JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A eleição dos milicos
O efeito Bolsonaro na Santa & Bela Catarina foi avassalador. Comandante Moisés, candidato a governador pelo PSL de Bolsonaro, um nome praticamente desconhecido, atropelou Mauro Mariani (MDB) e foi para segundo turno praticamente empatado com Gelson Merísio (PSD).
Garoto esperto
A estratégia de Merísio em se abraçar com a candidatura Bolsonaro há duas semanas da eleição, fato polêmico que muitos entendidos acharam um erro, foi, na verdade, o grande acerto de sua campanha, que ao antecipar a tendência pró-Bolsonaro garantiu passagem para disputar o governo no próximo dia 28 de outubro.
M X M
É saber quem terá o real apoio de Jair Bolsonaro, neste segundo turno para o governo do estado. Gelson Merísio ou Comandante Moisés. As pedras já estão sendo mexidas, ops, jogadas no tabuleiro eleitoral para o segundo turno no final do mês.
Senado
Com desempenho surpreendentemente fraco do cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), ex-governador por dois mandatos, o turco-careca, Esperidião Amin (PP), Jorginho Melo (PR) e o bolsonarista Lucas Esmeraldino disputaram as duas vagas. Jorginho Mello ganhou por pouco, muito pouco mesmo a segunda vaga.
Paulinha lá
Os destaques da região para deputado estadual ficam, em primeiro lugar, com a bela Paulinha do PDT (Ana Paula da Silva), que fez a melhor votação da região e está com os dois pés na leleia.
“Porraqui”
Por aqui, a mais votada foi a minha musa Anna Carolina, com quase 30 mil votos, bem à frente de Thiago Morastoni (MDB) que fez pouco mais de 20 mil. Em Balneário o destaque foi s bela votação do vice-prefeito Carlos Humberto (PR) quase 25 mil votos, dando de relho em Edison Periquito (MDB), que contou 20 mil votos.
Multidão
“Uma multidão nas ruas jamais vista em um manifesto público, pela alternância do poder e em favor de um candidato de forma tão espontânea e verdadeira”, assim definiu o Coordenador da Casa Bolsonaro na Maravilha, Kaká Fernandes, um dos organizadores da festa.
Apoiadores
Lideranças políticas, religiosas, sociais, empresários e apoiadores compartilhavam dois caminhões que embalavam a multidão ao som de campanha do presidenciável. Da janela das casas e dos edifícios, outra multidão se uniu, abanando com as mãos e agitando bandeiras do Brasil e de Bolsonaro.
Juntou-se
Quando chegou ao final da avenida Brasil, na Barra Sul, o empresário Luciano Hang, da Havan, se juntou ao grupo e assumiu o microfone. O grande fluxo de carangas e pessoas estimulava o público que respondia com a mesma intensidade, confirmada nas urnas aqui na Santa & Bela.
Voz das urnas
É interessante citar que a voz das urnas precisa ser escutada por quem está na política e, inclusive, tem cargo e acreditava que não seria apeado da cadeira. Os outros que queriam chegar terão que analisar e deglutir essa voz.
De tudo um pouco
Aconteceu de tudo antes das eleições, como a divulgação de uma pesquisa fraudulenta que foi denunciada pela minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB). Usando a logo do extinto instituto de pesquisas da Univali (IPS). A universidade lamentou o absurdo.
Ficou fulo
O vice-prefeito e mandachuva do PDT peixeiro, Marcelo Saldré, ops, Sodré, ficou fulo da vida, na noite de ontem, durante análises com convidados na Band FM e lascou ao vivo “que não queiram colocar a culpa no PDT pelo resultado das eleições”.
Recado
Marcelo disse que estava respondendo a Elizabeth Bittencourt, a Beth Bittencourt, que é a superintendente do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI). “Estou falando pra Beth Bittencourt e aproveitando pra mandar ela lavar roupa”, debulhou, cabreiro.
