JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Segue o jogo
A secretaria de (In) Segurança pública na city peixeira deve ser o primeiro passo do novo time do governo VM. E, em seguida, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deve mergulhar na Saúde com as mudanças. No dia de hoje a transição deve começar a ser feita com o apoio da equipe que deixa os cargos.
Tem mais
Além das mudanças de comando, o barbudinho também mexe nas equipes dos demais escalões para que os novos comandantes se sintam à vontade para cumprirem aquilo que determina o gabinete.
Educação também
Nos próximos dias VM deve reorganizar o funcionamento também da secretaria de Educação, compondo com novos quadros desde secretarias de escola, direções até o setor administrativo.
Assim vai ser
Ao redor do gabinete algumas mudanças também serão feitas e junções de secretarias são esperadas. Muito se fala pelos corredores de nomes da terrinha que podem estar compondo essa nova fase do governo morastônico.
Prováveis
Ainda não se sabe ao certo quais secretarias serão acumuladas, mas o impacto deve ser maior nas que chamam de indiretas, ou seja, que não atingem de maneira direta a população, no âmbito administrativo. A expectativa é enorme e ansiedade tomou conta do paço.
Joia da coroa
Nos corredores também corre que uma conversa definitiva entre o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré e o prefeito barbudinho deve ocorrer esta semana. Além das várias situações relacionadas ao PDT, a volta de Sodré ao Semasa deve ser debatida.
Não volta?
Perdigueiros da coluna apostam, segundo o que farejaram, que Sodré não volta ao comando da autarquia. Nomes como de Érico Laurentino e até do barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni, estariam cotados para assumir o leme da joia da coroa do governo.
Acumula
Há rumores que o chefe de gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, deve acumular a chefia de gabinete com a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Talvez seja a primeira junção que seja efetivada na sequência da reforma administrativa.
Expectativa
Quem antes, sem informação, achava que o prefeito estava perdido, agora vê que a coisa realmente está se ajeitando e que o barbudinho sabe o que está fazendo. Reorganizar o time para o segundo tempo.
Troca
Dependendo do que ficar tratado na conversa entre prefeito e vice, o PP deve embarcar de vez no governo do barbudinho e o PR deve ter uma participação maior, inclusive, com alguma migração na piramidal.
Intervenção
Segundo os puxas de VM, o prefeito quer organizar a casa ainda este ano, pois, a partir do ano que vem, a cidade sofrerá grandes intervenções com obras de toda ordem, contemplando principalmente a mobilidade urbana entre outras frentes.
Radical
Quem vive na city peixeira sabe que há muitos anos Itajaí não tem obras que realmente mudem pra melhor a vida das pessoas, pelo menos não de grande impacto. Mas é o que promete o prefeito para os próximos anos. Será uma revolução, dizem os agarrados na sacaria do prefeito. Oxalá!
Deputados na prefa
Um pedido deste socadinho escriba se realizou na tarde de ontem. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), recebeu em seu gabinete a visita dos deputados estaduais eleitos pela city peixeira: a dupla do PSL, coronel Mocellin, e minha nova musa BBB, Ana Caroline Campagnolo.
Dicas
O bate-papo foi bastante cordial e nossos deputados se colocaram à disposição de Volnei pra trazer recursos e projetos a Itajaí. Em contrapartida, pediram a dicas ao barbudinho, que teve quatro mandatos como deputado estadual, sobre o trampo na leleia, os desafios na capital manezinha e os trâmites pra otimizar os trabalhos por lá.
Olhem por Itajaí
O prefeito peixeiro pediu aos dois seguidores do presidenciável Jair Bolsonaro que olhem por Itajaí e tragam projetos e recursos à cidade. Após as eleições de domingo, novas reuniões entre Volnei, Ana e Mocellin devem rolar pra que os deputados conheçam detalhadamente tudo que Itajaí necessita junto aos governos do Estado e União.
Lista de pedinchos
Volnei disse que os prefeitos necessitam muito da ajuda dos deputados estaduais e federais pra governar e citou até a situação do Hospital Marieta, onde o governo da Santa & Bela tem uma dívida de mais de R$ 20 milhões com o município de Itajaí, dinheiro que poderia ser investido em diversos benefícios pra população peixeira.
Nova política
Minha nova musa Ana e o Coronel Mocellin ressaltaram a importância de se mudar a forma de fazer política e prometem trampar pra acabar com a burocracia do Estado, enxugando a máquina pública, especialmente na leleia, e atuar pra colocar em prática um novo pacto federativo, com mais grana pros municípios não quebrarem. Torcemos pra que o discurso se sustente na prática e o sistema mude, pro bem da coletividade.
