JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nada
O vereador do outro lado da vala, Samuel Paganelli (PSDB), em contato com a coluna, afirma que não existe nenhum processo envolvendo seu nome no Ministério Público, quando foi secretário de Saúde de Navegantes, em 2016. Diz que tá tudo certinho e que cumpriu com zelo e ética o cargo que ocupou.
Na policia
Linguarudos de plantão dizem que existe uma investigação na polícia Civil e que a denúncia sobre perrengues na Saúde de Navegantes, no tempo da eleição de 2016, teria sido feita por uma ex-vereadora. Na verdade tem uma bronca, mas não envolveria Paganelli. Teria sido após a sua saída da pasta.
Vai processar
Samuel diz que vai processar o ex-vereador e radialista, Evandro Argenton, que divulgou o vídeo, envolvendo seu nome em um escândalo em Navegantes. “Sempre agi com lisura na minha vida pública”, acentua Paganelli.
Cheia de traíras?
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), comentou em um grupo de zapzap na Dubai Brasileira sobre a proposta do seu colega de parlamento, Lucas Gotardo (PSB), de não ler mais trecho da Bíblia e sim da Constituição Federal. Marcelo diz que o legislativo tá cheio de traíras. Ou seja, se deixar de rezar, o tinhoso toma conta. Ai, Jesus!
Tomou conta
O ex-prefeito de Navega-City, Bob Carlos (sem partido), no passado, disse que sonhava em ser prefeito de Itajaí (a charge publicada na coluna há alguns anos parece bem atual... Ou não?). Bob parece trabalhar pra isso. Na velha política, aparentemente. Há algum tempo empregou a sua mulher do lado de cá da vala.
Lugar para todos...
Mas, não satisfeito, Bob tá atravessando a vala com parentes e amigos. O ex-prefeito João Omar Macagnan (DEM), quando tava na principal cadeira do paço peixeiro, cunhou o slogan: “Itajaí tem lugar para todos...” De lá pra cá...
Família e agregados
Agora o Bob Carlos empregou o filho na Controladoria Geral e o ex-vereador Alcides Reis Pera, o Cidinho, na secretaria de Saúde. Tudo numa tacada só. Não é isso que o povão quer ver. Isso é a continuidade da velha política que enterrou uma pá de políticos na eleição passada. Te, cuida, prefeito barbudinho!
Novos tempos
Isso parece ir na contramão das últimas exonerações ocorridas na prefa, quando o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), despachou os ‘estrangeiros’ que tinham trazido para o primeiro escalão. Se continuar assim, além de bagrinhos, quem apoiou ou perdeu a eleição vai apontar como bagrão e, tudo volta como dantes no quartel do Abrantes. E, num é?
No caixa
Excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo aprovaram, em regime de urgência, precatórios devidos pelo governo do Estado de mais de quatro milhões de reales, com desconto de 20% pra receber de imediato. Procuradoria do munícipio, comandada pelo Gaspar Laus, conversou com os parlamentares, que aprovaram.
Atenção
Os vereadores Fernando Pegorini (PP) e Murilo Pereira (PP) solicitaram que a prefa encaminhe com antecedência projetos dessa natureza para que os vereadores possam analisar. “Que o governo tenha mais carinho e atenção ao mandar os projetos com antecedência”, enfatizou Murilo.
Parlanada
Nunca mais se ouviu falar da bendita Parlanada. Quem seria o seu presidente e como faço eu, simples mortal, para ter acesso às contas que questiono desde que o ex-vereador Dão Koedermann (MDB) foi presidente e mandou um parlamentar colega pra passear, digo, se qualificar em Orlando, a terra da Disney...
Nadicadenada
Uma pá de ex-presidentes, também prometeu, mas até hoje não enviou a conta, digo, a prestação de contas, assim como todos que passaram pela associação. Balneário Camboriú tem sempre vaga, parece até privilegiada de alguma forma. Se mandarem a foto de todos os ex-presidentes eu publico nota com o nome deles...
Engraçado
Querem acabar com a Lei Rouanet, que é a lei Federal de Incentivo à Cultura. O argumento é o desvio de finalidade e a promoção milionária de artistas que não mereceriam ter esse tipo de incentivo. Até concordo. Mas, acabar com o incentivo que promove o cinema, teatro, shows, livros, enfim uma gama de atividades artísticas e culturais é um baita erro.
Segurar
Lógico que conceder incentivos milionários pra cantorias de Luan Santana, Cláudia Leite, entre outros artistas abonados, e brecar outros projetos é um descalabro. É preciso pulverizar melhor e promover maior inclusão.
Luciano
Até o todo poderoso Luciano Hang, da Havan, se utiliza da lei pra colaborar com projetos e eventos como a Festitália da galega Blumenau, entre outros. Lógico que Hang não dá ponto sem nó. E um valor que será descontado do Imposto de Renda do cara. Luciano, ainda consegue fazer marketing e mídia gratuita que, de bobo, ele não tem nem a cara.
Polêmica a vista
O vereador peixeiro, Beto Cunha (PSDB), protocolou projeto na piramidal casa do povo para que seja implementado na rede pública de ensino o programa Escola Sem Partido. Beto afirma que não tem o objetivo de inibir a pluralidade de ideias no ambiente escolar. Diz que quer garantir que a ‘pluralidade seja imparcial’. Então tá!
