JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A força da mulher
O grande evento político do final de semana na Dubai Brasileira, ops, Balneário Camboriú, foi o encontro das mulheres do PSB e do PR que lotou o salão do Cristo Luz para ouvir as propostas dos candidatos Carlos Humberto (PR) e Lucas Gotardo (PSB) que concorrem à leleia, em Floripa, e à câmara dos deputados, em Brasólia, respectivamente.
Mil mulheres
Cerca de mil mulheres compareceram ao encontro a convite do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) que emprestou sua força política e pediu votos para CH e Gotardo, os nomes do grupo de Fabrício para esta eleição. A participação e o entusiasmo marcaram o encontro.
Apoio da majoritária
Quem também esteve presente e mandou o seu recado foi o candidato a vice-governador João Paulo Kleinübing (DEM). Os discursos enfatizaram a força das mulheres da região e a importância da participação do sexo feminino nos destinos da política local. Foi show de bola.
Banco Mundial
O presidente da Amfri, prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), e os prefeitos da região recebem nesta segunda-feira a visita de equipe do Banco Mundial que vem dar continuidade à avaliação do projeto de mobilidade urbana da região desenvolvido através do InovAmfri.
Topseira
O projeto de mobilidade da região é top e tem chamado atenção de diversos segmentos dado o seu potencial de inovação ao trazer para a região da Amfri soluções de primeiro mundo para a mobilidade entre as nossas cidades.
Técnica e eficácia
Os técnicos do Banco Mundial ficam na região até terça para avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto que quer a implantação de 11 linhas integradas que permitirão deslocamentos intermunicipais com qualidade, eficiência, pontualidade e segurança.
InovAmfri
O interesse do Banco Mundial pelo projeto regional mostra que os prefeitos da Amfri estão no caminho certo, e que nem o momento eleitoral conseguiu interromper o planejamento e a execução do InovAmfri, que engloba ainda projetos em outros eixos de atuação que visam transformar nossa região em local de investimento e inovação de nível mundial. Uma boa.
Ferveu
A chaleira ferveu na casa do povo da Dubai Brasileira na semana que se encerra. Tudo porque o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), debulhou que iria ao Ministério Público denunciar a Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias de 2019.
Irregular
A segunda audiência da LDO, quarta-feira, teria sido feita de forma irregular, segundo o Quero-Quero, porque uma lei de autoria dele, preconiza que teria que ser convocada com 15 dias de antecedência e, após às 19h30.
Deu aula
Acontece que o vereador Walter Amaro Baldi (PTB) é professor de direito constitucional e como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deu uma baita aula e acabou constrangendo Achutti. Baldi teve apoio de todos os vereadores. Aí, já viu, né, Marcelo soltou todos os quero-queros que estavam grudados no corpo.
Enquadrada
Nos corredores do legislativo balnear, o comentário entre as excelências excelentíssimas foi que demorou pra alguém dar uma enquadrada em Achutti. Alegam que ele faz vídeo e grava áudio, jogando a comunidade contra a câmara, sempre distorcendo os fatos. Sério?
Teco segurou
Não deu outra, quando o vereador Baldi saiu da tribuna, Achutti teria ido pra cima. Sobrou para o vereador Alessandro Kuehne, o Alessandro Teco (PTB), segurar, caso contrário ia rolar soco nas ventas, tapaço na rosca do zovido, dedo no zoio, entre outras violências.
Explicou tudinho
O vereador-professor Baldi explicou ao Quero-Quero que a lei dele é inconstitucional, pois deveria ser um projeto da Mesa Diretora. E que já havia ocorrido uma audiência pública. Uma no dia 30/07, às 19h30, e outra na quarta-feira, às 15h. E Achutti não tinha dado as caras em nenhuma delas... Ai, ai, ai que dor!
Chamou de cadela!
Consta que Baldi vai requerer abertura de processo contra o Quero-Quero no Conselho de Ética. Perdigueiros da coluna lascam que Marcelo teria chamado Baldi de cadela. Credo! E pensar que as duas excelências teriam se acertado antes do microfone ser ligado. Depois de ligado, egos, vaidades, entre outras situações, foram despertadas no som... Ai, Jisus!
Caiu
O vazamento da decisão da Justiça sobre a suposta roubalheira na secretaria de Saúde da ex-capital do Jet Sky, só vem corroborar o que a coluna cantou há dias. Que o governo do prefeito Leonel “Viajão” Martins (PSDB), estaria cheio de rolo. Segundo as bocas abertas, são várias as denúncias com farta documentação que pipocam no MP.
De confiança
O envolvimento do secretário de Saúde, Vinício Santos, na fraude de pagamento irregular a médicos, seria apenas a ponta de uma organização que toma de assalto os cofres públicos. Homem de extrema confiança de Leonel, Vinício vinha sendo colocado pelo próprio prefeito como o seu sucessor. E a prefeitura vinha aumentando os gastos na Saúde a cada período.
Tô nem aí
Leonel se mantém calado sobre o episódio que envolve servidores de alto e baixo escalão no desvio de grana pública. E pessoas próximas a ele dizem que o prefeito não estaria nem aí para os que caem ao seu lado. O objetivo seria proteger a própria pele e deixar que os outros se lasquem. Eita, cambada de bocudos!
Isolado
Mesmo sendo prefeito e com dois anos de mandato, Leonel “Viajão” Martins estaria sendo colocado de escanteio pelos mais espertinhos. As línguas de trapo afirmam que o alcaide piçarrano não teria mais aquela força e não mandaria aquilo tudo também. Que a briga interna para quem vai sucedê-lo é grande e ele já não apita nada.
Pinguinzinho querido
O fato é que o afastamento dos envolvidos na fraude da Saúde em Piçarras, mais uma série de restrições determinadas pela dona justa, assim como possível prisão preventiva, estariam deixando Leonel de orelha em pé.
Dentro da prefa
Até porque denúncias documentadas, segundo a raça da língua estirada (arreda, seus infelizes!), sairiam de dentro da prefa e de gente ligada a oposição e situação. Daí a tentativa de Leonel de se aproximar do ex-prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim (PP). Ai, ai, ai que dor!
Jornal
O ex-prefeito da Dubai Brasileira lançou um jornal com oito páginas para poder ilustrar todas as obras do seu governo, onde aponta a realização de mais de mil obras e ações, nos oito anos que esteve à frente do paço municipal, nos altos da Dinamarca.
Fórmula
É tanto feito, que este articulista não conseguiu ler todo o material informativo.Acho que vou ver uma página por dia, para não cansar a vista com aquelas letras tipo bula de remédio, que requerem uma lupa para desvendar a fórmula. Só não entendi como foi feita a conta para se chegar ao número de mil obras.
Mega
De certo foi contando a instalação de cada meio fio ou lajota colocada, só pode. Posso estar matematicamente enganado, até porque só uso números na mega sena, mas são quase uma obra a cada dois dias de governo. Isso que não teve nem uma escola entregue e o único posto de saúde, ainda está por abrir, mesmo em novo governo...
Recado
Periquito, no seu informativo, faz sua apresentação e de suas propostas, mas também aproveita para dar algumas alfinetadas no governo do prefeito Fabrício Oliveira (PSB), ao destacar frases de efeito, como: “No meu governo o servidor público foi a solução e não o problema”.
Ataques
Em outro ataque, digo, página, afirma: “De nada adianta ter ideias, se não tiver atitude pra fazer acontecer”. “Pratico a política do bem, sem perseguir ninguém e com muito respeito às pessoas”, . Seria um recado ou uma apresentação de propostas?
