JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prometeu e cumpriu
Tem gente que nem tá acreditando que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) está cortando comissionados. Assim como a coluna antecipou, o chefe do executivo confirmou o desmame, ops, o fim, de 247 cargos comissionados.
Berlinda
No paço da Vila Operária, o povão tava de cara porque Volnei não poupou o corte de cargos que ficam no topo da pirâmide salarial. Serão 10 salários de bagrões, ops, secretários, eliminados da folha de pagamento a partir de fevereiro.
Ousadia
A medida positiva do prefeito foi realizada após meses de estudos da Fundação Getúlio Vargas, que auxiliou num novo organograma institucional. Unir secretarias, excluir outras e também valorizar os barnabés efetivos, abrindo espaço nos cargos de chefia.
Cortes
Uma das secretarias que dançou foi a de Habitação, que se unirá ao Desenvolvimento Urbano. Quem também diz adeus é a secretaria de Pesca, juntada ao Desenvolvimento Econômico. Ao perder o status de secretaria, essas duas pastas também perdem assessores.
Economia
Volnei também colocou as fundações sob o comando de um único superintendente, eliminando altos salários, reduzindo o número de diretores, compartilhando assessores entre as pastas e, o principal, economizando. Além dos cortes, a economia também virá da revisão dos vencimentos dos comissionados, que terão salários diminuídos em muitos casos.
Milhões pro povo
A reforma fará com que a prefa peixeira poupe quase um milhão de reais por mês, ou seja, um ganho anual superior a R$ 10 milhões. Dinheiro que poderá ser aplicado em obras e serviços que o povão tanto reivindica.
Votação
O projeto de reforma administrativa do prefeito deverá ser votado pelas nossas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo antes do recesso. Deve valer em fevereiro de 2019.
Enfrentar
Não quero antecipar nada, mas duvido que algum vereador vote contra um projeto que traz redução de cargos e economia aos cofres do município. Cumprimento o prefeito Volnei pela enxugada e desejo boa sorte pra enfrentar as possíveis feras desmamadas.
Apoio
O prefeito em exercício da Dubai Brasileira, Carlos Humberto (PR), teria chamado o presidente da casa do povo, Roberto Bem Claro de Souza Júnior (PR), ontem. Ele declarou apoio à reeleição de Roberto. Hummmm...
Oposição
A oposição na casa do povo da Dubai tá mostrando força. Na sessão de quarta-feira não aprovou a redação final do projeto que permite aos bares e restaurantes vender petiscos na areia da praia. Apesar do projeto polêmico já ter sido votado, enquanto a redação final não for aprovada, não pode ser sancionado pelo prefeito.
Primeira vez...
É a primeira vez que uma ‘redação final’ de um projeto não é aprovada nesta legislatura que completa os seus dois primeiros anos. E demonstra o enfrentamento de forças na casa do povo, faltando poucos dias pra votação que vai decidir os dois últimos anos de mandato do presidente do legislativo.
Desprezo
Infelizmente, o governador eleito, Moisés da Silva (PSL), tem desprezado veículos e profissionais de comunicação, ao apostar em uma forma “pessoal” de se comunicar, através das redes sociais, nos moldes do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Comunicação
Moises precisa ter bem claro que não é Bolsonaro. Estratégias são moldadas conforme o caso. Peca em rebaixar a secretaria da Comunicação e de não dar o devido valor para profissionais, já que molda a sua administração na academia, com grande influência em pensadores da Unisul.
Comunicar-se
Moisés tá deixando de falar com a sociedade através da imprensa. Na época da campanha, vivia nos meios de comunicação. A imprensa continua cumprindo seu papel de fomentar o debate, informando, discutindo, elogiando e, principalmente, criticando quando necessário.
