JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Debate
Hoje, acontece debate sobre a mudança que pode atingir, em cheio, a economia de Itajaí. Audiência pública na câmara de vereadores debate a possível privatização do porto peixeiro, idealizada pelo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).
Itajaí como fica?
A notícia da possível privatização do porto peixeiro, que é gerido pelo município e representa mais da metade da arrecadação de Itajaí, é recebida com temor pelos sabichões da área portuária e também da pesca e do turismo. Atualmente a operação do porto peixeiro já é realizada pelo setor privado, mas a tinta da caneta quem tem é o município, que detém a gestão do canal de acesso.
Prós e contras
É justamente para debater os impactos que a possível mudança pode causar na terrinha, que será realizada a audiência pública nesta segunda-feira, às 18 horas, na piramidal casa do povo. A reunião vai acontecer graças a um requerimento da Comissão de Complexos Portuários, presidida pelo vereador Robison Coelho (PSDB).
Destaque
Na política há sempre troca de farpas entre oposição e situação. Mas há consenso entre todas as otoridades da região que, atualmente, Robison é o político peixeiro que mais tem conhecimento sobre o setor portuário. Quando o assunto é porto, o parlamentar mostra um grande amadurecimento político e tem sempre colocado o tema e a cidade acima de qualquer picuinha.
Distanciamento
A Guarda Municipal de BC voltou a fazer operação concentrada de segurança, mas de forma isolada da PM. O que se percebe, inclusive nos vídeos postados, com declarações de ambas as partes, é um grande distanciamento entre as corporações. A causa da discórdia foi uma ocorrência onde houve atrito entre a PM e GM, semana passada. Ocorrência com fim curioso: as forças policiais discutindo na delegacia e os bandidos foragidos.
Dona Justa
A deputada estadual eleita e professora Ana Caroline tá defendendo na dona justa que, quando foi às redes sociais instar os alunos a filmarem os mestres, quis evitar que o sagrado recinto escolar fosse utilizado como instrumento de ódio do ‘nós contra eles’.
Agravo
A afirmação tá no agravo de instrumento com efeito de pedido suspensivo no Tribunal de Justiça para anular a decisão em primeira instância que proibiu de fazer ou receber denúncias nas redes sociais.
Ato ilícito
A deputada é defendida pelo advogado fodão, Gastão da Rosa Filho, e pela advogada Nicole Moré Bertoltti. Para o Ministério Público, Ana cometeu ato ilícito ao sugerir à estudantada filmar os mestres em sala de aula.
Ficou fulo
O empresário Luciano Hang endoidou com o pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) que pede que ele pague cem milhões de reais, por conta de sua atuação na eleição deste ano, por supostamente ter pedido ou coagido que seus funcionários votassem em determinados candidatos.
Ameçado de morte
Hang afirmou que é um ativista político que está sendo perseguido e que não sabe onde o MPT arruma esses valores de indenização. “Pensam que cem milhões nasce em árvores,” respondeu. Luciano diz que confia na justiça mas que tem recebido telefonemas com ameaças de morte. Nas rede sociais, Luciano Hang afirmou que “dezenas de advogados de todo Brasil se ofereceram pra defendê-lo de graça”.
Sessão solene
A casa do povo da Dubai Brasileira, na noite de hoje, faz sessão solene em homenagem aos 53 anos de fundação do Poder Legislativo. Na oportunidade vai ser feita a entrega de títulos de homenagem para personalidades que contribuem com desenvolvimento da praia, digo, da city.
Honrarias
Vão receber os títulos de Cidadãos Honorários: Luciano Hang, Auri Antônio Pavoni, Francisco Graciola, Julimar Rogério Dagostin, Luiz Carlos Tigrão Pereira, Narbal Busato de Souza, Remi da Silva Osório, Ronaldo de Oliveira, Sandro Luciano Bernardoni e Valdir de Andrade. E títulos de Cidadão Beneméritos: Ademar José da Silva, João Miguel (Tatá) e Luiz Fernando Benvenutti.
Rifa
O pepino da vez, digo, abacaxi que entregaram ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB), nem Brasólia resolve. Os perdigueiros da coluna contam que o vice-prefeito, Carlos Humberto (PR), teria exigido o retorno do homem nota 10, e ex-secretário da Inclusão, dublê de vereador e locutor do caminhão do peixe, Luiz Maraschim.
Rifado
Marasca, segundo os linguarudos de plantão, teria sido rifado pela própria colega, a Pink Cristina Barrichello, que acabou ficando com a vaga, enquanto Maraschim se “licenciou” para coordenar a campanha de Carlos para leleia.
Adverso
O prefeito Fabrício teria exposto a dificuldade de encaixe do Maraschim na equipe, que está sendo “enxuta” em 50%, segundo o que tem sido ventilado na Dubai tupiniquim. Baita problemão.
Cabeça do galego
Sem espaço para o PR, o vice Carlos Humberto teria exigido a saída de Rubens Spernau, do Planejamento, sob a alegação de que Maraschim esteve junto durante toda a campanha do prefeito Fabrício, enquanto Rubens declarava o seu apoio ao adversário Pavan.
Pediu pra sair
O vereador Samuel Paganelli pediu pra deixar a presidência do PSDB do outro lado da vala. Alegou motivos pessoais. Circula a informação de que o vice-presidente, Juliano de Maria, também quer sair. Complicado, hein? Todo mundo querendo deixar o comando do partido do prefeito de Navega-City, o meio-careca, Emílio Vieira (PSDB). Ai, ai, ai que dor!
Pavan no Turismo?
Surgiu, à boca pequena, ontem, na Dubai Brasileira, informação de que o velho timoneiro, atucanado Leonel Pavan, foi convidado pelo novo governador, Comandante Moisés (PSL), a compor o seu governo na área do turismo. Só pode ser brincadeira ou factoide. Né?
Sério?
O governador que veio propondo mudança total, em algumas áreas vai optar por velhos conhecidos e adpetos da famigerada velha política? Há quem diga que Pavan tá todo faceiro com a oferta. Mas Pavan não é nenhuma novidade e sua passagem pelo turismo não revolucionou nada. O mais do mesmo.
Novo
O Partido Novo vai realizar um evento em Itajaí, no dia 27 de novembro, às 19h, na Rua 15 de Novembro, 100, no centrão peixeiro. O intuito é apresentar as ideias ao povão.
Não usou
O Novo é um partido liberal e se gaba de ser o único a não usar a grana do Fundo Partidário. Nesta última eleição elegeu oito deputados federais, sendo um pela Santa & Bela Catarina. Além de 12 deputados estaduais pelo Brasil e um governador. O evento é gratuito e quem quiser é só dar uma chegada lá.
O deputado federal eleito, Fábio Schiochet (PSL), ao lado do todo poderoso futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e do governador eleito, Carlos Moisés (PSL). Fábio estará na Audiência Pública sobre a possível privatização do porto de Itajaí, na piramidal, hoje à noite
