JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bateu um rango
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), almoçou, ontem, com vereadores da bancada de sustentação do governo. O tema foram projetos importantes que serão votados pelas excelências excelentíssimas, entre eles o da reforma administrativa.
O presidenciável Fernando Haddad (PT), acompanhado do candidato a governador, Décio Lima (PT), estiveram no Sindipi em Itajaí. O tema do encontro, claro, foi a pesca. Haddad se compromissou com as demandas do setor pesqueiro e se interessou pela potencial geração de empregos e renda
Economia
O projeto de reforma enviado à câmara diminui os cargos comissionados de livre nomeação em 30%, atende exigências do Ministério Público na ação em que pede a extinção de 132 cargos, que são reorganizados, e traz a previsão de economia aos cofres públicos da ordem de R$ 1,1 milhão por ano, que pode chegar a R$ 2 milhões com a terceirização da gestão do Ruth Cardoso.
Univali na ACII
Na última segunda-feira, o reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel, acompanhado de sua equipe, esteve na Associação Empresarial de Itajaí, para apresentar o panorama atual da Fundação Univali e da universidade, bem como as iniciativas de implantação do Plano de Gestão 2018-2022. Na ocasião, o reitor expôs a situação orçamentária e as ações desenvolvidas nos primeiros 150 dias de bestão.
Olhos esbugalhados
Ao término da apresentação, os presentes, que lotaram o auditório, ficaram impressionados com o detalhamento dos números e o estado caótico das finanças da nossa universidade maior.
Alívio
A grande maioria reagiu com certa preocupação diante do quadro econômico-financeiro herdado pela atual gestão da Univali – uma espécie de bomba relógio. Por outro lado, houve certo alívio quando o reitor Cechinel trouxe promissores resultados apresentados em apenas cinco meses de sua gestão, tanto na parte econômico-financeira, como na parte acadêmica.
Sabiá assoviou
O reitornão apenas demonstrou os avanços, mas também pediu o apoio do empresariado para intensificarem parcerias que possam fortalecer nossa Univali. Nos bastidores, o burburinho era de muita felicidade e orgulho pela nova gestão que se apresenta, transparente e sem muros. Uma universidade ao lado de nossa comunidade.
Comunitária de verdade
Cechinel informou que a nossa Univali tá preparando um novo edital comunitário com bolsas para alunos de toda Santa Catarina. Com tantas coisas boas acontecendo, esse humilde escriba, que sempre torceu e torce pela universidade da city peixeira, aplaude o atual reitor pela transparência.
Desancou o pau
A ex-primeira dama e atualmente vereadora da capital do transatlântico, Porto Belo (agora acho que tem que mudar, pois o titulo tá indo para a Dubai Brasileira), Silvana Nunes Stadler (PTB), usou a tribuna pra dizer que foi ameaçada através de um telefonema, por uma pessoa próxima.
Palavrões
A parlamentar afirma que na ligação disseram que: “iriam acabar com a vereadorzinha”. Silvana alerta que pode pedir, inclusive, as gravações do que foi dito. “Foram palavras de baixo calão, que envergonham a classe das mulheres”, lamentou.
Trabalhando
Silvana é patroa do ex-prefeito Albert Stadler, o Curru. Ela afirma que foi sete anos e meio primeira dama, mas isso não fez com que lhe subisse a cabeça. A vereadora conta que tem um passado de luta, que sua mãe lavou roupa pra fora, passou fome e trabalho em Porto Belo. E que não vai deixar a cadeira por conta de ameaças. “Quem me colocou aqui foi o povo”, discursou.
Prefeitinho...
Silvana revelou que recebeu o recado do prefeito de Bombinhas, Paulo Dalago Muller, o Paulinho Bagual (DEM). Que teria mandado dizer que ela é “vereadorzinha”. Ela rebateu dizendo que Paulinho é que é “prefeitinho”.
Filha de ‘pai assustado’
E avisou que não a ameacem porque não é filha de ‘pai assustado’. A bronca de Paulinho seria porque Silvana vota em outra candidata e não na ex-prefeita bonitona que é candidata a deputada estadual, Ana Paula, a Paulinha (PDT). Qui coisa, meu povo!
Cachimbo da paz
Pelos lados da Mariscolândia sopram os ventos de paz e calmaria entre o alcaide e o parque Beto Carrero World. Tudo porque Aquiles da Costa (MDB) encaminhou para o legislativo o projeto de lei que reduz a alíquota do ISS para o ramo do turismo.
Pensando grande
O burgomestre assoprou nos ouvidos desse entisicado escriba que tá trabalhando dia e noite para tirar do papel a criação do Distrito Turístico da terra do marisco, sendo o primeiro da América latina, e a redução do ISS é fundamental para que esse sonho se torne realidade.
Dindim
Com o fim desse imbróglio, o burgomestre vai ter o dindim que o parque tava depositando em juízo liberado, podendo dar continuidade nas obras de infraestrutura do programa “Acelera Penha”, levando calçamento à cidade.
