JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tá chegando a hora
Faltam apenas 19 dias para as eleições e o caldeirão esquentou Brasilzão afora. Na região não é diferente e os candidatos tentam se afastar da disputa presidencial que mais parece uma arena de sangue.
Esconde
O Manda-Brasa tenta de todas as formas esconder o presidente com cara de mordomo de vampiro, Michel Temer e seu filhote Henrique Meireles. Já os tucanos fazem cara de paisagem quando se fala em Aécio Neves. Enquanto isso, os petistas alargam o bocão pra gritar ‘Lula’ que tá preso. Vai entender... Briguentos
Gente de mais idade diz que os bolsonaristas parecem os petistas dos anos 80. Querem morder todo mundo e arrancar a cabeça. Tá feiosa a coisa! Os brizolistas batem no peito vendendo Ciro como salvação. E a vida segue...
Solitária
A que mais acumula carga negativa parece ser a minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB) que esconde o que pode os tucanos de sua marca. Mas a fidelidade partidária a gente sabe que desce igual chicote, dentro ou fora terá que andar na linha.
De boa
O barbudinho júnior, Thiago Morastoni (MDB), que também busca uma cadeira na Leleia não anda muito preocupado, pois a própria majoritária do estado (Mariani) quer distância do diretório nacional e seus candidatos. Tranquilo!
Desconectado
Talvez nunca antes na história do país se teve uma eleição estadual tão desconectada da nacional. O que pode ser explicado pelo radicalismo instalado no país que fez descambar o diálogo pra facada, tiro e a atual esculhambação generalizada. E num é?
Jura que não
Em roteiro pelo Vale do Itajaí, o candidato a governador, o galego do interior Gelson Merisio (PSD) garantiu que não vai disputar a reeleição de jeito nenhum, caso seja eleito pelo povão em outubro. Para Merisio, “a preocupação com o segundo mandato compromete o primeiro”.
Num tem problema
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), em contato com a coluna diz que não tem problema nenhum em enfrentar um processo na Comissão de Ética da câmara da Dubai Brasileira, por conta de uma conversa acalorada com o vereador Walter Baldi (PTB). E que Baldi deveria cumprir a lei e, sendo trabalhista, permitir que trabalhadores fossem à audiência pública da LDO.
Explicar
Achutti diz que não está afirmando, mas que Baldi deveria ficar corado por conta de companheiros seus que foram presos por corrupção. “Eu não estou dizendo que foi ele, mas deveria explicar porque saiu da pasta da Educação... E o caso nebuloso do roubo de uniformes na sua gestão”, caceteia o Quero-Quero.
Apoio do vice
Tem dado a maior ciumeira na city peixeira o discurso do candidato a vice-governador Napoleão Bernardes (PSDB), durante reunião em Navegantes, apoiando e pedindo voto pro candidato a deputado estadual Thiago Morastoni (MDB). Os bocudos de plantão dizem que a turma da minha musa BBB, a tucana Anna Carolina Martins, ficou P da vida com o que consideraram uma traição do prefeito de Blumenau.
Nosso estadual
No polêmico discurso, Napoleão diz com todas as letras que ele e Mauro Mariani precisam ter o barbudinho júnior como deputado estadual pra fazer a diferença. “É sangue novo, é renovação, é ideal, é vocação pra transformar”, lascou o tucano, pra ciumeira geral por aqui, já que o vídeo ganhou os grupos de zapzap da região.
Circula bem
A verdade é que minha musa não engole a aliança da majoritária, entre MDB e PSDB, o que tem afastado a galega das principais lideranças do partido. Enquanto isso, Thiago circula bem entre os bagrões de ambos os partidos, fato que pode representar até mesmo maior facilidade na captação de recursos pra Itajaí e região, se por acaso for eleito.
Crescendo
Entre os entendidos de política, o comentário é que o barbudinho júnior tem crescido. E um dos motivos apontados pelos sabichões é o comprometimento público de Thiago em, se eleito, trabalhar pra ajudar o atual governo e, consequentemente, as pessoas que aqui vivem.
Mais dindim, mais obras
O barbudinho júnior garante que vai querer trazer o maior número de recursos pra Itajaí, até porque, cá entre nós, isso pode ajudar a encaminhar uma futura reeleição do pai, o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB).
Mais obras
Mas, por outro lado, mais dindim traz mais obras e ações pra city peixeira, e as pessoas hoje estão mais preocupadas que sua cidade se desenvolva, e não com uma oposição na Leleia que poderá trabalhar contra um governo, mesmo que isso represente prejuízo para o município e para o povão.
Haddad
O candidato presidenciável Fernando Haddad (PT) estará na Santa & Bela hoje. O vermelhinho passará por Itajaí, onde participa de uma reunião com o setor pesqueiro e recebe uma carta de reivindicações. A agenda prevê coletiva de imprensa e ato político na capital.
