JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Orçamento 2019
Durante a votação em primeiro turno do Orçamento para 2019, na piramidal peixeira, das 19 emendas apresentadas, apenas duas foram aprovadas. Uma delas era do próprio executivo, corrigindo erros formais do Projeto Original e a outra de autoria do vereador oposicionista Robison Coelho (PSDB).
Cheque em Branco
A emenda do bicudo, acertadamente, vinculou ao orçamento de cada secretaria o limite para o governo remanejar o dindim como bem entendesse, através de decretos e sem passar pela Piramidal. Na prática, se a emenda não fosse aprovada, o governo poderia jogar pra lá e pra cá, como bem entendesse, mais de R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais), um baita cheque em branco hein?
Quase passou!
A troca de parâmetros para o remanejamento de recursos dentro do orçamento foi proposta, pela primeira vez, neste ano, sem qualquer alarde pelo governo. Graças a atenção do vereador atucanado Robison Coelho, na análise do projeto, o truque não passou batido. A emenda foi aprovada por unanimidade.
Transpiedade
Outra emenda apresentada pelo tucano e que gerou grande discussão tratava dos pagamentos para a Transpiedade. Pela proposta do bicudo, os pagamentos de subsídio ou reequilíbrio contratual deveriam ter autorização da Piramidal. A emenda foi rejeitada por 10 a 9, placar apertado que demonstra a fragilidade da base governista.
Reforma
As atenções agora devem se voltar para a votação da Reforma Administrativa, prevista para acontecer em Sessão Extraordinária na próxima terça-feira. Linguarudos ligados ao bloco de oposição sopram que o projeto já tem um apelido entre eles: Reforma Fake News.
Ilusão óptica?
Os fofoqueiros garantem que não passa de ilusão o corte de mais de 200 cargos alardeados pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Arreda, raça de infelizes! Com muito esforço, chegam a conta de 30 cargos extintos, e olhe lá, debulham. Além disso, caceteiam que virão à tona outras propostas “midiáticas” incluídas na Reforma Fake News... É esperar pra ver!!!
Bicho pegou
Não foi apenas o calor que esquentou do outro lado da vala. O suplente de vereador Paulo Ney Laurentino (PSDB) e seu filho, o ex-secretário de Planejamento e Urbanismo de Navegantes, foram presos, ontem, acusados de constranger testemunhas. Ney, o filho e outras pessoas são investigados pelo Ministério Público por um suposto esquema criminoso.
Ui!
Linguarudo assovia pra coluna que o Ministério Público Federal despachou para o Ministério Público Estadual de Navega-City o processo do ex-prefeito Bob Carlos (sem partido) na Lava Jato, onde constariam supostas doações ilegais da Odebrecht e seu nome de guerra seria Rei. Ai, ai, ai que dor!
Fogo
A coisa tá pra lá de caliente na Capital Catarinense do Mergulho, nada ecológica, onde a casa do povo só não criou uma CPI ainda, devido ao conturbado período eleitoral para escolha da presidência da mesa.
Dedada no zoio
Este articulista pançudo recebeu informações de que estaria rolando até dedada no zoio nos bastidores da briga pela cadeira mais estofada do legislativo de Bombinhas. Um homenageado teria sido constrangido em sessão pública, devido a um projeto de nepotismo assinado por cinco excelências excelentíssimas e que atingiria filho de vereadora.
Tapas & beijos
Entre tapas e beijos, o novo presidente deve ser aclamado na próxima sessão da Casa Legislativa. O período para presidir a casa do povo vem carregado de pegadinhas e ensaios para próximo pleito eleitoral, em 2020, onde a onda da mudança pode deixar muitos barnabés órfãos de seus cargos, do projeto de reeleição ou sucessão política e partidária.
Pegou fogo
Denúncias recentes feitas pelo advogado Fábio Prá esquentaram ainda mais a sucessão na casa do povo. Caso não falte mais água, vão ter que usar o líquido sagrado para apagar o fogo político que está levantando entre os poderes em Bombinhas. Oh, Pai eterno!
Licitação
O advogado Fábio destaca com relação as denúncias que a vereadora Márcia Pinheiro (PDT), da base governista, em sociedade com o marido, teria vencido uma licitação pública, no valor de R$ 960 mil para manutenção das escolas municipais. Os denunciantes afirmam que a vereadora, no primeiro mandato da prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT), agora deputada eleita, era cozinheira. Diz que a evolução de seu patrimônio não condiz com a sua remuneração.
