JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nomeações
As nomeações dos bagrões do novo governo da Santa & Bela Catarina estão dando pano para a manga ao governador Carlos Moises (PSL). O PSL derrotou duas forças históricas na Santa e Bela porque o povão reclamava de conchavo e apadrinhamento nas nomeações.
Velha política?
O comandante Moises durante a campanha gastou saliva e prometeu que as indicações do seu governo seriam técnicas, mas agora se vê refém de um sistema político ultrapassado e reprovado nas urnas.
Sim e não
Em Lages, na serra catarinense, o governador Carlos Moises teve que voltar atrás na nomeação da diretora regional da gerência de Educação, Rita de Cassia Rebelato Mechioreto. Isso por causa de um protesto popular na city do ex-governador com cara de padreco, que pediu a saída imediata de Rita. O manifesto saiu das redes sociais e chegou às ruas.
Caça às bruxas
Na capital manezinha, em Florianópolis, Tiago Savi Mondo, nomeado pra presidente da Santur, sofreu tanta pressão que chegou a deixar uma carta de renúncia da nomeação. Teve bulling virtual por causa da foto de Tiago com o candidato petista Fernando Haddad, no perfil do fecibuque de Tiago. Ele declinou da nomeação de chefão da Santa Catarina Turismo (Santur).
Realidade...
Na galega Blumenau e em outras paragens também pipocam críticas relacionadas às nomeações de cunho político. Bem-vindos à realidade, povo da ‘nova política’.
Passar à régua
Corre buxixo medonho de que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), vai passar a régua e retirar os seguidores dos preceitos brizolistas do governo. Isso se derá no carnavalesco mês de fevereiro.
Cabo de guerra
Todo mundo tá mais do que careca de saber de que ‘a paz do seu sorriso’, cantada pelo rei Roberto Carlos há muito passa longe do relacionamento do prefeito Volnei e, seu vice, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Uma guerra surda de forças nos bastidores.
Por enquanto...
O vice-prefeito e capo do PDT tem dito que existe muito ‘disse corredor’ e não tem conhecimento de que Morastoni vai retirar a sigla do governo, mas se tal acontecer é uma decisão do prefeito. Garante que ‘por enquanto’ tá tudo bem entre ele é Volnei.
Providências
O prefeito da capital do marisco, Aquiles da Costa (MDB), além de lascar multa (60 mil reais) na Águas de Penha que abastece ou desabastece a cidade, disse que pode ir às últimas consequências e romper com a concessão feita pelo governo anterior. Aquiles afirma que não é possível deixar a população na secura.
Culpou a Celesc
Já o prefeito da capital do mergulho, Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), em vídeo nas redes sociais, diz que está há dois dias sem dormir (tadinho). Garante que tava brigando com a concessionária Águas de Bombinhas. E, pasmem, culpou a Celesc pela falta de água. Não tem um gerador naquela obra cantada em verso e prosa? Daqui a pouco culpará o todo poderoso...
Gastaram
Como o povo brasileiro sofre (com sede e a sovaqueira fedendo), mas não perde o bom humor, virou piada a fala do Bagual. Choveu memes. Gastaram 55 milhões com o sistema e não tem grana pra comprar um gerador pra garantir a energia elétrica... Oh, Pai, dai- nos força!
Não tá feliz
O empresário Vandelino Raimondi, da antiga estrada de Brusque e maior mentor da criação do município de Verde Vale, eleitor engajado do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) na zona rural, não anda nada contente. Aparentemente, a última vez que Raimondi conversou com o Volnei foi na Gororoba do JC, dia 01 de setembro de 2018.
Não fez
Vandelino não economiza, nos bastidores, críticas. E, olha que, quando Volnei assumiu, dois boizinhos que pastavam foram por pau, além de centenas de litros de chope e fogueteiro pra comemorar a vitória. Raimondi lamenta a não escrituração de um terreno de mais de R$ 2 milhões, doado por um empresário de Brusque pra criação de um centro administrativo.
Desmotivado
Além disso, foi criada uma supersecretaria de Agricultura e Expansão Urbana e o atual secretário, Cesar Reinhardt, nas palavras de Vandelino, é um desmotivado. Raimondi chega a dizer que o abobrão ‘puxa pra trás’. Credo em cruz!
Por isso
Por essas e outras questões que Vandelino promete a partir de março estar engajado em um projeto que vise 2020. Quer estar na majoritária, sendo candidato a prefeito ou vice. E, garante, que tem conversado com muita gente. Hummmm...
Sem luz
É um absurdo o furto de fiação elétrica. E um descalabro quando a bandidagem alvissareira que por aqui campeia, rouba a fiação de um prédio público, como a do teatro municipal de Itajaí. Cadê a tecnologia de câmeras que poderia e deveria identificar os lazarentos que fazem tal coisa?
Em cima
Outra situação é de que apesar dos atraques da polícia Civil nos ferros velhos da região, fica evidente que estão comprando (e muito) os fios que são de cobre e tem um valor substancial no mercado. É preciso mais ação.
Como ficou
Interessante saber como ficou a região na Murta, onde moravam muitos dos novos habitantes do loteamento São Francisco. Sabe-se que era (ou é) uma grande invasão e, que tudo funcionava na base de rabichos ilegais de luz e água. Não adianta tirar o povo e deixar que outros habitem aquele local.
Ou...
Se não fizerem algo, não será de se estranhar se em pouco tempo ficar socado de gente. Afinal, o socadinho escriba recebeu e emplacou questionamentos de que tinha gente com casa na invasão alugada e que residia em outra parte da cidade. Phode?
Coleta mecanizada
Elogiada na Dubai Brasileira a nova proposta em limpeza urbana implantada recentemente, com a coleta mecanizada naqueles latões que jogam os resíduos sólidos para o subterrâneo. Ficou mais eficiente e planejada. Merece ser estendida e copiada. Parabéns!
A língua é o chicote...
A deputada eleita paulista, Joice Hasselmann (PSL), em 2016 atacou violentamente o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), dizendo que ele era pior que o PT. Hoje tá dizendo que o apoio do seu partido à Maia é pela governabilidade e garantir votação às medidas do novo governo. Eu já vi este filme.
Pois então...
Em 2016, disse que “o presidente Michel Temer (MDB) não podia ser trolhado por um moleque que resolveu achar que é o dono do Brasil”. Ah, se Maia é pior que o PT, não seria mais lógico então se aliar aos vermelhinhos pra fazer a presidência? O tempo...
Ameaça de bomba
O empresário e ativista político, Luciano Hang, o dono da Havan, em live nas redes sociais, sexta-feira, fez uma manifestação sobre um artefato falso (bomba de mentirinha) que foi deixado no pé da estátua da rede no estacionamento da loja de Brasília. Hang lamentou a suposta ameaça de bomba. Lascou, como sempre, que era culpa da esquerda, PT e correlatos.
Marketing
Luciano circulou com desenvoltura na posse de Jair Bolsonaro e papeou com uma pá de ministros do novo governo. Pretende investir mais de 500 milhões em novas lojas, mas garante que não vai deixar o ativismo político que lhe deu fama como um dos maiores apoiadores do presidente Bolsonaro. Na verdade, o quer Hang é polêmica e divulgação gratuita de sua rede. Simples assim.
Hang e Fabrício
Aliás, o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), apareceu ao lado do empresário showman Luciano Hang, dando recado sobre o propalado aumento da faixa de areia. Dando o recado para as pessoas participarem, ajudando na conservação da cidade, não pichando, sujando, etc. e tale.