Poderoso
O empresário da antiga estrada de Brusque, Vandelino Raimondi, demonstrou que tem força, pois conseguiu bons votos para o candidato a presidente Jair Bolsonaro. Vandelino chegou a desafiar a dona justa e foi obrigado a retirar uma baita placa irregular que atochou no cocuruto da sua empresa, em prol do seu candidato presidenciável.
Não fizeram diferença
Há quem diga, analisando os votos na zona rural, que o vereador Rubens Angioletti (PSB), tá fazendo um baita trabalho na zona rural, onde mora. Vereadores como Vanderlei Dalmolin (MDB) e Marcelo Werner (PCdoB) ficaram pra trás. Rubens fez o voto acontecer em prol do seu colega de partido e vereador, Nikolas Reis, que tava na disputa à leleia.
Rubens
Ontem, na rádio Band FM, o publicitário Jean Sestren, disse que no atual cenário que se configura nesta eleição o grande nome pra disputar a prefeitura em 2020, com o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), será o do jornalista e vereador, Rubens Angioletti. Hummmm...
Anna e Nikolas
Lógico que é preciso se esperar pra ver o resultado das urnas prol da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), e do futebolista, Nikolas Reis (PSB). E o que vai acontecer daqui pra frente. Como as melancias irão se acomodar na carroça. Ainda tem água pra passar por debaixo da ponte...
Porém
É de se esperar como vai ficar agora no segundo turno com a disputa ao Palácio da Agronômica, entre Gelson Merísio e o Carlos Moisés da Silva, o comandante Moisés. Aliás, Moisés é do PSL de Bolsonaro. Com o segundo turno nacional vai ser uma disputa de facão, já que Merísio também se abraçou com o presidenciável Bolsonaro.
Velha política
Uma situação nebulosa aconteceu antes da eleição, o que acabou gerando cinco boletins de ocorrência na delegacia de polícia. Situação que ainda vai ter desdobramentos. Aliás, existiu a preocupação de que seriam ‘jogados’ milhares de panfletos apócrifos nas ruas da city peixeira, na madrugada de domingo. Estava tudo sento monitorado, o que ajudou a abortar a ideia. Qui coisa, meu povo!
Pesquisas furadas
O que dizer dos institutos de pesquisas que apontavam um segundo turno entre Mauro Mariani (MDB) e o Gelson Merísio (PSD) e não captaram a onda Bolsonaro que levou o comandante Moisés à disputa do segundo turno? Complicado, hein...
Fez falta
O ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira, grande articulador da tríplice aliança, fez falta ao estas eleições. Há mais de uma década o Manda-Brasa não ficava de fora do segundo turno e do poder majoritário catarinense.
Hummmm...
Perdigueiros da coluna que se espalham pelos altos da Dinamarca na prefa da Dubai Brasileira contam que a Cruz Vermelha que comandou o hospital Ruth Cardoso, durante o governo do homem passado, ex-prefeito Edson Periquito (MDB), tem afundado o chão do paço, querendo retornar ao comando do nosocômio.
Poderosos
E que gente poderosa estaria por trás da investida pra que a instituição que hoje está inabilitada possa com isso ser credenciada entre outras instituições de saúde da Santa & Bela Catarina. Ora, não tem como tal acontecer. Quem não se lembra do rombo da CV que mandou milhões para o Maranhão?
CPI
E a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída no legislativo da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo? A verdade é que foi um processo extremante desgastante com dinheiro público que ainda não foi devolvido aos cofres públicos. Gente que trabalhou e não recebeu há mais de quatro anos.
Nove milhões
Processos que se estendem na dona justa trabalhista e uma entidade que supostamente desviou mais de R$ 9 milhões em todo Brasil. Não acredito que possa voltar a administrar o Ruth Cardoso. Tentar sim, como se ventila nos bastidores. Mas voltar seria demais.
