JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Oportunidade
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Rango de fim de ano do PDT peixeiro - reuniu PSDB, PRB, Solidariedade, PR, entre outros. Hummmm... [/caption]A saga de privatizações do governo de Jair Bolsonaro (PSL) erra ao aventar a possibilidade de privatização do porto de Itajaí. Acertaria se colocasse na fila de privatização o aeroporto do outro lado da vala, Navegantes, que precisa de um grande projeto de ampliação e reestruturação.
Luta justa
Considero esta uma luta justa. Precisamos de um aeroporto que esteja à altura das aspirações de nossa região contribuindo para um turismo mais forte, mais negócios, mais geração de emprego e renda. Navegantes ganha, e toda a região ganha. A oportunidade existe. A pergunta é: há vontade política e da sociedade organizada para tal? A resposta é: deveria.
Meio Ambiente
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) traz a questão do meio ambiente como uma das bandeiras de seu governo, e hasteou na sexta-feira, literalmente, duas bandeiras. A Dubai brasileira recebeu a certificação internacional Bandeira Azul que atesta que as praias de Estaleiro e Estaleirinho são ecologicamente corretas. Nove praias brasileiras foram certificadas, duas estão em Balneário. Show!
Não fica por aí
Na gestão do pop star, a instalação de rede de esgoto segue a mil em todos os bairros e a meta de cidade 100% saneada está próxima de ser alcançada. Até nas praias agrestes, que nem água encanada tinham, depois de décadas de reivindicações de moradores, agora a água está chegando às torneiras e o saneamento também. Não é pouca coisa.
Determinação
Outro grande problema ecológico da Dubai é a poluição do rio Marambaia, que Fabrício também está empenhado. A ordem do pop star é resolver o problema, o planejamento está feito, o homi cobra resultado e quer ver a situação do rio resolvida. Se conseguir, será outro golaço para a cidade e para o seu governo. Depois diz que vontade política não resolve. Resolve.
Calmaria
A eleição na casa do povo da Capital do Marisco, Penha, que rola na próxima segunda-feira, tem tudo pra acontecer na maior calmaria. Até o momento apenas uma chapa inscrita, tendo na composição Everaldo Dal Posso, o Italiano (MDB), como presidente e Maurício da Costa, o Lito (MDB), de vice. A oposição com apenas quatro vereadores sabe que não tem como brigar. O mandato é de apenas um ano.
Poderosa
A ex-candidata a deputada federal e empresária, Dileta Corrêa (PSL), tá toda prosa pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ter aceitado sua indicação de um empresário de Itajaí para secretário Nacional da Pesca. E, afirma que pensa no estado e no país. Não serão ‘desafetos’, se referindo veladamente ao presidente do PSL de BC, o Docinho, que atrapalharão o caminho.
Não foi aceita
Dileta contou ao articulista que não foi bem aceita pela executiva do PSL da Dubai Brasileira, mesmo sendo a única candidata à deputada federal da sigla. Ela avisa que também vai disputar a indicação para a majoritária em 2020, em BC. Isso, apesar do atual e, por enquanto, presidente Docinho ter lhe dito que “no PSL, nem pensar...”
Discurso sem nexo...
Enquanto o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) faz discurso em que afirma que será o presidente de todos, Docinho fala abobrinhas e prega o ódio. E joga a ladainha pra um público específico. Na Dubai Brasileira, é tratado aos risos nas esquinas.
Docinho e Quero-Quero?
Pode que Docinho se abrace com o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), pra dupla morrer abraçada na praia. Quero-Quero dando pulinhos, o que é natural da ave, e o Docinho fazendo o que mais entende... que é bater cabeça pra todo lado.
No cio
Achutti declarou à coluna que não é mais candidato a vereador. Se o atual prefeito, o pop star, Fabrício Oliveira (PSB), ou o ex-prefeito psitacídeo, Edson Periquito (MDB) o quiserem, ele tá igual ‘cadela no cio’. E Achutti afirma com todas as letras que quer estar na majoritária. Nem que seja de vice. Então tá.
De estirpe
O a Dubai Tupiniquim têm outros nomes. Pessoas que circulam em todas as camadas sociais, que têm diálogo. Política se constrói com diálogo, relacionamento e respeito. Como fez o Kaká Fernandes, que é suplente de vereador, e foi o responsável pela Casa Bolsonaro na city praiana. A própria Diletaé bem cotada.
Bronca
Ao não liberar os alvarás para que os comerciantes das avenidas marginais, na Dubai, construam as suas calçadas, conforme modelo padrão exigido pela prefa, a administração do prefeito Fabrício Oliveira (PSB) deixa, mais uma vez, o alcaide numa saia justa.
Garagem
Comerciante local confidenciou para este escriba, que tem diversas obras na Dubai Brasileira que não estão sendo edificadas conforme a legislação, que prevê uma porcentagem da construção voltada, exclusivamente, para vagas de garagens.
Ui!
Conforme o relato do denunciante, mais de 50 obras já teriam sido identificadas e mapeadas em situação irregular. Em alguns casos, pode se constatar que seriam supostos doadores de campanha que tem tido alguns privilégios, conforme aponta o denunciante. A situação deve chegar ao MP esta semana.
Crise
Crise da água em Tijucas chegou na casa do prefeito Elói Rocha, no final da tarde deste sábado. Moradores indignados realizaram um buzinaço com dezenas de carros. Aos gritos de “cadê nossa água?”, “queremos água!” e “fora Samae!”, o atual prefeito de Tijucas não apareceu para acalmar os moradores.
Água
Na Capital do Mergulho, a situação não foi diferente. Bombinhas ainda nem recebeu a carga total de turistas e já faltou o líquido precioso nas torneiras e as piadas tomaram conta pelos altos investimentos feitos pela city para garantir água na temporada.
Criativo
Uma das piadas que chamou a atenção deste articulista afirmava: “Quando era a Casan também faltava água, mas a conta era 35 pilas, agora continua a falta d’água e conta não baixa de 150 mangos”.
Rir
Se o poder público tivesse a mesma capacidade de criatividade e planejamento, que os piadistas da net, estaria jorrando piadas, digo água. Acho bom o leitor “Já ir” se acostumando com a falta de água na temporada das praias catarinenses, pois desta vez, a bronca é com São Pedro e não mais com Casan ou empresas de água.
Racionamento
Racionamento virou a palavra de ordem, tanto que na Maravilha do Atlântico, cercada de água por todos os lados, a Emasa já lançou a ideia de rodízio entre Camboriú e Balneário, para garantir que, em ambos os municípios, os moradores e visitantes possam ter água ao menos para lavar a sacaria e pôr a dentadura de molho no copinho na cabeceira da cama.
