JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Divolta
Os vereadores e dublês de secretários, David La Barrica e Omar Tomalih, ambos do PSB, tiveram que voltar mais cedo pra casa,casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, a nossa Dubai tupiniquim.
Abreviou
O que acabou abreviando as permanências dos suplentes, um deles o Chaves Junior (PSB), chegou a ter que explicar aos seus eleitores que estava se virando nos 30, digo, nos 13 dias em que sentou os glúteos em uma das mais estofadas cadeiras da avenida das Flores, afirmando que apesar de breve, curtiu.
Atrasado
Nos corredores da rádio câmara corre, à boca miúda, a informação de que com a demissão dos quase 150 cargos comissionados, pela primeira vez, os atos do governo atrapalharam o próprio governo.
Na pele
A administração está sentindo na pele o que o povão sente cada vez que perde o emprego. O curioso é que os técnicos e abobrões da prefa - tiveram um ano para elaborar uma proposta e encaminhar para a casa do povo, mas isso foi feito somente nas vésperas...
Patente
Linguarudos de plantão lascam que grande parte dos comissionados exonerados tá trabalhando “voluntariamente” na prefa. Se esse pessoal da patente rasa está se estrebuchando para manter a máquina, mesmo sem salários, porque os vereadores David e Omar tiveram que retornar às pressas para as suas funções no legislativo? Barnabé ou Barnabão?
Bicho pegando
Omar quando retornou ao legislativo, na tarde de segunda-feira, com seu jeito eclesiástico de ser, relatou oralmente o projeto do governo pra ver se consegue arrumar a bagaça, criada no governo anterior como a coluna já explanou, mas rolando no atual há 21 meses.
Alfabetizado
O problema é que 132 cargos vão ser implodidos. Mas criam-se outros 150 cargos. Estes, o governo afirma que serão ocupados em grande parte por efetivos. Apenas três são de nível superior. O restante dos cargos basta apenas saber ler e escrever, como secretário de Articulação, superintendente da Fundação de Esportes, entre outros.
Hoje
O desejo do paço dos altos da Dinamarca é que o projeto seja votado ainda hoje. Os corredores do legislativo da avenida das Flores tão fervendo. Excelências excelentíssimas da base e, até candidatos ligados ao governo, vem sofrendo uma baita pressão, por conta de quem perdeu a teta, ops, o cargo. Ai, ai, ai que dor!
Cuidado
Linguarudos de plantão lascam que uma diretora da secretaria de Educação de Itajaí estaria maltratando comissionados, durante bandeiraços da campanha eleitoral. Ao ponto de muitos saírem chorando com a grosseria da bagrona. Tipo de gente que tem que ser excluída; não é por aí e ainda tira voto...
Voto sem convicção
O empresário e mentor da antiga estrada de Brusque, Vandelino Raimondi, disse, mais de uma vez, que se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse libertado e pudesse ser candidato, iria colocar uma baita placa na sua empresa apoiando o vermelhinho.
Não sabe
Como Lula não foi solto e nem pode ser candidato, Vandelino, ao arrepio da legislação eleitoral, atochou no cocuruto da sua empresa uma baita placa em apoio ao presidenciável, Jair Bolsonaro (PSL), infrigindo regras sobre o tamanho da placa. Vandelino tá apoiando e pedinchando voto sem convicção, afinal, existe um fosse gigantesco entre Lula e Bolsonaro.
Bizolhar
Lógico que dementes vão imaginar que este está em defesa de Lula ou Bolsonaro. Não é nada disso. É que o grande problema renasce no discurso do bem contra o mal e. Lideranças estão apoiando e pedindo votos sem esclarecer o porquê votam em determinado candidato. Ninguém fala em propostas...
Não trabalha
O ex-vereador peixeiro e sabichão em Meio Ambiente, Nilton Dauer, o diabo loiro, enricou. Tá com as burras cheias. Só pode. Passa o dia todo mandando mensagens pró Bolsonaro. Não faz mais nada, o triste. Não desgruda do celular nem pra coçar a sacaria...
Disseminar
O grande problema é que, apesar de gente finíssima e, uma cabeça pensante, o Nilton Dauer, entre outros na ânsia de fazer campanha, acaba por disseminar inverdades, Fakes News pra todo lado. O que não faz nenhum bem pra democracia. Fica feio e chato.
Ondas...
Muita gente tá no curte e compartilha, diante de uma imagem, fazendo juízo de valor, sem nem ler pra entender. Além disso, tem a história da onda, onde alguns querem surfar. Onda Collor... Onda Lula... E, agora, onda Bolsonaro... Todo mundo sabe o que aconteceu nas ondas anteriores.
Disputa
Do outro lado da vala a disputa anda acirrada. De um lado o ex-prefeito Bob Carlos (PSDB) que apoia a candidatura do barbudinho júnior, Thiago Morastoni (MDB) a deputado estadual. De outro o atual prefeito, o meio-careca, Emílio Vieira (PSDB), que anda devotando apoio à minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), na batalha por uma cadeira na leleia.
