JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali
Os bocudos de plantão estão pra lá de faceiros com a recente notícia do guia Abril, colocando a nossa universidade da city peixeira com a maior constelação dos últimos anos. Professores, alunos e funcionários com o sorriso na orelha com importante destaque acadêmico.
Reconhecimento
Há que se reconhecer o imenso esforço e competência da atual gestão da Univali em aproximar a universidade da comunidade. Com sua forte inserção social, a Assembleia Legislativa, irá homenagear nossa Univali com o selo social, reconhecendo seu protagonismo na área social.
Mais um golaço
Um passarinho cantou nos ouvidos deste escriba que mais uma pá de estrangeiros (chineses, espanhóis e israelenses) têm circulado por nossa universidade para estabelecer novos projetos e convênios de dupla titulação na graduação e pós-graduação. Importantes e inovadores projetos pela frente.
Projeto inovador
Outro grande projeto está sendo desenvolvido pela nossa Univali em parceria com a Celesc, que vai investir R$ 2,5 milhões de reais para que alguns prédios da universidade, a exemplo do que já ocorre no campus de Biguaçu, gerem energia limpa e contribuam tanto com o meio ambiente, como com a redução de despesas com energia elétrica.
Conquistas
Com tudo que estamos vendo e ouvindo, fica pra lá de evidente os acertos da atual gestão da nossa universidade maior que, em apenas oito meses no comando da instituição, conseguiu transformar o cenário caótico desolador em esperança e conquistas.
Que assim seja...
E tudo isso com significativos avanços nas áreas administrativa e acadêmica, que a cada dia orgulham ainda mais os itajaienses. Este temente ao Altíssimo continua torcendo pra o sucesso da nossa Univali. Amém!
Lapa derruba taxa
O vereador Bonzinho, Edson Lapa (PR), denunciou ao Ministério Público e conseguiu derrubar a taxa do carnê do IPTU cobrada ilegalmente há 25 anos. A canetada do MP recomendou que o prefeito não só suspendesse imediatamente a cobrança, como devolvesse os valores. É uma vitória maiúscula do vereador! Parabéns!
Derrota acachapante
E derrota gigante do governo, que conta com uma base tão grande de vereadores apoiadores e nenhum foi capaz de ver que o município cobrava uma taxa ilegal há tanto tempo. Foi preciso um vereador da oposição, de primeiro mandato, ver e trabalhar para corrigir o erro histórico.
O único
A vereadora de Itajaí, Renata Narcizo (SD), tem apanhado Brasil afora, por conta do seu equivocado projeto de animais em correntes. Sob a alegação de delimitar o tamanho da corrente que prende cachorros, a vereadora institui no país o único munícipio que legaliza, em tese, cachorros acorrentados.
Urgência
Depois da burrada, Renata protocolou projeto propondo mudanças no código de Defesa Animal. Pretende deixar nas correntes apenas os animais considerados violentos. Quanto mais presos na corrente, mais violentos se tornam, Renata.
Supetão
No projeto que pretende votar, hoje e quinta-feira, a vereadora já começa pedindo desculpas. O que a excelência excelentíssima necessita é ouvir os protetores de animais. Não se pode fazer de supetão. É preciso humildade pra escutar.
Debater
Lógico que é direito e dever do vereador propor, mas tem que chamar os protetores, a sociedade, debater o código que pode ser melhorado. Até porque mexer em algo como o código de defesa dos animais, merece mais atenção.
Acabar com correntes
Propor um projeto que acabe com as correntes como em outras citys do país. A capital manezinha, por exemplo, propôs e aprovou tal medida contra os animais presos em correntes. Ou seja, na proposta de hoje, Renata pretende estancar a sangria de estar apanhando pela burrada das correntes.
Vermelho
A sirene de alerta teria soado nos altos da Dinamarca, deixando os administradores de cabelo em pé. Pela fórmula que foi apresentada, os números que não são nada satisfatórios, podem deixar o prefeito em má situação, podendo não honrar com o faz me rir do servidor público, já a partir de março de 2019...
Irresponsável
A situação está no limite devido a contratação de mais de mil barnabés, feito de maneira irresponsável, pra não dizer ilegal, pelo ex-prefeito Edson Periquito, em 2015. Um dos piores prefeitos da cidade.
Inchaço
O inchaço da máquina chegou ao limite prudencial que o Ministério Público vem alertando e, no próximo ano, esses mais de mil cargos, vão incorporar o triênio em seus salários, deixando a folha de pagamento inchada, podendo chegar ao comprometimento de 75% só com os barnabés públicos.
Impopular
Ventilou-se uma reforma administrativa e a exoneração de trocentos cargos, mas o ato não sai no papel. A medida seria muito impopular ao final de ano e o alcaide não quer ficar mal com ninguém. Vai ter que quebrar ovos, se quiser fazer um omelete ou continuar arcando com uma possível improbidade.
