Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Catatau de promessas


Catatau de promessas

O povão peixeiro tem recebido a visita de vários candidatos a uma cadeira estofadinha na leleia e seus puxas de plantão, com uma infinidade enlouquecida de promessas e discursos atrás de votos.

De menos

Alguns fofoqueiros (arreda, raça de infelizes!) sopraram que uma das estratégias da turma do candidato a deputado estadual Nikolas Reis (PSB) é dizer que ele precisa de bem menos votos que os principais rivais, o que os entendidos em eleições afirmam ser mentira, uma “pegadinha do malandro”. Sério?!

Tudo igual

Os bocudos dizem que o pessoal do Nikolas tem passado pelas casas alardeando que com 20 mil votos o vereador futebolista estaria eleito, enquanto seus principais rivais precisariam estrebuchar mais de 40 mil votos.

Montoeira de votos

Mas, na verdade, os especialistas sabichões no assunto juram de pés juntinhos que tanto Nikolas Reis, quanto a minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), e barbudinho júnior, Thiago Morastoni (MDB), precisariam de 35 mil a 40 mil votos pra garantir uma cadeira estofada na leleia na capital manezinha.

Vão ter que ralar

Levando-se em conta que Itajaí tem mais de 130 mil eleitores, existe potencial pra eleger pelo menos dois deputados estaduais. Mas pra isso todos vão ter que gastar sola de sapato e conversar bastante de perto com o povão pra garantir o voto. O discurso “vota em mim porque preciso de menos votos” não parece ter colado.

Atentai!

Outra situação é de que na última eleição para os cargos estaduais e federais mais de 42% dos votos válidos escoaram para candidatos de outras paragens que só aparecem de quatro em quatro anos com a famosa frase “oiá eu aqui travez!”. E a city peixeira ficou sem representante em Brasólia e Floripa. Por isso, como diria o ex-senador Mão Santa: “Atentai, atentai!”.

Colatto

Márcio Luiz Colatto é o novo delegado regional de Itajaí. Márcio foi nomeado para o cargo pelo governador Pinho Moreira e substitui Ângelo Moreno Cintra Fragelli. Colatto é mano do deputado federal e candidato à reeleição, Valdir Collato (MDB).

Reapareceu

O vice-prefeito e chefão dos seguidores brizolistas peixeiro que andava sumido, Marcelo Saldré, ops, Sodré, reapareceu nos bastidores pra tirar uma linda foto ao lado da candidata bonitona à leleia, Paulinha da Silva (PDT), e do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP) que é candidato à suplente de senador.

Nem pra um lado...

Saldré, depois que foi picado pela mosca azul de que seria candidato a deputado federal e o único do PDT, deixou a cadeira quentinha da autarquia de água e esgoto, o Semasa, quando todo mundo sabia que o candidato à federal seria o eterno Manoel Dias, que não desgruda do tamborete por nada neste mundo. Foi rifado, sem dó e nem piedade pela própria sigla...

... Nem pra outro

Saldré ficou tristinho, passou a passear mais de moto pra esquecer essa ingratidão do Manoel. Surgiu uma luz no fim do túnel de que seria candidato à suplente de senador. E com ninguém menos que o cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD). Ficou todo lampeiro, prosa de inchar. Mas a luz era o famoso trem, vindo com tudo...

Roleta

No girar da roleta, Colombo, ao que parece, nem a cara tem de bobo, sabia que precisava de um suplente com voto na região. Daí, que convidou Jandir Bellini, logicamente sem desmerecer Saldré, ops, Sodré. Novamente, o brizolista mergulhou no guaraná diet pra aguentar o repuxo. Agora sendo vice. E todo mundo sabe, até os vascaínos, que ser vice e ser nada é nada. Tá difícil...

“Quero ver!”

O vereador licenciado e secretário de Obras de Itajaí, Dedé da Murta, diz que o ex-candidato a vereador Lu do Pedroni tem força e voto no interior. Lá na região da antiga estrada de Brusque, brincou, dando aquela provocada: “Quero ver se o Vandelino (Raimondi) têm mais votos que o Lu?!” Dedé e Lu estão agarradinhos na candidatura de Thiago Morastoni. Eitcha!

Quieto

Vandelino tem dito que não vai trabalhar pra ninguém nessa eleição na zona rural. Anda meio chateado com a política e seus integrantes. Estaria tocando, além da empresa, o movimento que pede a emancipação da zona rural (algo em torno de 70% do território de Itajaí) e a criação do munícipio de Verde Vale. Que serve pra ver se as otoridades prestam maior atenção por lá.

Empolgado

O candidato a deputado estadual, Carlos Humberto (PR), vice-prefeito da Dubai Brasileira, demonstra muito fôlego e está empolgado com o resultado inicial da sua campanha. Com discurso da renovação, Carlos Humberto caiu no agrado e tem sido muito bem recebido nas visitas realizadas, caminhadas, adesivaços. Impressiona pelo carisma.

Na terra da pedrada

Nesta quinta-feira, Carlos Humberto será recebido no vizinho município de Camboriú, onde também conquistou a confiança e o carinho de muito morador disposto a votar em gente nova na política. O ato público para lançamento de campanha será no Clube Palmeiras e tem início marcado pras 19h22.

Água pode bater...

A informação da coluna de que o prefeito meio-careca Emílio Vieira (PSDB) pretende promover uma reforma administrativa, mexeu com corações e mentes do outro lado da vala, em Navega-City. Tem abobrão que anda agoniado; outros tão nem aí, imaginando que estão seguros e a água não vai bater na bunda... Pode ser bem ao contrário... Ai, ai, ai que dor!

Não desgrudou

O vereador Murilo Cordeiro (PT), que é candidato a deputado estadual do outro lado da vala, aprovou requerimento pedindo todos os valores que foram arrecadados pela concessionária que cuida do estacionamento rotativo em Navegantes.

Candidato vereador?

O vermelhinho Murilo afirma que os dados serviram pra elaboração de projeto que envolve a empresa e a prefa. Murilo segue na lida de candidato e vereador. Ou seria vereador e candidato? Sei lá, entende?

Chavico

O suplente de vereador pelo PSB da Maravilha, Chaves Junior, vai sentir a maciez das cadeiras mais estofadas da avenida das Flores, a partir desta semana, com afastamento do vereador Lucas Gotardo, temporariamente para disputar a eleição. Chavico como é conhecido, tem como bandeira, a mobilidade urbana e os ciclistas, categoria da qual pertence.

Vereador

A casa do povo da Dubai brasileira tá promovendo um curso em parceria com aquele parlamento que foi criado pelo ex-vereador desassossegado Luiz Carlos Pissetti (PSB) e, que depois renegou a cria, o Parlanada, ops, ParlAmfri, com o tema: “O que é ser vereador? Competência e responsabilidade”.

Não muda...

O intensivo, digo, o curso, será realizado no dia 26 de setembro e é fechado para os barnabés. Nossas amadas excelências excelentíssimas da Dubai Tupiniquim têm privilégio nas inscrições, já que são limitadas e isso soa muito estranho, privilegiar vereador, mas é completamente normal nos dias de hoje.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.