JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali em novos tempos
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]O candidato a deputado estadual Jair Miotto (PSC) visitou a choupana no finde, acompanhado do vice-presidente da sigla em Itajaí, advogado-pastor Ivan Tobs, e do secretário do partido, o também advogado-pastor Marcelo Luciano Alves [/caption]Na Gororoba deste temente ao Altíssimo, entre um bago de feijão e um gole de guaraná diet, cutuquei e consegui ‘pescar’ algumas news da nossa Univali. Percebi nitidamente que, enfim, a urucubaca que assombrava a instituição foi embora e que uma brisa divina suave, positiva e de prosperidade voltou a soprar pelas bandas da nossa universidade maior.
Fazendo a diferença
De se bater palmas para a notícia dada a este escriba pelo reitor Cechinel, o Sabiá com visão de Águia, que me confidenciou que uma equipe técnica da Univali irá apresentar às prefas da região um projeto cujo objetivo é a construção de casas a baixo custo para nossa população. Coisa linda!
Atenção à saúde dos alunos
Outra novidade ‘pescada’ por este socadinho escritor é que há um grande esforço para ajudar os alunos com problemas relacionados à saúde mental. Sabemos que são muito corriqueiras situações de depressão, transtornos de ansiedade, crises de pânico e tentativas de suicídio na população jovem em todo o mundo. Essa iniciativa da universidade é louvável, mostra seu papel comunitário na prática, e não só na letra do papel.
Universidade servindo
Esta é a Univali que precisamos e queremos, atenta aos problemas sociais e usando sua alta capacidade técnica para melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Que os bons ventos não parem de soprar, e que os novos gestores continuem fazendo a diferença. Afinal, a universidade, orgulho da city peixeira, é um patrimônio de todos nós.
Acelerando
O prefeito pop star Fabrício Oliveira, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e o secretário estadual de Turismo, Valdir Walendowsky, aproveitaram o sábado no meio do feriado de 7 de Setembro e fizeram inspeção técnica na obra do Centro de Eventos da Dubai brasileira. A ordem é acelerar a obra pra inaugurar ainda este ano.
Grana tem
Na semana passada foi feito repasse de R$ 16,4 milhões para a compra de equipamentos que darão funcionalidade ao Centro de Eventos. Segundo o ministro Lummertz, o Centro de Eventos de BC é o símbolo do desenvolvimento que se quer para Santa Catarina.
Empregos
O turismo no estado no ano passado gerou um de cada cinco empregos no mercado. E obras como o Centro de Eventos da Dubai brasileira garantem turismo o ano todo para um novo público: o do turismo de negócios.
Botando pressão
Fabrício disse em sua fala que muitas pessoas buscam BC para que a cidade seja sede dos mais diversos tipos de eventos, por isso a Dubai brasileira tem pressa na conclusão dessa obra para confirmar essas agendas.
Marco divisor
Segundo o pop star tem dito, esta obra será um marco divisor para a capital catarinense do turismo. E será mesmo. A obra é grandiosa e aponta para um desejo de todos nós: o do Brasil que dá certo.
Freio de arrumação
Porque a coisa tá punk. O atentado ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi mais um triste alerta de que a radicalização de discursos à direita e à esquerda só nos levará ao caos. O Brasil precisa de um freio de arrumação que coloque o país nos trilhos. A discussão tem que ser no campo das ideias e nas soluções possíveis, não na força, não no confronto. Nem à bala nem à faca.
Apostas
Só as pesquisas e os desdobramentos do atentado contra Bolsonaro, as investigações da PF e tal, dirão o quanto o lamentável episódio vai influenciar no pleito presidencial. Por enquanto, tudo é cogitação.
Biruta de aeroporto
O problema é que a eleição está aí. Falta um mês para o primeiro turno. E diante de tanta incerteza, tendo que decidir rápido num cenário que muda mais rápido ainda, a percepção do eleitor fica que nem biruta de avião, mudando ao sabor do vento.
Difícil e complexo
O fato é que o país vive um momento difícil e complexo, em que as soluções são também difíceis e complexas. Mas não há mais tempo para discussões bem mais profundas sobre os temas em pauta.
Mais do mesmo...
O modo como às eleições ocorrem no Brasil, a curta duração das campanhas, os limites impostos pela Lei Eleitoral, tudo, enfim, conspira contra o novo. E, no entanto, a fantasia mais vestida pelos candidatos em geral é a da novidade. Mas parece mais do mesmo.
Zóios e zovidos atentos
Então, o que nos resta nesse vale de lágrimas é ficar de olhos e ouvidos bem atentos. Focar no que os candidatos dizem e colocar suas ideias no campo de análise do possível. Cabe-nos a difícil tarefa de separar o joio do trigo e, de preferência, escolher o trigo. Difícil? Difícil. Mas não é impossível. Por via das dúvidas, resta rezar para que Deus nos acuda! Desejar mais o quê?
PP
Essa semana o candidato futebolista Níkolas Reis (PSB) deve se reunir com o diretório do PP em busca de apoios para sua caminhada rumo a leleia. Na verdade o garoto já tem sido visto em várias agendas, acompanhando ou sendo acompanhado pelo ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini, que é candidato a suplente da chapa do padreco Raimundo Colombo (PSD).
Evento
A expectativa é que o PP, que está na chapa majoritária com o próprio Jandir e com o turco careca Esperidião Amin, que contam com apoio do Níkolas na região, deve fechar majoritaritariamente com o projeto local.
Mancha Branca
Neste último sábado o candidato a deputado federal Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD) realizou sua primeira caminhada no bairro Fazenda. Perdigueiros da coluna firmam que Mafra está numa crescente e estaria agregando apoio de diversos partidos.
Pá de partidos
Além de agregar uma pá de partidos, o sortudo estaria sorridente com o grande apoio das candidaturas a deputado estadual de Otto Luiz Quintino (PRB), Nikolas Reis e parte do grupo da minha musa BBB, Anna Carolina - PSDB. Hummmm...
Pegorini de cabeça
Quem abraçou e arregaçou as mangas foi o presidente do Partido Progressista de Itajaí, vereador Fernando Pegorini, que inclusive organizou a primeira caminhada no bairro Fazenda contando com uma pá de cabos eleitorais.
Caminhada nos Cordeiros
O candidato a deputado estadual Thiago Morastoni (MDB) fez uma grande caminhada pelo bairro Cordeiros, na manhã de sábado. O evento foi bastante prestigiado e contou até com a presença do também emedebista e candidato a governador Mauro Mariani.
Federais e senadores
Candidatos a deputado federal como Jorge Goetten (PR) e Carlos Chiodini (MDB), candidato a senador Jorginho Mello (PR) e senador Dário Berger (MDB) também estiveram na caminhada, que reuniu quase mil pessoas na rua Sebastião Romeu Soares.
Gororoba do JC
Na edição de hoje do jornal mais entisicado do sul do mundo, tem o caderno da Gororoba do JC. Corre lá no seu ponto de venda preferido e adquira seu exemplar!
