JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Conversações
Os bastidores fervem. Podem rolar novidades nos próximos dias, com a mudança de partido das excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo peixeira. Os perdigueiros da coluna assopram que os vereadores Murilo Pereira, Tristonho, ops, Tonho da Grade, e Calinho Mecânico podem deixar o Partido Progressista (PP) e rumar ao Partido da República (PR).
Mudar
Quem também pode mudar de sigla é o vereador Bonzinho Edson Lapa que deixaria o PR e iria para o PP. O que fortaleceria o PR (hoje rachado com Lapa oposição e a visceral Dulce Amaral, situação) sendo governista, e daria cara aa oposição. Porque, hoje, o PP, tá meio barro, meio tijolo.
De boa
Os perdigueiros adiantam que se tal se confirmar seria de comum acordo o vai pra lá e vem pra cá. Evitando com isso que a cláusula de barreira fosse usada pra buscar a cadeira dos vereadores que pularam a cerca. Tem que combinar com os suplentes também...
Fortalecido
Ainda em tese, se tal acontecer, quem sairia extremamente fortalecido seria o ex-vereador presidente da piramidal, o topetudo Osvaldo Gern, que é o presidente do PR peixeiro. Ele tem seu nome cogitado pra ocupar a Chefia de Gabinete do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB). Hummmm...
O maior
Se tal jogada se concretizar, o PR será a maior bancada da piramidal, com as outras siglas se dividindo entre um e dois vereadores. Com a base do governo consolidada 14 apóstolos, ops, vereadores. E sete na labuta da oposição.
Ki-Massa
Os advogados Ricardo Bittencourt e Augusto Wanderlinde mantiveram o mandato do vereador peixeiro, Eduardo Kimassa (PRP). A excelência excelentíssima teve seu mandato cassado, acusado de irregularidades na prestação de contas.
Recorreu
O vereador Kimassa foi condenado em primeira instância e inocentado no Tribunal Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina. O Ministério Público recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral na capital federal.
Inocentado
Lá no Tribunalão Superior Eleitoral, em Brasólia, o ministro Edson Fachin, que é o relator da Lava Jato, confirmou a sentença do TRE-SC e concluiu que “a simples irregularidade contábil constatada na prestação de contas, não enseja ilícito eleitoral”.
Elcio
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), visitou a choupana na tarde de ontem. Elcio estava animado por conta de promessa cumprida do governador, Pinho Moreira (MDB), de verba de um mais de um milhão de reais para compra de equipamentos.
Na conta
Mesmo no fim do mandato, Pinho cumpriu a promessas. O valor já caiu na conta da prefa. O prefeito pretende acelerar as licitações para, mais tardar em dezembro, comprar os equipamentos. Presente de Natal antecipado para Camboriú.
Enxugar
O prefeito Elcio revelou ao socadinho escriba que, a partir de janeiro, pretende e necessita dar uma enxugada na máquina pública pra poder dar conta do recado na questão de salários, entre outros custeios pra tocar a máquina.
Celso
O ex-secretário de Saúde da city peixeira, Celso Dellagiustina, agora é uma espécie de assessor e coordenador na secretaria de Saúde de Camboriú. Celso, além de médico é advogado. Ele deve colaborar com a secretária Zama nos encaminhamentos da pasta.
Voltou
Claudinei Loos deixou a secretaria de Planejamento de Camboriú e retornou para a câmara de vereadores na noite de ontem. Com sua experiência política, vai reforçar a bancada de apoio ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) no legislativo. No seu lugar assumiu a engenheira civil Eloisa Chiamulera.
Comandam
No governo Elcio as mulheres estão comandando. De longe é a administração municipal da região com mais mulheres em cargos de alto escalão. Estão à frente da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Planejamento e Cultura.
Cídio Sandri
O empresário Cidio Sandri, dono da antiga rede de supermercados Vitória, assistiu a sessão da câmara de vereadores ontem. Cídio estava com saudades e foi fazer uma visita ao legislativo. Foi citado pelos vereadores como uma das pessoas que contribuíram e muito com o desenvolvimento e história da cidade.
Dando o tom
O coordenador de transição do governador eleito, Carlos Moisés (PSL), professor Luiz Felipe Ferreira, confirmou, ontem, o que o então candidato prometeu. As Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) serão desativadas em janeiro.
Voltam à origem
Luiz garante que estudos estão sendo feitos e os serviços das ADRs serão assumidos pelas pastas de origem: Saúde, Educação, Infraestrutura, entre outras. E que as tratativas com os municípios serão realizadas pelas secretarias, Casa Civil e gabinete do governador.
Exceção
O vereador Murilo Pereira lascou, ontem, na sessão da piramidal casa do povo, que pedido de urgência pra votar projetos que têm sido enviados pelo executivo pra câmara estão virando regra.
Não é...
Apesar de votar favorável a projetos de recursos pra secretaria de Obras, avisou, também, que tá vindo o recesso e que o governo se atente para que não venha a solicitar “sessão extraordinária, quenão é regra e sim exceção”, caceteou.
Real
Entre erros e acertos, a previsão do pai Atanásio, de que cabeças estariam por rolar na prefa da Dubai Brasileira, parece que vai se concretizar. O veio sabedor das coisas só sisqueceu de mencionar se vai ser um tsunami ou uma marola.
Lotar
Há quem diga que pode lotar alguns busões. Não creio. É preciso acordar, já que a realidade econômica do país é dura, mas a realidade das urnas, por vezes, se torna ainda mais rígida. E o tempo passa, urge.
Balança
Será necessário cortar da própria carne para fazer a lição de casa e com isso, o governo sinaliza uma possível adequação ao momento de crise que todos passamos, mas vai ser preciso cortar ainda mais pra equilibrar as contas públicas que estão no vermelho (em quase 99% das prefas país afora).
Salário
Vamos torcer para que a máquina enxuta também possa desenvolver melhor a administração, porque metade que está ali, segundo os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!), não quer nada com a hora do Brasil e só espera o fim do mês para descontar o baralho, digo, salário.
Transparente
Também é necessário que o governo do prefeito pop star tenha uma maior transparência, divulgando os números da economia alcançada pela prefa. Um dos erros do governo foi não ter divulgado a situação que pegou a máquina pública de seu antecessor. Quem? Aquele sujeito que não fez a lição de casa e agora se acha no direito de pagar de moralista....
