JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Lua de mel agitada...
Ainda em fase de preparativos para a transição e de montagem de equipe, o governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL) já começa a “causar”. A última foi a debandada dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, que deixará 28 milhões de brasileiros, a maioria pobre, na mão.
Corre atrás
O governo do presidente com cara de mordomo de vampiro, Michel Temer (MDB), agora corre atrás para substituir os mais de nove mil médicos cubanos, os quais Bolsonaro questionou a qualificação. Então, essa é primeira grande medida na área da saúde? Deixar o povo sem médico?
Jeitoso
Na política externa, Bolsomito já deixou putos dos cornos o nosso maior parceiro comercial, a China (por aparentemente apoiar o estilo Trump de ser), e outro grande mercado externo brasileiro, especialmente catarinense, que é o dos árabes (depois de declarar que vai mudar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém).
Preocupados
Já os europeus estão preocupados que as relações do Brasil com a União Europeia sejam afetadas por conta da indicação do embaixador e fã de Trump, Ernesto Araújo, para o Ministério das Relações Exteriores.
Chicago boy
Já na área econômica (se bem que a questão política sempre interfere na econômica, enfim), pelo que se vê e lê, a expectativa é grande em relação a Paulo Guedes. Ele vai comandar o superministério da área econômica, que é cria da Universidade de Chicago, que teve em Milton Friedman o grande mestre do liberalismo econômico e do estado mínimo. Entonces...
Trocando em miúdos
Para o estado ser mínimo, tem que enxugar a máquina e, pelo menos na teoria, privatizar o que for considerado de não competência do Estado. Então o que se espera são muitas privatizações. Além do ajuste das contas públicas e da reforma da Previdência, que deverá ser a principal pauta do novo governo.
Por falar nisso...
Falando em privatizações, chegam notícias que circularam quanto a grande possibilidade de privatização do porto de Itajaí. Que é um assunto caro para a nossa cidade e sobre o qual o vereador Robison Coelho (PSDB) propôs e aprovou Audiência Pública para o próximo dia 26 na piramidal casa do povo.
Decifra-me...
De quem não se ouve quase nada, mas quase nada mesmo, é do governador eleito Comandante Moisés (PSL). Esse silêncio de esfinge tem deixado muita gente de cabelo em pé em relação ao que vem por aí. De cara, o clima na leleiaé de não votar nenhuma reforma administrativa este ano. O começo parece difícil para o novo governador. Então vamos torcer.
Resumo da ópera
Disso tudo dito acima, que foi matéria nas últimas duas semanas nos principais jornais, o resumo é que as sinalizações bolsonaristas sobre o novo governo indicam que a nossa política externa vai ser de chorar em alemão (com reações externas e internas imprevisíveis).
Duro
E que, economicamente, os ajustes vão ser duros (e quando se diz que vai ser duro, quer dizer duro pra nós, o povo), que as “tiradas” a lá Trump de Bolsonaro e seus acólitos mais atrapalharão do que ajudarão. Aguardemos...
PRB peixeiro
O presidente da Comissão Provisória do Partido Republicano Brasileiro, Olair José de Souza, o Neguinho da Janamar, juntamente com outros membros da sigla, e o vereador Otto Quintino, o Pingo d´Ouro, estiveram em reunião com o Diretório Estadual da sigla, na quinta-feira, em Floripa.
Aquele abraço
Os peixeiros do PRB fizeram questão de dar aquele abraço e parabenizar Hélio Costa, eleito deputado federal, e o Sérgio Mota que é o presidente estadual da sigla e se elegeu deputado estadual no pleito de outubro.
Compromisso
Hélio e Sérgio declararam que estavam felizes com os mais de 13 mil votos obtidos pelo partido em Itajaí. Além de se colocarem à disposição, reafirmaram o compromisso firmado com o vereador Otto Quintino referente demandas da cidade, envidando esforços na esfera estadual e federal.
Câmara federal
O empresário de Itajaí, Jorge Goetten, que foi candidato a deputado federal pelo PR, voltou às lides na sua empresa. Mas não pretende deixar a politica. Pretende voltar a disputar a cadeira da câmara federal, isso em 2022.
Só duas
Há alguns anos em um evento político no clube Barroso, o ex-vereador topetudo Osvaldo Gern (PR) declarou ao socadinho escriba que só havia duas lideranças na city peixeira: Jandir Bellini (PP) e Volnei Morastoni (MDB). A declaração provocou reações do ex-prefeito João Omar Macagnan (DEM), que não foi citado. Maca, endoidou, ficou fulo da vida...
No paço
O topetudo Gern é secretário de Administração e Finanças na piramidal casa do povo e presidente do Partido da República (PR). Os perdigueiros da coluna afirmam que existem negociações em curso para que o ex-chefe de Gabinete, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, vá pra piramidal no cargo de Gern e este por sua vez seria o novo Chefe de Gabinete do prefeito Volnei. Será?
