JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Corre-corre
A Gororoba reeditou o sucesso de outros encontros. A marca deste ano foi a urgência dos candidatos ao pleito. Numa eleição com tempo de campanha curto, o negócio é correr para apertar a mão do máximo de incautos possível...
Bombou
Mesmo tendo agendas apertadas, muitos candidatos prestigiaram a Gororoba. Registro o agradecimento pelas presenças, mesmo que breves. Mas como nem todo mundo é candidato (graças a Deus), a festa bombou do começo ao fim. Então obrigado a todos que participaram!
Agitado
A Gororoba foi um dos assuntos do final de semana agitado politicamente. O maior destaque, sem dúvida, foi a determinação do Tribunal Superior Eleitoral, na noite de sexta-feira, de indeferir a candidatura do ex-presidente Lula. A decisão põe fim à polêmica que marcou este início de campanha, onde Lula estava e não estava na eleição...
Sistema
Surpresa nenhuma o indeferimento da candidatura. Chamem como chamar, golpe ou acerto de contas, justiça ou injustiça, o movimento que impichou Dilma, manteve Temer no poder, e botou Lula na cadeia não iria deixá-lo concorrer né? É óbvio! Como disse o capitão Nascimento em Tropa de Elite: “o sistema é foda, parceiro”. Vou voltar ao tema.
Fundamental
Outro destaque do final de semana foi o início da campanha eleitoral no rádio e na TV. Que todo mundo diz que ninguém ouve ou vê, mas que eu acho que é fundamental. Pesquisa Ibope publicada no Estadão, no começo de agosto, mostra que 71% dos brasileiros se informarão sobre eleição nas mídias tradicionais: jornal, rádio, revista e televisão. Então...
Terra de ninguém
A aposta dos candidatos sem tempo na TV é a internet, notadamente as mídias sociais, onde o pau pega e não amolece, mas que, na verdade, é terra de ninguém. Território livre para demagogias, difamações, devaneios e histrionismo, que terá testada seu poder de fogo, de fato, nestas eleições.
O que vai dar
Então, concluindo, enquanto a Gororoba rolava, Lula deixou de ser candidato, a campanha na TV começou, os candidatos com mais tempo de exposição contam com isso para crescer nas pesquisas, e os sem tempo apostam na internet. Vamos ver o que vai dar. Mas a Gororoba estava mesmo ótima. Se preparem para a do ano que vem...
Só com dinheiro
É inegável o caos que se vive na saúde brasileira com dificuldades de toda ordem. E, principalmente, pela falta de recursos, como diz o ditado: ‘chover-no-molhado’. Afinal, saúde só se faz com dinheiro. Enfim, recursos.
Choque de gestão
O maior hospital de Santa Catarina, Marieta Konder Bornhausen, não é diferente. Mas tem enfrentado toda situação que acomete grande parte dos hospitais com um ‘choque de gestão’ que tem permitido uma administração profissional, dentro da complexidade que é uma operação hospitalar.
Cidade
O hospital é uma cidade que se não tiver administradores com know-how não funciona. Tem o hotel que cuida dos leitos; farmácia que fornece medicamentos; restaurante que fornece a alimentação; laboratório que realiza os exames; pronto socorro que atende urgências e emergências. São centenas de processos, padrões e necessidades pra lá de especificas.
Mangas arregaçadas
Importante frisar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretora geral, irmã Mércia Lemes, e o diretor administrativo, Nivaldo Cunha, para que o hospital que é referência em uma gama de cirurgias possa continuar prestando os quase 80 mil atendimentos ao mês. Isso, mesmo, quase 80 mil!
Por isso...
...precisamos eleger representantes da cidade e região. Não é possível que o Marieta sendo o maior hospital do estado em estrutura e atendimento, receba menos recursos, por exemplo, que o hospital de Chapecó. Precisamos de deputados na leleia e na câmara federal, compromissados com os anseios e a saúde de nossa gente.
Improbidade
Decisão da dona justa, pedindo o imediato afastamento do superintendente da Famai, Victor Silvestre, por ter favorecido licenciamentos das empresas JA Russi, Brava Artes, cia32, BFP Bioprodutos, esquentou o finde chuvoso na city peixeira.
24 horas
Além do afastamento, a dona justa, através da canetada da juíza Sônia Maria Mazeto Moroso Terres, pede que o prefeito tome providências dentro de 24 horas, sob pena de responder por improbidade administrativa.
Vai esquentar
Na piramidal casa do povo as coisas devem esquentar, uma vez que excelências excelentíssimas de oposição já pediram o afastamento do superintendente por voto de desconfiança. Mas nada aconteceu... Ai, ai, ai que dor!
Passou mal
O prefeito da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB), não se sentiu bem e procurou atendimento médico em função da pressão alta. Elcio já teve um infarto há alguns anos e na semana passada havia procurado um cardiologista, pois vinha apresentando sintomas.
Atitude
O prefeito médico tem vivido dias tensos por causa da pressão política e com muitas denúncias de vereadores, por causa da burrada de alguns secretários de governo. Ser prefeito não é fácil, porém é preciso ter atitude. Há quem diga que em breve ele fará uma limpa em quem não está dando certo.
Descontentes
Integrantes do Podemos peixeiro não andam contentes com o presidente da sigla e candidato a deputado estadual, Adir dos Santos. Lascam que ele não teria conversado com os filiados. Ou seja, o partido tá pra lá de dividido.
Menino
O ex-presidente da sigla, Giovani Testoni, diz que o que tinha sido acordado era que Thiago Morastoni era o candidato. “Enquanto tiver fio de bigode e sangue nas veias, o que importa é a palavra”, lascou Testoni que, ainda debulhou: “deixamos o menino ser candidato”, se referindo ao candidato à estadual, Adir dos Santos. Ai, ai, ai que dor!
Campagnolo
A bela candidata a deputada estadual, Caroline Campagnolo (PSL), estreou na Gororoba do JC deste ano. Caroline é filha do 3ª Sargento da Reserva, advogado Job Campagnolo, que foi candidato a prefeito de Itajaí na década de 80, tendo como vice, o Paulo Seara.
Pescando zap
A secretaria de Pesca de Penha criou um grupo de zapzap para interagir com os pescadores artesanais. Além das tradicionais mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite e correntes de fé para boa sorte financeira, o grupo quer estreitar os laços com os homens do mar. Mas, tem um porém: só entra quem o secretário quer.
Cobraram
Assim que o grupo foi criado, pescadores cobraram a inclusão do vereador Luizinho Américo (PSDB) na conversa – já que o parlamentar vem trabalhando ativamente para mudar o defeso do camarão sete barbas e também articulando outras facilidades para a categoria. Assim que Luizinho foi incluído, os mariscos cerebrais do secretário fritaram.
Removeu
O mandachuva da secretaria removeu o parlamentar e em resposta, transcrita com uma série de erros ortográficos, afirmou que naquele grupo não será permitido vereador. No grupo, o secretário quer apenas membros da secretaria e pescadores, afirmando que é a sua pasta que trabalha pela categoria. Mas o Rio Iriri segue assoreado...
Puxa pra trás...
Esse é o problema, enquanto o prefeito da capital da mariscolândia se estrebucha pra dar conta do recado e, avança em várias áreas, tem gente dentro do governo que mais atrapalha que ajuda. Assim não dá! Assim não pode!
