administrativa dos comissionados, ninguém sabe quem fica e quem sai.
Educação na mira
Nos bastidores, os linguarudos (oh, raça de infelizes!) lascam que a secretária de Educação Elisete Cardoso, do PDT, estaria com o trampo ameaçado. Não por uma insatisfação do prefeito, mas sim por uma possível determinação do vice Sodré, que estaria puteado com Elisete após um desentendimento da secretária com sua esposa, a poderosa Kátia Sodré.
Mês decisivo
A verdade é que durante o mês de janeiro várias conversas devem rolar pra definir quem fica e quem sai, até porque muitos cargos comissionados serão extintos. Com Sodré batendo foto abraçadinho com os emplumados, Anna Carolina e Robison Coelho, ambos da oposição, e com rusgas rolando dentro do próprio PDT, ninguém sabe como ficará o futuro do partido no governo.
Sim e não
Moradores da antiga estrada de Brusque, ao saberem da reunião marcada pelo vereador Rubens Angioletti (PSB), no próximo dia 13 de fevereiro, na leleia, com o deputado estadual, coronel Onir Mocelin (PSL), dizem que é válido, mas acreditam que uma reunião na localidade seria o mais acertado.
Um monte
Trazer o deputado para uma reunião e ver ‘in loco’ os problemas e anseios da comunidade é o mais acertado, pontuam.
