JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra torcida
Bocudos de plantão que acompanharam a audiência pública na piramidal casa do povo pra tratar de uma possível privatização do porto peixeiro lascaram que ela não foi essas mil maravilhas...
Se promover
Pelo contrário, disseram que não trouxe nada demais e teria servido apenas para o vereador Robison Coelho (PSDB), que é portuário, tentar se promover (arreda, seus bocudos, raça de infelizes!), jogando pra torcida como salvador de algo que ninguém tem a menor ideia se vai ou não rolar...
Sem contraponto
Os fofoqueiros detonam que entre os participantes da audiência não havia nenhuma pessoa que pudesse dar um posicionamento concreto ou com argumentos claros a favor da privatização. Ou seja, juntaram um monte de gente favorável à manutenção da atual forma de gestão, usando o microfone pra falar praticamente a mesma coisa.
Total incógnita
A verdade, segundo os linguarudos, é que ninguém sabe se o presidente eleito vai querer ou não privatizar o porto peixeiro, visto que Jair Bolsonaro (PSL) ainda nem assumiu o mandato. Por aqui o pessoal tá botando a carroça na frente dos bois. Será que é pra fazer média com os portuários, se perguntam. Arreda, cambada!
Dois mundos
Se pensarmos bem, “mamar na teta” de um porto público é muito mais fácil do que no porto privado, inclusive pros trabalhadores. Basta ver a diferença de mundos que rola entre os terminais de Itajaí e Navegantes.
Raios-X
Enquanto do outro lado da vala os profissionais, em sua maioria, precisam mostrar capacidade técnica pro trampo, por aqui ainda há muita gente que herdou sua vaguinha dos pais ou avós, sem falar das várias entidades que costumam ditar regras no terminal. O tema é complexo e mereceria até um raio-x do setor pro povão entender o contexto.
Se coçando
O empresário da antiga estrada de Brusque, Vandelino Raimondi, tá trabalhando nos bastidores, visando as eleições de 2020. Há quem diga que Vandelino quer estar na majoritária, sendo candidato a prefeito ou vice. Hummmm. Aliás, a placa puxando a sacaria do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que a dona justa eleitoral mandou retirar, foi recolocada pelo empresário.
Abelheiro
O vereador Lucas Gotardo (PSB) pretende mexer em um abelheiro. Ele quer propor a revogação de trocentas leis que não servem pra nada. No caso, não funcionam e nem são aplicadas. O problema é que tem leis que foram propostas e aprovadas por pares do legislativo. É atiçar abelha com vara curta. Ai, ai, ai que dor!
Independente
Há quem diga, também, que a excelência excelentíssima que há poucos dias tava na disputa à câmara federal, tem tudo pra se declarar independente na casa do povo da Dubai tupiniquim. Cumé quié? Lucas é da base do governo e do partido do prefeito pop star, Fabrício. Será que será?
Renato Felipe
A eleição da a city peixeira teve chapa única concorrendo à vaga para a presidência da subseção. Renato Felipe de Souza foi eleito presidente, Marco Antônio Cachel como vice, Ketrin L. Schubert T. Bastos Gama como secretária geral, Márcio Kern Fehlauer secretário adjunto e Douglas Fílipe Mafra na tesouraria e mais 39 conselheiros.
Língua afiada
O Mago do Gravatá, que se auto intitula cientista político e fofoqueiro profissional, permanece observando atentamente e mergulhado em suas reflexões sobre o que ocorre na política de Navega-City. A sua língua afiada parece não ter limites.
Aconselhar
Mas, apesar da sua sapiência, o Mago do Gravatá não dá um passo sequer sem se aconselhar com o Passarinho falador que frequenta as muitas rodas de prosa em território dengo-dengo. Afinou-se?
Sem avanços
A conversa que tem rolado na margem esquerda da vala é de que o prefeito meio-careca Emilio Vieira (PSDB) vive um dilema crescente ao olhar para o histórico da sua gestão.
Deixa a vida levar...
A falta de protagonismo e de integração do alcaide com as demais lideranças da city, encolheu os seus horizontes. Agora, parece até torcer pra que 2020 bata logo a porta e que apareçam outros pretendentes pra ocupar a cadeira mais desejada de Navegantes.
Estufar o peito! Será?
A raça de puxas de plantão ainda crê que o prefeito Emilio poderá ressurgir das cinzas, tal como a mitológica Fênix, caso tenha peito para fazer as mudanças esperadas e prometidas para o povão.
