JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Emplumados
No próximo domingo, na capital das bailarinas, em Joinville, acontecerá a convenção dos tucanos que deve confirmar o nome da minha musa BBB, Anna Carolina, como candidata a deputada estadual. Paulo Bauer deverá ser o candidato a governador e Napoleão Bernardes o postulante ao Senado.
Complicou
A notícia da pré-candidatura a uma cadeira na leleia do vereador entisicado Fernando Pegorini (PP) com as bênçãos do ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini e do turco-careca Esperidião Amim, explodiu como uma bomba no ninho tucano que já não anda lá essas coisas em termos de unidade.
Derreteu
Na eleição de 2016 quando o PP resolveu, no meio da campanha, por o pé na estrada para eleger o polido João Paulo Bastos Gama polarizando com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), a candidatura da Anna sofreu um revés considerável, levando-a a derrota por uma merrequinha de votos.
Estratégia
Se os progressistas baterem o martelo, Pegorini, que além de ser conhecido nas bases, e ter um mandato muito bem trabalhado, pode de novo arrancar as penas dos sonhos do tucanato, dividindo em mais uma fatia a possível votação da oposição.
Ainda
Se não bastasse toda essa virada nos cálculos, a divisão tucana segue se abrindo ainda mais. Agora, Anna Carolina só visita as bases acompanhada do estrangeiro, Marco Tebaldi, aquele da terra dos príncipes, Joinville, ignorando completamente a pré-candidatura a federal do PSDB peixeiro, Beto Cunha.
Farinha pouca…
Na mesma toada, o PSDB da city tenta esconder de todas as formas a pré-candidatura de Maurílio Moraes (Solidariedade) que foi candidato à vice de Anna Carolina em 2016. Todo aquele Love agora virou fumaça e a ordem do ninho é não citar o nome do ex-vice dos sonhos em hipótese alguma. Credo!
Pegou mal
Tá pegando mal a nomeação do Marcelo Furtado como um dos delegados que representa a prefeitura de Itajaí no processo de revisão do plano diretor da city.
Manos polêmicos
Marcelo é irmão dos boas praças Flávio e Paulo Furtado, que há pouco tempo atrás fizeram uma muvuca danada requerendo a instalação de um terminal de combustíveis em pleno bairro São João.
Interesses Ocultos
O terminal de combustíveis só não saiu do papel pela forte mobilização da comunidade e ampla oposição do vereador Robison Coelho, que levantou inúmeras irregularidades e interesses ocultos nessa operação.
Influência
As línguas frouxas agora temem que Marcelo, como delegado para elaboração da revisão do plano diretor, possa trabalhar para facilitar o caminho aos empreendimentos de seus irmãos, que bradam cidade afora que o terminal de combustíveis será sim instalado onde planejam. Pode isso?
Tatá se manifesta
O secretário de Obras da Dubai Brasileira, João Miguel, o Tatá, encaminhou missiva ao jornal reclamando de nota da coluna que diz que seu filho ocupa cargo numa empreiteira que presta serviço pra prefa (veja na página 6 desta edição).
Não é cargão
O único erro da nota é que a empresa presta serviço pra Emasa, e não para a prefa de BC. E que, segundo Tata, não é um cargão, é um carguinho... Tá registrado.
Festa do Colono
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), tá empolgado com a 35ª edição da Festa Nacional do Colono, que começou ontem e vai até domingo. A festa por si só já é tradição, mas Volnei tem dedicado atenção especial ao povo do interior.
Comunidade assistida
Desde o início do mandato, o prefeito barbudinho vem atendendo reivindicações da população rural, que soma 20 mil habitantes em 18 comunidades. Só neste ano já foram realizados mais de 600 atendimentos na zona rural peixeira, como pavimentação de ruas, drenagem e outros serviços em prol dos homens do campo.
Cultura rural
Muitos não sabem, mas Itajaí é referência na plantação de arroz, mandioca e hortaliças. Como parte importante da economia peixeira, a Festa do Colono valoriza justamente esses trabalhadores que dão duro no campo. O prefeito quer aproveitar os quatro dias de festividades pra aproximar toda a comunidade da vida no interior.
Michel Teló
A Festa do Colono tem entrada franca e vai trazer grandes nomes da música sertaneja, como Michel Teló, que se apresenta no domingo. Além disso, também terá muita comida, exposições e diversão pra família. Vale a pena conferir.
Para os fortes?
A pressão dos interessados por uma solução para ocupação irregular de áreas destinadas a expansão do aeroporto, na semana passada, assustou a classe política do outro lado da vala. A tendência da maioria dos vereadores foi ficar longe e encontrar desculpas para justificar a ausência na discussão.
Cartilha é outra...
Na perspectiva do Mago do Gravatá, cabe a cada um assumir a responsabilidade pelo próprio discurso. Pra quem quer ser protagonista, é preciso assumir o comando mesmo em dias de mar revolto. O que foi prometido na campanha eleitoral? Parece que agora a cartilha é outra.
