JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Embate
Nem o potente ar-condicionado consegue baixar a temperatura no legislativo que ferve na disputa pela mesa diretora da piramidal casa do povo. De um lado a defesa da reeleição de Paulinho Amândio (PDT), de outro Fabrício Marinho (PPS).
Contradição
Fabrício, primeiro, tentou ser candidato a prefeito para disputar com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Depois foi eleito vereador e logo correu para se agarrar no poder. Virou líder do governo e confrontou a oposição, mas agora…
Me representa?
Vereadores de oposição deixam seus eleitores confusos, quando afirmam por aí que apoiam Fabrício Marinho para presidente da piramidal. Como explicar que o quase careca, agora, virou símbolo de boa política?
Difícil
Excelências excelentíssimas de oposição mantiveram um combate justo e aguerrido com suas ideias até aqui. É lógico que a figura política de Fabrício Marinho e seu histórico tanto no parlamento quanto no executivo, num chegam nem perto de representar o discurso da nova e combatente oposição peixeira.
Depois
Como que figuras como Rubens Angioletti (PSB), Robison Coelho (PSDB), Otto da farmácia (PRB), o bonzinho Edson Lapa (PR), Fernando Pegorini (PP) e Nikolas Reis (PSB) vão explicar a seus eleitores, depois de dois anos de uma guerra campal e discurso afinado, que Fabrício Marinho os representa?
Perde duas vezes
Há quem diga que a oposição consegue a saga de perder duas vezes em uma, pois além de perder a eleição da mesa, perderá a oportunidade de demonstrar que mantém suas convicções e modelos de se fazer política.
Tá certo
O fato de o prefeito barbudinho Volnei Morastoni apoiar a candidatura de Paulinho Amândio também de nada é estranho, pois a gestão de Paulinho tem sido construtiva, e trazido até certo ponto conforto ao governo para tocar os projetos que entende o melhor para a cidade. Sinuca de bico para oposição, com certeza.
Todos pela reforma
Foi unanimidade na casa do povo peixeira a aprovação da reforma administrativa da prefa de Itajaí. Mesmo com vereador da oposição tentando desmerecer os cortes na própria carne do prefeito Volnei Morastoni (MDB), no fim teve que se render ao melhor pra cidade.
Coragem
Só não enxerga quem não quer que as mudanças foram ousadas. Num jogo de poder, em que nos bastidores os acordos políticos também dependem de cargos, é corajoso da parte do prefeito cortar, por exemplo, 10 salários de secretários. Pensa no berreiro que ainda vai dar!
Salários menores
Outro ponto que também merece destaque é que todos os cargos comissionados sofreram redução nos salários, isso mesmo, todos. Embora pra alguns as mudanças possam parecer simbólicas, o povão encara isso como uma atitude que vai ao encontro do que pede a renovação política.
Economia
A economia é real. No final das contas, serão poupados quase R$ 12 milhões por ano. Esperamos que esse dindim todo seja muito bem aplicado e que venham as outras duas reformas, tributária e dos servidores efetivos, que certamente trarão ainda mais economia aos cofres públicos.
Quem mais?
A intenção do prefeito barbudinho é colocar a casa em ordem e aplicar o dinheiro em obras e projetos importantes pra Itajaí. Tá no caminho certo. Será que algum outro prefeito da região ou da Santa & Bela tomará medida semelhante e cortará da própria carne? Não sei não...
Agentes de Educação
Volnei freia os gastos com comissionados, mas não deixa de investir na educação, mais precisamente nas agentes em atividade de educação e agentes de apoio em educação especial. Após um ano de diálogo, a categoria será valorizada com duas importantes mudanças aprovadas na casa do povo. Gratificação de 10% pela conclusão do ensino superior e possibilidade de acúmulo de cargos públicos.
Merecido
A classe reivindicava há muito tempo a valorização em sala de aula e agora trabalhará mais motivada. Afinal, apesar do concurso que passaram ser de nível médio, boa parte das profissionais têm ensino superior completo e presta um baita trabalho nas unidades da rede pública. Lembro bem que o vereador Thiago Morastoni estava à frente desta causa já no primeiro mandato. Que bom que, agora no governo, conseguiu transformar essa valorização em realidade.
