JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Desde...
...que assumiu a prefa da Dubai Brasileira, o prefeito pop star, Fabricio Oliveira (PSB), tinha a intenção de realizar uma reforma administrativa que pudesse melhorar a máquina pública, visando principalmente economia. Esta foi a função do engenheiro sabichão João Demantova, desde o processo de transição do ‘novo’ governo.
24 meses
Acontece que a tão propagada reforma, só veio ocorrer com quase dois anos de governo, quando a máquina já estava acomodada e foi feita, somente, por interferência do Ministério Público, que notificou o prefeito e deu prazo de um ano para Fabricio resolver a situação que foi herdada do governo anterior.
Dever de casa
Mas a administração da Dubai fez apenas o dever de casa, renomeou os cargos e deu legitimidade com aprovação na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, mesmo com toda pressão contrária da sociedade.
Criticou
Logo após a eleição de outubro de 2018, o prefeito Fabricio voltou a dizer que demissões seriam necessárias para honrar a folha de pagamento com promoções verticais e horizontais, que ultrapassariam o limite prudencial. Fabricio chegou a criticar o seu antecessor, afirmando que Periquito (MDB) seria irresponsável, digo, o responsável pelo ultrapassar o limite com cargos.
Limpa
O prefeito Fabricio parece não se importar e vai seguindo na mesma linha do inchaço da máquina pública que tanto criticou. Chegou a anunciar no final do ano, uma limpa em mais de trocentos cargos comissionados, a medida pegou mal porque foi anunciada bem na época de Natal e festas, mas até o momento parece adormecida.
Nem seis meses
João Demantova não chegou a ficar seis meses na administração de BC, e pediu pra sair alegando problemas pessoais. Demantova é um profissional muito bem requisitado, chegou a deixar um baita relatório da situação que seria necessária pra mudança, mas o papéli tá perdido em alguma gaveta nos altos da Dinamarca.
Enquanto isso...
...qualquer intenção de reforma administrativa também adormece na equipe do prefeito Fabricio que precisa mais do que uma reforma, precisa dar um choque de gestã. O tempo vai passando sem que o governo demonstre a vontade de se alinhar ao que pede o povão: economia e eficiência.
Mazoca
Ainda no final do ano, houve alguns buchichos da possível saída de João Tatá Miguel, da secretaria de Obras, o que não acabou se confirmando. Outro que entrou para o time é o experiente e veterano, Osmar Souza Nunes, o Mazoca.
Articula
Embora a prefa não tenha anunciado o ingresso de Mazoca no governo, ele tem participado de praticamente todos os atos e até articula como secretário, mais dizem que também aguarda a tal reforma administrativa.
Esclarecer
Enquanto não busca esclarecer sobre os seus atos, o próprio governo gera fatos para as mais diversas interpretações, o que acaba suscitando especulações de todas as formas, sem se importar em trazer a versão oficial. O tempo passa, o tempo urge; 2020 é logo ali...
Luz
O governador Carlos Moises (PSL) visitou na manhã de ontem a Celesc. Encontrou com o presidente da força & luz catarinense, Cleicio Poleto Matins, reforçou seu compromisso de uma gestão técnica em todos os setores. Disse que a autarquia de energia é muito importante na grande maioria das políticas públicas do novo governo estadual.
Saúde!
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), passou por um procedimento cirúrgico ontem. Deve ficar de molho, afastado por alguns dias do comando da prefa. Quem assume é o vice-prefeito, Elias Cabral, o professor Elias (PSD). Saúde, prefeito!
Defesa Civil
O Mushue Dayan Hampel Vieira que era secretário Adjunto da Defesa Civil do estado até o mês de dezembro de 2018 é o novo secretário da Defesa Civil da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Ele assume nesta sexta-feira.
