JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bomba sem desconto
Enquanto por toda Santa & Bela Catarina as Procuradorias de Defesa do Consumidor (Procon), fiscalizam e notificam postos de combustível pra saber por que não repassaram às bombas os 27% de desconto que a Petrobras concedeu, desde o mês de setembro, na city peixeira nada se sabe, nada se escuta...
Sisplicar
Em Palhoça, por exemplo, o chefão do Procon visitou os postos de combustível e os notificou a apresentarem as notas fiscais de compra de gasolina, dsetembro até agora pra bispar a real situação.
Será que será?
Há quem diga que o Procon peixeiro não se coça - porque o presidente do sindicato dos postos de combustível é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, ele mesmo, Giovani Testoni. Ah, para, né. Vocês não vão para o céu, raça de linguarudos!
E...
Além disso, ainda segundo a raça da língua estirada, o chefão do Procon de Itajaí, Raphael W. Rosengarten Fonseca, tem um posto de gasosa na rodovia Osvaldo Reis. O que torna a situação pra lá de complicada. Os bagrões da prefa peixeira são donos de postos de combustíveis e um é presidente do sindicato da categoria? Pracabá!
Prestigiada
Foi inegavelmente um sucesso a audiência pública sobre a possível privatização do porto peixeiro, realizada na piramidal casa do povo, na noite de segunda-feira. A câmara ficou lotada e o evento foi prestigiado.
Contra
Depois das palestras do superintendente do porto, Marcelo Salles, e do diretor-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, Sérgio Aquino, não teve uma única alma que defendesse a privatização da autoridade portuária, idealizada pelo novo governo federal.
Seguidores do “mito”
Nem mesmo os seguidores do “mito”, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que estavam presentes em peso na audiência, se manifestaram pela privatização. As palestras comprovaram por A + B que a privatização total do porto, como anunciou o novo governo, foi um modelo que não deu certo em lugar nenhum do mundo.
Caminho do meio
Além de expor e comprovar com dados técnicos que a privatização completa do terminal é um péssimo caminho não apenas para Itajaí, mas para a economia portuária brasileira, os sabichões ainda explicaram o que precisa ser alterado na legislação atual para que os terminais que têm a autoridade portuária pública e a exploração comercial privada sejam cada vez mais competitivos e lucrativos.
Comprometimentos
Além de deixar claro que a cidade de Itajaí não quer a privatização total do porto, o encontro serviu para que nossas nobres excelências excelentíssimas federais e estaduais se comprometessem a lutar por esse propósito.
Firmou compromisso
O deputado federal e futuro senador, turco-careca Esperidião Amin (PP), firmou um compromisso público de lutar pelas alterações na legislação portuária e para que o porto de Itajaí permaneça no modelo Landlordport – que é o sistema dos maiores e melhores portos do mundo, inclusive de potências capitalistas administradas por governos de direita, como é o caso dos Estados Unidos.
Compromisso
Além do senador eleito Amin, os deputados federais Hélio Costa (PRB) e Fábio Schiochet (PSL) e os deputados estaduais Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) e Onir Mocelin (PSL), se comprometeram a lutar junto ao novo governo federal para que a autoridade portuária de Itajaí permaneça pública.
Competividade
Vão batalhar, também, pela renovação do contrato de delegação que torna o porto municipal e não federal, pela renovação do contrato com a arrendatária APM Terminals – a maior empresa do mundo setor portuário - e por mudanças na legislação que permitam melhorar a competitividade e aumentar a regulação do mercado.
Juntinhos pelo Porto
O que chamou a atenção dos perdigueiros da coluna foi a presença do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), que ficou até o final dos debates e do ladinho do proponente da audiência e hoje seu maior opositor na piramidal casa do povo, o vereador Robison Coelho (PSDB). Ambos mostraram maturidade, colocaram suas diferenças políticas no bolso e se uniram pelo porto, que é mola propulsora da economia de Itajaí. Deram um banho.
Gigantes de volta
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) participa na manhã desta quarta-feira do receptivo ao navio Fantasia, da empresa MSC, o primeiro transatlântico da temporada na Dubai brasileira, que terá outras 27 escalas. É BC se firmando na rota dos naviozões de passageiros.
