JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
11 milhões!
O governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), protocolou na piramidal casa do povo um projeto em regime de urgência que visa a suplementação de mais de 11 milhões de reais para o Instituto de Previdência, secretaria da Fazenda e procuradoria Geral da prefa peixeira.
Fiscalizar
O vereador e líder da oposição, entisicado Fernando Pegorini (PP), colocou que os vereadores têm a maior boa vontade, mas acordaram (em reunião no plenarinho) que é preciso pontuar direitinho o projeto. E que se houvesse explicações plausíveis, não haveria discussão da proposta do governo.
Cara-a-cara
Ou seja, as excelências excelentíssimas votariam favoráveis ao pedido de urgência, mas que a diretora geral, a toda poderosa Maria Elizabeth Bittencourt, a Beth, comparecesse no dia da votação do projeto. Ou seja, amanhã na hora da votação, a Beth tem que dar as caras e dizer, porque vão jogar de um lado para o outro dentro do IPI.
Apóstolo apoiou
O vereador e dublê de apóstolo governista, Calinho Mecânico (PP), também se manifestou, afinal, são mais de cinco milhões de reais alocados no Instituto de Previdência dos barnabés de Itajaí. “É preciso saber de quais rúbricas vai sair essa dinheirama”, bradou Calinho.
Pouca coisa
O problema é que no referido projeto não se informa de onde saem os recursos alocados. Opa, peraí, conta a lenda que o Instituto de Previdência tem milhões, rendendo os tubos, nos bancos. Além disso, andavam cantando em verso e prosa a compra de uma futura sede do IPI ao custo de alguns bons milhões. Complicado...
Inovando
Nas ruas de Itajaí, cidade onde reside há 10 anos e gera mais de dois mil empregos, ontem, durante o dia, o candidato a deputado federal Jorge Goetten (PR) foi visto caminhando ao lado de um carro de som; pedia voto de porta em porta.
Direto
Segundo leitores da coluna, foram constantes essas visitas de casa em casa, reinaugurando a forma mais coerente e eficiente de se pedir voto, olhando no olho e ouvindo as pessoas. Jorge tem dado exemplo de humildade para muitos políticos da região que passam desfilando como se fossem misses.
Voto a voto
O barbudinho júnior, Thiago Morastoni, candidato a estadual (MDB), não deixa por menos. Dia e noite com o pé na estrada, de porta em porta trabalhando para conquistar a confiança do povão itajaiense.
De boa
Até aqui a eleição segue tranquila, sem ataques ferozes e nem aquela sujeirada de reta final de eleição, pelo menos na região. Em compensação, quando o assunto é presidente, o pau pega e não alivia.
Se se meter a bobo...
O eleitor está com a sacaria cheia desse expediente. Por outro lado, a fiscalização da polícia Federal e da dona justa eleitoral estão preparadas; as sanções são pesadas para quem se meter a bobo.
Fossas sépticas
Para incentivar a construção de fossas sépticas e sumidouros em Itajaí, os vereadores Rubens Angioletti (PSB) e Marcelo Werner (PCdoB) entregaram nas mãos do superintendente do Semasa, Diego Antônio da Silva, o programa de incentivo para essas obras.
Em mãos
As excelências excelentíssimas até tentaram aprovar o projeto na piramidal casa do povo, mas ele não passou pelas comissões, com a alegação de que a proposta deveria partir do executivo. Com isso, o jeito foi ver se o bagrão do Semasa se interessa.
Danos ambientais
O objetivo do projeto é evitar o derramamento de resíduos líquidos e sólidos nos rios e cursos d’água. Pelo programa, nos locais onde não há rede de esgoto, fica o Semasa incumbido de construir fossas sépticas e sumidouros, através de incentivos com a mão de obra e material para instalação àquelas famílias que recebam até três salários mínimos.
Célio Elias
O ex-candidato a vereador e terceiro suplente do PSB, o cearense Célio Elias, visitou a choupana do socadinho escriba. Elias diz que, em 2020, será pela quarta vez candidato à cadeira estofadinha na piramidal.
Ceder à cadeira
Seria interessante que pudesse sentir a maciez da cadeira do legislativo peixeiro. O primeiro suplente do PSB é a ex-vereadora e ex-vice-prefeita; o segundo suplente é o ex-vereador desassossegado, Luiz Carlos Pissetti.
Desgrudar os glúteos
Alguns vereadores estão desgrudando os glúteos para que os suplentes assumam. É bem verdade que a maioria tá dando espaço por conta das eleições e não porque querem dar a oportunidade aos suplentes.
Campo de guerra
A casa do povo da Dubai Brasileira tá virada num campo de guerra. Os vereadores e dublês se secretários, David Lá Barrica e Omar Tomalih, ambos PSB, tiveram que retornar às pressas, depois que o MP determinou que uma pá de cargos da prefa devesse ser ocupada por barnabés de carreira e não comissionados.
Pegava fogo
O retorno de La Barrica e Tomalih abreviou a passagem do estreante Chaves Júnior (PSB), que levou três sessões só para se ambientar com a tribuna, enquanto o circo, digo, o governo pegava fogo, em função da eleição.
Não é convincente
Mas a calma do David também não é convincente e no mesmo dia que retornou à casa, digo, à câmara, já tratou de fazer um vídeo, esclarecendo o projeto de recontratação dos exonerados. Novamente o governo errou, ao tentar aprovar primeiro e explicar depois. Tiveram um ano para fazer e só agora, nas vésperas da eleição, resolveram atender ao MP.
Baixou à guarda
O governo das Novas Ideias baixou aguarda e foi brutalmente atingido pela oposição que, mesmo em minoria, vocifera, deita e rola sobre as ações descoordenadas da administração pública. Acorda, Fabrício!
Vorta!!!
Já tem até gente clamando pelo retorno do hoje candidato a federal, Lucas Gotardo (PSB), que é o único que toma partido e parte pra defesa, toda a vez que o governo sofre ataques. Resta acreditar que o pizzaiolo La Barrica e o espiritualista Tomalih possam guarnecer o governo que ficou sem uma liderança na casa do povo e na articulação. Oh, dor!
Cirininho
O vereador e candidato a deputado estadual, Cirino Cabral Neto, o Cirininho (MDB), anda correndo pra tentar romper as barreiras do outro lado da vala, Navegantes. Cirino tá tendo o apoio do seu tio, o ex-prefeito Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza (MDB).
Nariz torcido
Cirininho anda com o nariz torcido com o apoio que o ex-candidato a prefeito e atual secretário regional, Fredolino Alfredo Bento, o Lino, anda devotando ao barbudinho júnior, Thiago Morastoni (MDB), que também é candidato a uma cadeira na leleia.
Num phode!
Leitores da coluna lascam que, ontem à tarde, o vice-presidente da leleia, o atucanado Leonel Pavan (PSDB), estava em uma caranga circulando pela Dubai Brasileira fazendo campanha para seu filho, Júnior Pavan, que é candidato a deputado federal, em horário em que deveria estar trampando na Alesc. Além disso, existe uma lei que disciplina a barulheira de carro de som na capital catarinense do turismo.
Não acredito (arreda raça de bocudos!)
E ainda tem linguarudo denunciando para este escriba pançudo que, até o carro alugado pela leleia, está com propaganda eleitoral do filho de Pavan. Num ato de imoralidade ou desespero de perder a boca, digo, a vaga, e se perpetuar no poder através do filho e do genro. Será que será?