Currículo
Mushue tem um extenso currículo que vai desde ter servido o Batalhão do Exército, vereador em Lages, secretário de Meio Ambiente. Foi, também, coordenador geral do departamento de prevenções e preparação para desastres na Defesa Civil Nacional, em Brasília.
De peso
Na sua gestão na Defesa Civil Nacional, , Musheu aprovou mais de 300 milhões de reais em projetos e propostas de obras de prevenção pra estados e citys de 2017 a 2018. Sem sombra de dúvidas, um nome de peso que só vem somar no governo do prefeito bisturi, Elcio Kuhnen (MDB).
Saneamento
O atual secretário da Defesa Civil de Camboriú, Flávio Geraldo, por sua vez, deixa o cargo e assume a secretaria de Saneamento Básico que tem importantes obras e ações pela frente na capital da pedrada.
Trabalhando
O vereador galego Rubens Angioletti (PSB) é um dos poucos que está com as mangas arregaçadas, trabalhando neste recesso. Ontem, estava convocando o pessoal que mora na antiga estrada de Brusque pra um encontro na leleia, com o deputado estadual, coronel Onir Mocelin (PSL), no dia 13 de fevereiro, pra tratar de demandas da região.
Foi burrada
O secretário de Saneamento de Navega-City, João Bezerra Duarte Filho, atravessou o nosso valão maior. Esteve no Semasa, na manhã de ontem. O bagrão admitiu que as informações da prefa dengo-dengo estavam equivocadas. Phode?
Se fosse um bagrinho
Depois que o Semasa comprovou por A + B que tava tudo pra lá de certo, o cara vem admitir que tava errado... Se fosse um bagrinho que tivesse cometido tal desatino que expôs ao ridículo a autarquia de água, a prefa e o próprio prefeito meio-careca, Emílio Vieira (PSDB), teria sido mandado pro zoio da rua, sem dó e nem piedade. E num é?
Cidade irmã
Agora, o chefão da Sesan de Navegantes afirmou que vai fazer todas as obras necessárias para que o povo navegantino e os turistas não passem sede. O diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, colocou a autarquia de Itajaí à disposição pra ajudar, em suas palavras, a nossa “cidade irmã”.
Pegou mal
A falta das excelências excelentíssimas na sessão extraordinária do outro lado da vala, na casa do povo dengo-dengo de Navegantes, no início da semana, pegou super mal para os nossos heróis legislativos.
Mesmice
Navegantes explodiu em crescimento, arrecadação e grandes empresas como a Portonave, entre outras. Os vereadores ainda mantêm quatro sessões por mês. Muda-se o comando do legislativo com a promessa de avanços e melhorias, mas nada muda. Lamentável.
Não sabem?
Realmente complicada a situação do teatro de Itajaí que permanece fechado por conta do furto da sua fiação elétrica. É de estarrecer que um próprio municipal, no centro da cidade, não tenha câmeras de monitoramento.
Interligar
O ex-vereador topetudo Osvaldo Gern (PR) propôs quando ocupava a cadeira na piramidal que as câmeras da força pública fossem interligadas com comércios e particulares no reforço da segurança pública. Algo que anda acontecendo em algumas citys da região. E poderia ser interessante pra identificar e coibir a ação da bandidagem alvissareira que por aqui campeia.
Reclamou apenas
O deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL), passou pela capital manezinha, deus uns tiros em um estande de tiros em São José e na hora de ir embora falou o que todos sabem. Que Santa Catarina tem qualidade de vida e vocação turística, mas tudo aqui é devagar, reclamando principalmente do aeroporto Hercílio Luz, que nesta época é um suplício.
Vontade política
O que o deputado federal sisqueceu de dizer é que seu pai presidente e o atual governador Carlos Moisés, além de novos no comando do executivo federal e estadual, são do mesmo partido, o PSL. Não se pode viver do passado. Eduardo bem poderia dizer que isso ia mudar com vontade política e mais recursos advindos do governo federal. Simples assim. É o que se espera dessa turma nova: ação.
