JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Em paz
A noite de terça-feira, na piramidal casa do povo, foi marcada pelo clima de paz e harmonia, na votação da criação do segundo Conselho Tutelar e na regulamentação da composição do mesmo. O presidente do PP, vereador Fernando Pegorini, praticamente liderou todo o processo, empoderado pelo Comdica, ministério Público, juizado da infância e juventude e sociedade organizada.
Alto nível
Os trabalhos foram conduzidos em alto nível e as demandas foram praticamente todas contempladas na legislação, onde aparentemente venceu a legalidade e a democracia. Quem sai enfraquecido de todo esse processo, sem dúvida,é o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Manter o chapão
O vice queria manter o chapão com reserva de vagas porque mantinha em seus quadros brizolistas para vencer as eleições. Com a eleição individual e sem reserva de vagas, mantida a prioridade da capacidade técnica e votação individual, o sistema fica mais democrático e desmonta a estratégia de poder de Sodré no conselho mantida há anos.
Fofoqueiros
As más línguas cospem que o fato do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) não interferir, além de ganhar pontos saudáveis com a sociedade, colocou Sodré no seu devido lugar.
Voo solo
Desde a exoneração da patroa e da negativa de seu retorno ao Semasa, Sodré tem travado batalhas políticas internas com Volnei que, pelo menos dessa vez, demonstrou ter o comando do processo político.
Presidência
Os vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, elegeram na noite de terça-feira, a nova mesa diretora, que terá na presidência o maior rival do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), o vereador Zeca Simas (DEM).
Na marra
Já tem gente dizendo, arreda raça de bocudos, que o homem dará um jeito de tirar o prefeito do palácio das pedras, nem que seja pra sentar na cadeira por apenas alguns dias.
Derrota
Essa é mais uma derrota significativa do governo Elcio, que continua sem um articulador político capacitado para dar rumo à administração emedebista. Apesar de fazer ajustes necessários em prol da cidade, Elcio tem se desgastado demais por conta da câmara de vereadores. Dizem que o prefeito também erra ao não dialogar com as pessoas.
Judas
Apesar de o governo ter seis parlamentares na base de apoio, o candidato que se escalou de última hora, Josué Pereira (MDB), teve apenas cinco votos, uma demonstração clara de que alguém traiu o prefeito médico. Aliás, é uma vergonha o governo ir para uma eleição sem um nome definido.
MDB errou
A fatura por conta da perda da presidência também se deve ao partido do prefeito, o MDB, que se mostra contrário a uma composição com siglas que até agora eram oposição. Política se faz construindo, se não querem compor, vão continuar isolados e com risco de estarem fora da eleição de 2020. Esse é o jogo.
Mesa
Na composição final, além de Zeca Simas, foram eleitos Jane Stefenn (Rede) como vice-presidente, Márcio Pereira (PV) como primeiro secretário e Márcia Freitag (PSDB) como segunda secretária.
Pastel
Na Dubai Brasileira, o principal compromisso do prefeito relâmpago Roberto Bem Claro Jr (MDB), foi comer um pastel na barraca do Paulinho. Não deve ter pagado... Robertinho é um baita mão de vaca. Robertinho, como chefe do executivo, mandou fechar as torneiras dos chuveiros da praia central. Tudo culpa da estiagem.
Protagonista
É esperado que com o empresário peixeiro Jorge Seif Júnior, confirmado como futuro secretário da Pesca, passe a protagonizar avanços e melhorias ao importante setor econômico da cidade e região.
Docinho
O presidente do PSL da Dubai Brasileira, aquele com nome de docinho,é um se achão sem fim. Garganteia que quer ser o próximo prefeito da praia mais desejada do sul do mundo, mas a única coisa que fez na vida foi dar porrada e levar porrada na cara. Além de ser um personagem que arrota grandeza e importância.
Será o que?
O docinho alardeia sua amizade com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seus filhos e diz que fez um monte pela eleição do ‘Mito’. Só que amigo o senador Magno Malta também fez e... Ou não? E Magno que dizia pra todos que seria ministro. Ficou na estrada chupando o dedo.
Ou seja...
...o docinho será o quê no governo Bolsonaro? Ou pra ficar mais próximo, será algo na administração do futuro governador Carlos Moisés (PSL)? A não ser que criem o cargo de leão de chácara, onde o nomeado fica brecando e xingando os incautos na portaria ou socando quem se atravessa na sua frente.
Absurdo
Não tem nem como ser candidato a prefeito quem desagrega ao extremo. Em um grupo de zap-zap, ao se referir a uma jornalista da prefa dos altos da Dinamarca, lascou que não queria saber se a guria era competente, mas sim se era gostosa.
Piada pronta
E ao ver a foto da profissional, despudoradamente, falou: “essa eu pegaria”. Esse é o docinho que alardeia ser um defensor da família, dos bons costumes e da moral. Só não aprendeu a lição básica de respeitar as mulheres. Prefeito? Demora viu...
Jogo jogado
Na piramidal casa do povo continuam as articulações para mesa diretora, Fabrício Marinho (PPS), continua zanzando em busca de apoio para bater chapa com atual presidente do legislativo, vereador Paulinho Amândio (PDT).
Guerra nos bastidores
Há uma brigaçada nos bastidores entre a vereadora visceral Dulce Amaral (PR) que quer se manter na chapa como vice-presidente. O vereador Milrilho, ops Murilo Pereira (PP), corre por fora para disputar pela vice.
Tristonho triste
Há quem diga que o vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade (PP), estaria interessado na disputa da vice-presidência, mas o presidente Paulinho Amândio e seus discípulos têm interesse no pleito. Oh, tristeza!
Nomeação
O ex-vereador Alexsander Alves Ribeiro, conhecido como Canídia, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, foi nomeado recentemente no gabinete da vereadora altona Juliethe Nitz (PR) na casa do povo da Dubai brasileira.
Investigado
Canídia é acusado pelo Gaeco por ter participado de um suposto esquema que tinha como objetivo alterar o Plano Diretor de Camboriú para beneficiar empresários do ramo da construção civil. Teve mandato de prisão temporária. Naépoca também foram presos outros abobrões e a ex-prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB), na operação denominada “Terra Prometida”.
De zóio na boquinha
A apreensão tá grande na Barra Velha, por conta da expectativa da eleição do novo chefão da câmara de vereadores. No páreo, declarado, o atual secretário da mesa diretora, Marcelo Nogaroli (MDB), filho do ex-prefeito Orlando Nogaroli (MDB). Por fora, estaria correndo nomes que tentam a boquinha, como Tainha Peres, do PPS, Marciel Berlin, do PSB e também o médico Jorge Borghetti (DEM).
Acordo
Marcelo conta com acordo firmado em 2017, que levou ao poder Alex Palmital (PSD). E teria ainda os votos de Juliano Bernardes (MDB) e Maurício Simas (PSD). O próprio Borghetti comprometeu-se em votar em Nogarol, mas estaria sendo assediado pelos bocas-de-fogo da terra do pirão. É aguardar.
