Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Vem aí


Vem aí

Enquanto se comenta nos bastidores sobre uma propalada reforma administrativa do governo Volnei Morastoni (MDB), o cargo de chefia de gabinete continua vago. Bastidores citam como possível nomeado o ex-vereador Topetudo, Osvaldo Gern, que é o presidente do Partido da República peixeiro.

Mandam

O grande dilema é que tem muita gente no gabinete blindado de VM que manda e desmanda, até mais do que o prefeito. E isso fica latente quando se vê quantos passaram pelo espinhoso cargo e vazaram, nos últimos dois anos. Vira e mexe, o chefe de gabinete acaba batendo de frente com quem manda. Dá no que dá.

Movimento

A próxima legislatura da piramidal casa do povo terá 17 vereadores. Serão quatro cadeiras a menos das atuais 21. O legislativo já teve 12 excelências excelentíssimas. Mas, um movimento forte há alguns anos, fez com que voltasse a ter 21 representantes. Agora, nos bastidores, fervilham informações de que a pressão é pra que se mantenha o atual número de cadeiras.

Tudo igual

E a pressão é de partidos políticos, futuros postulantes e até de vereadores que pressentem diminuídas as chances na eleição de 2020. Contudo, é uma falácia de que mais vereadores alojados se traduziu em qualidade dos trabalhos. Isso é lenda.

Não custa nada...

Uma das justificativas é de que o valor que deve ser disponibilizado, constitucionalmente ao legislativo, não muda com mais ou menos cadeiras. A sociedade organizada estaria melhor representada por vários seguimentos. Na verdade, virou apenas uma torre de babel, com raras exceções.

Contramão

Além disso, se tal se configurar, estará indo na contramão da vontade das ruas. A última eleição demonstrou a impaciência do povão. Ninguém quer aumento de cadeiras. Na verdade, é preciso diminuir o duodécimo que é repassado ao legislativo. Eles precisam ser menos caros à sociedade.

Difícil

Na próxima eleição municipal, em 2020, vai vigorar a cláusula de barreira. A nova legislação vai proibir coligações. Ou seja, hoje os partidos podem concorrer em bloco, como se fosse uma única legenda. A medida vai combater os chamados ‘partidos de aluguel’. Mas também vai demandar um esforço maior das siglas em apresentar uma forte nominata.

No cofre

Tem presidente de partido na city peixeira que garganteia que já tem fechadinha uma nominata poderosa para o próximo pleito. Diz que trancou em um cofre pra que outras siglas não ‘roubem’ os nomes já mapeados e escolhidos. Hummmm.

Livro

A deputada eleita e vice-presidente do PSL peixeiro, a bela que é fera, Ana Carolina Campagnolo, pretende lançar um livro em fevereiro do ano que vem. Ana, no seu perfil nas redes sociais, se apresenta como “Deputada Estadual eleita, professora de história, cristã, antifrágil, antimarxista e antifeminista”, com certeza vai causar e muito com a publicação.

Sumiu

O vereador da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Piteco Silva, está desaparecido. Até o momento em que esse dedilhava essas linhas, Piteco não havia feito contato com a família. Ele teria desaparecido no caminho de Curitiba, para onde viajava de moto.

Brasília

Há quem diga que ele teria embarcado pra Brasólia. Contudo, é a coisa mais rara e difícil do mundo, um político ir pra capital federal em um fim de semana. Os políticos, geralmente, carcam antes do finde. A coluna torce para que esteja tudo bem.

Bizolhar

Há informação de que tem gente que será beneficiada e receberá um imóvel no loteamento São Francisco de Assis, mas não reside mais na Murta. Alugou sua baiuca e mora em outro lugar, mas vai receber um imóvel que priorizou famílias que vivem em áreas de risco.

Quer saber

A ex-vereadora e presidente do PSDB, minha musa BBB, Anna Carolina, pretende entrar com um requerimento na prefa peixeira, questionando o aditivo concedido à empreiteira Nantes concedendo um reajuste por conta do aumento dos trabalhadores da referida empresa em 23,26%. Aumento retroativo a 2017.

E...

Não que a ão possa e não deve questionar o aditivo. Mas não seria mais pertinente ao vereador da sigla, Robison Coelho, que é uma das maiores oposições ao governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, se envolver no assunto? Parece que há um racha no ninho. Principalmente, quando se coloca que Robison é um nome forte na sigla pra majoritária em 2020.

Seminário

O PSL da Santa & Bela, através de seu presidente Lucas Esmeraldino, realizou um evento no sábado, em Capivari de Baixo, no sul do Estado, para debater o futuro da política no Brasil. Renomados especialistas em direito e profissionais da comunicação, participaram de painéis e debates.

Vitoriosa

O encontro foi realizado pela Menegaz Jr., através do proprietário, Laércio Menegaz Jr, consultor político credenciado pela Associação Brasileira de Consultores Políticos do Brasil (Abcop). A Menegaz Jr. foi a empresa que promoveu a campanha vitoriosa do governador Carlos Moisés (PSL).

Eleitos

Durante o seminário, uma roda de debates foi promovida entre os parlamentares eleitos pelo PSL/PSB e PSD, que reuniu deputados federais e estaduais, com o suplente de Senador e presidente estadual da sigla, Lucas Esmeraldino. O presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen, também participou.

Lero

Paulinho Bornhausen e o ex-deputado estadual, atual prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), baterem um longo papo em área reservada do evento. Bornhausen almoçou, de camisa polo e tênis, circulou de mesa em mesa, no maior estilo candidato. Hummmm...

De BC

Da Maravilha do Atlântico, participaram o suplente de vereador, Kaká Fernandes, que coordenou a Casa Bolsonaro na city praiana e os jornalistas Fabian Lemos e Fernando Carnevalli.

Escalação

O presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, renunciou na semana passada, ao mandato de vereador em Tubarão e é um dos nomes escalados para a linha de frente da equipe administrativa do governador Carlos Moisés, que pode iniciar os anúncios da composição do primeiro escalão do novo governo nesta segunda-feira.

Não é culpa

O prefeito da capital do mergulho, Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), em entrevista à imprensa, diz que o problema de quebrar o comércio de Porto Belo, não tem nada a ver com a famigerada TPA que é cobrada em Bombinhas. Isso porque o prefeito Emerson Stein (MDB) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pediram flexibilização da cobrança a cada 24 horas.

Culpou comércio

Paulinho Bagual, que é bocudo, desancou que o problema do fechamento de comércios não é culpa da prefa de Bombinhas, mas de fatores “como a abertura da Havan, Fort Atacadista e Komprão”. Phode, um prefeito falar uma bobagem desse tamanho?

Bobagem

Um prefeito culpar empresas que estão chegando, beneficiando as duas cidades, é lamentável. Mas bom senso nunca foi o forte do sucessor da prefeita Paulinha...

Tem que se impor

O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, tem que se impor. Só pra citar, fez um decreto pra que os caminhões de lixo de Bombinhas que transitam pela cidade, só circulassem das 23 às 6 da manhã, por conta da fedentina medonha. Sabe o que aconteceu? Nadicadenada.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.