JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chapa 82
O advogado e candidato a presidente da (OAB-SC), Hélio Nunes Brasil, acompanhado dos seus pares das lidas jurídicas e da chapa 82 que disputa eleições da entidade em novembro: Vanderlei de Mattos, João Paulo Gama, Carla Kretzer e Márcio Fehlauer visitaram a choupana do escriba. A chapa de Hélio é oposição.
O candidato a presidente da OAB/SC, Hélio Nunes Brasil; João Paulo Tavares Basto Gama (conselho federal); Vanderlei A. de Mattos Jr. (Conselho Estadual;) Carla Machado Kretzer (Conselho Estadual) e Marcio Kern Fehlauer - candidato a secretário adjunto da chapa da subseção de Itajaí. Eles visitaram a choupana do escriba
Protagonismo
Hélio defende um maior protagonismo da OAB e que marque posições no cenário político e social. O candidato afirma que para resgatar esse destaque e posicionamento, defende a independência, igualdade de oportunidade, fortalecimento dos pequenos escritórios e independência financeira das subseções.
Defesa
O estado democrático de direito e a Constituição são princípios defendidos pela chapa 82 de Hélio. O lançamento da chapa, que tem cinco advogados peixeiros, ocorreu na noite de ontem, durante uma noite de massas, com renda revertida para o Asilo Dom Bosco.
Vergonheira
Coço meu cocuruto para entender como os vereadores da piramidal peixeira tiveram coragem de reprovar o projeto que coibia práticas de nepotismo no município de Itajaí, proposta do vereador Robison Coelho (PSDB). Muitos não entendem porque é tão difícil sair nas ruas e fazer o pedincho de votos.
Clima quente
Línguas frouxas sopram que o clima nos bastidores ficou quente antes da votação do projeto. A mais exaltada seria a vereadora Renata Narciso (SD), que adora proteger os animais, mas também cuida muito bem dos seus parentes; a filha é comissionada em estofada cadeira na prefa peixeira.
Só pra segurar
A demonstração de que as emendas de excelências excelentíssimas foram só para atrasar o projeto foi clara. Os proponentes das emendas Milrilho, ops, Murilo Pereira, Renata Narcizo e a visceral Dulce Amaral (PR) retiraram as emendas sem qualquer explicação. Coisa estranha. Ou não?
Porteira aberta
Com isso ficou muito claro que, a exemplo do Milrilho, ops Murilo Pereira, que além de querer mil cargos, parece querer colocar a parentada no executivo ou deixar a porteira aberta pra parentada de outros políticos se agarrarem nas tetas, ops, cargos.
Estranho
Outro fato que causou estranheza foi a ausência, sem justificativa, de duas excelências durante a votação do projeto antinepotismo. O povão que acompanhou a votação e repercutiu o resultado nas redes sociais lamentou que o futebolista Níkolas Reis (PSB) e o do partido da foice & Martelo, Marcelo Werner (PCdoB), não votaram. O resultado poderia ser outro. Qui coisa, meu povo!
Num quer
O tenente coronel, Evaldo Hoffman, em contato com o socadinho escriba, conta que realmente foi procurado por medalhões da política da Maravilha do Atlântico, com o convite de entrar pra política como candidato a prefeito. Evaldo afirma que é técnico e que ‘“político não gosta de técnico”.
Tem gás
O comandante da PM revela que poderia estar na reserva, mas acredita que tem ‘gás’ pra contribuir com a sociedade na segurança pública, no comando da polícia Militar. Lamenta que seu trabalho e posições sejam vistos por alguns políticos, como se fosse de oposição, quando quer apenas cumprir seu trabalho.
Pegando fogo
A sessão desta última quinta-feira, na piramidal casa do povo, pegou fogo. O projeto de apoio às micro cervejarias de Itajaí, onde o vereador Tristonho, ops Tonho da Grade (PP), pediu adiamento da discussão por 30 dias pra estudar a mistura de cevada...
Derrubar
Logo em seguida, Tristonho reduziu o pedido de vistas só por duas sessões. O vereador barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) pegou na corda e pediu à base governista para derrubar o pedido de vistas do progressista.
Tristonho mais triste
Com o resultado da derrubada do seu pedido de vistas, Tonho ficou mais triste porque havia negociado com o líder do governo a redução do pedido para duas sessões, mas o governo não cumpriu a palavra e mesmo assim derrubaram seu pedido de vistas.
Companheirismo
O presidente do Partido Progressista, vereador Fernando Pegorini, caiu em defesa de Tonho. Não deixou barato e solicitou novo pedido de vistas. Pegorini conseguiu sensibilizar a base governista e conseguiu aprovação do pedido. Há quem diga que Thiago Morastoni teria dado piti no plenarinho da piramidal... Oh, gente faladeira, pai eterno!
Viajandão
Mais uma vez o secretário de Turismo, Altamir Osni Teixeira, está viajando enquanto a cidade pega fogo por causa da decoração de Natal, que há um mês das festas ainda nem iniciou a montagem. Phode?