Nem um pila
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), puxou do bolso e doou 10 mil reales pra campanha do governador eleito, Carlos Moises (PSL). Não se tem conhecimento de que uma liderança (?) do a Dubai Brasileira, que arrota grandeza e riqueza, tenha metido a mão no bolso pra contribuir.
Num vota
Aliás, Achutti tem dito pra quem quiser escutar que não vota em denunciado ao se referir ao atual presidente do legislativo, o Rei das diárias, Roberto de Souza Júnior (MDB), que busca a reeleição. E por isso seu voto é para o fã do cartunista Maurício de Souza e leitor voraz dos gibis da Turma da Mônica, o Omar Tomalih (PSB).
Voltou
O vereador Márcio José Gonçalves, o Dedé (PSDB), entregou o cargo de secretário de Obras. Reassume na sessão, na manhã de hoje, na piramidal. Dedé afirma que saiu para que o prefeito possa ficar à vontade com a reforma administrativa. Pode ou não ser convidado a retornar ao cargo, frente ao excelente trabalho à frente da pasta.
Fiasqueira
Restaurante da Dubai Brasileira servia comida pra mais de 20 moradores de rua, todas as noites. Foi proibido e orientado a chamar a “Kombi cata mendigo”. Quando um carente veio pedir comida, o pessoal do restaurante ligou quatro vezes pro tal disque e o pessoal da prefa, além de ficar brabinho, demorou três horas pra atender o morador de rua. É aquela máxima: ajudar ninguém ajuda, mas pra atrapalhar e dar pitaco tem um monte. Jesus tá vendo!
Absurdo
A prefa peixeira mandou pra piramidal casa do povo projeto pra conceder isenção de IPTU a imóvel locado pra templos religiosos de qualquer religião na city peixeira. Um absurdo. Deve estar sobrando dindim. Desse jeito, qualquer um pode exigir isenção. Porque só as igrejas? Lá na frente, esse tipo de situação vai cobrar um preço.
Prestando contas
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) está fazendo prestação de contas dos seus dois anos de mandato a representantes de entidades, conselhos e associações. Os números e ações apresentados, segundo bocudos de plantão, têm impressionado as lideranças que já participaram das reuniões.
O que vem por aí
São ações em todos os bairros e em todas as áreas de atuação do governo dos altos da Dinamarca. A parte final da apresentação é dedicada aos projetos que serão implantados nos próximos dois anos. Alargamento da faixa de areia, mercado público da Barra, obras viárias importantes, novo acesso a BR-101, estão entre os projetos apresentados.
Uma boa
Segundo o pop star, a prestação de contas é uma das formas de dar transparência e informação aos cidadãos sobre as ações de governo e, também, uma oportunidade de escutar o que as pessoas têm a dizer, o que é, segundo ele, um exercício constante em seu governo. O que é uma boa.
Italiano no comando
O Rei Arthur do espetáculo Excalibur, do Beto Carrero, foi eleito presidente da casa do povo de Penha para 2019. O vereador Italiano (MDB), que às vezes atua como ator no parque temático, não teve trabalho na eleição. Apenas uma chapa se inscreveu, demonstrando a fraqueza da oposição ao governo do prefeito Aquiles da Costa (MDB).
Apatia
Os vereadores Juju (PSDB), Luizinho (PSDB), Joaquim (PP) e Silas (PSD) tão feito cegos em tiroteio. Não conseguem avançar pra cima do governo e vêem, de camarote, o prefeito dominando tudo. A hegemonia do governo foi, mais uma vez, reforçada com a votação unânime de Italiano, em que a oposição de rendeu ao projeto governista.
Juntos & misturados
Nas comilanças que andam acontecendo com o findar de ano é quem mais pode passar no encher de buchos e, entre abraços e, afagos, tentar demonstrar que tá todo mundo abraçado, abraçando-se ou vai se abraçar. O vereador peixeiro-atucanado Robison Coelho, fez questão de dizer na festa de fim de no do Partido Progressista que o PSDB estará junto com o PP, em 2020.
