JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Política fervendo
Com as eleições se aproximando, faltando pouco mais de dois meses, os bastidores da política peixeira já começam a ferver. Alianças, apoios, pré-candidaturas, mobilização pra elegerem candidatos da cidade. Tem se falado de tudo. E mais um pouco...
Representantes locais
E a vontade ou a necessidade de eleger novamente deputados de Itajaí tem ganhado cada vez mais força. É natural e importante movimento nesse sentido, até mesmo pra cidade não ficar mais quatro anos mendigando apoio de políticos de fora, que não têm compromisso algum com a city peixeira ou que vão sempre priorizar seus locais de origem.
Nomes despontam
Neste cenário, algumas pré-candidaturas aparecem com força pra concorrer à leleia, como a do governista Thiago Morastoni (MDB), do vereador futebolista Níkolas Reis (PSB) e da minha musa BBB Anna Carolina (PSDB).
Deputado ou prefeito
O ideal seria eleger uma renca de representantes da cidade, mas como um só já é difícil - tem uma galera querendo saber se o candidato em questão tem a intenção de cumprir mandato de quatro anos como deputado estadual ou sair candidato ao paço e, novamente, deixar nossa Itajaí órfã de representante.
Trampolim
O ex-homem dos galináceos Jandir Bellini e o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), foram vezeiros e faceiros em usar a eleição apenas como trampolim pra se elegerem como deputados e se candidatarem a prefeito dois anos depois.
Pode e não pode
Nenhum deles se pronunciou sobre o caso, mas acho difícil minha musa Anna, que quase ganhou a última eleição, desistir de concorrer a prefeita em 2020.
O futebolista Níkolas Reis (PSB), se eleito deputado, também ganharia evidência pra concorrer à eleição ao paço da Vila Operária.
O único
O único deles que não viria, como a coluna já explanou - até por impedimento da lei, pois não pode suceder o pai no executivo, é Thiago, que cumpriria mandato completo no legislativo catarinense.
Só por Deus
O rei supremo da câmara de vereadores da Dubai brasileira, Roberto Bem Claro de Souza Jr (MDB), assinou portaria autorizando o repasse de 2,5% sobre os vencimentos de 25 cargos comissionados que ficarem na sessão. Cargo comissionado é de dedicação integral. É uma vergonha!
Devolveu
Informações de bastidores dão conta de que já voltou pros cofres do Semasa os mais de R$ 23 milhões que haviam sido retirados dali para cobrir as despesas da prefeitura. Segundo o burburinho, a grana já pingou de volta nos cofres da autarquia ontem, dia16.
Obedeceu à dona Justa
Depois da liminar da dona Justa, conquistada através de uma ação movida pelos vereadores de oposição, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) resolveu dar zovidos à razão e voltou atrás na decisão de usar a grana das tarifas.
Alívio pro governo
Dizem as bocas de tramela que quem quer o bem do prefeito está respirando aliviado, já que o barbudinho poderia se dar mal caso teimasse em botar a mão na grana do Semasa. Dizem também que os que tavam levando o prefeito a fazer sandice ainda insistem em recorrer da decisão na dona Justa.
Oposição rindo à toa
Se de um lado os puxas respiram aliviados porque o prefeito teria silivrado de uma carcada futura de improbidade, por outro a oposição ri à toa com a vitória.
Reverteu
A ação que reverteu o repasse do Semasa foi movida pelos vereadores Fernando Pegorini (PP), Nikolas Reis (PSB), Robison Coelho (PSDB), Rubens Angioletti (PSB), Edson Lapa (PR) e Otto Luiz Quintino Junior (PRB).
Marina Silva no Mevam
O vereador bonzinho, Edson Lapa (PR), receberá a presidenciável Marina Silva (Rede) na igreja Mevam, dia 20 às 20h. A pré-candidata falará a pastores e líderes. O evento será gratuito e aberto ao povão.
Painel Theopolis
A vinda de Marina partiu de um convite a todos os presidenciáveis para participarem de sabatinas, através do projeto Theopolis (Theo = Deus/ Polis = Cidade), coordenado por Lapa.
Promover
Além disso, antes, durante e após o pleito de outubro, o Mevam pretende promover fóruns para discutir soluções, construir e oportunizar o pensamento consciente.
Pegou fogo
Finalizando o semestre legislativo, na última sessão a coisa pegou fogo na piramidal casa do povo. O projeto de emenda à LOM do vereador Fernando Pegorini (PP) foi rejeitado com 10 votos favoráveis e sete contrários, porque necessitava de 14 votos favoráveis para ser aprovado em segunda votação.
Brecava
O projeto tratava da proibição de venda e aluguéis de baiucas, ops, imóveis por parte da parentada até terceiro grau de mandatários (vereadores, prefeito e vice-prefeito) e cargos comissionados por dispensa de licitação.
Estranho...
O estranho é que na primeira discussão e votação todos os amados vereadores votaram favoravelmente. Após a primeira votação, começaram diversos pedidos de vistas do projeto, cerca de oito para postergar a segunda votação.
Força na peruca
Pegorini, em vídeo no seu feicibuqui, demonstra que o articulador para a derrubada foi o líder do Governo, o vereador Rolando Lero, ops, Rubens perurication Pacheco (PPS). Pegorini avisou ao líder pra ter ‘força na peruca’ que as sessões prometem pegar fogo daqui pra frente.
Qui coisa, meu povo!
Há quem diga que teve vereador que votou favorável e se ausentou da sessão porque já sabia do resultado combinado nos bastidores. Tudo porque a excelência excelentíssima estaria, segundo más línguas, protegendo seu principal cabo eleitoral e um parente do dito que está alojado na prefa. Sério?!
Reapareceu
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Penha, Felipe Schmitt (DEM), andava sumido e resolveu aparecer nos grupos de zapzap cobrando fiscalização das excelências excelentíssimas da Mariscolândia. Puxas palacianos (oh raça!) lascam que parece que ele sisqueceu de fiscalizar na época em que era vereador.
Ditado
“Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Esse ditado popular combina com o ex-edil, debulha o pessoal da situação, questionando o porquê de ele não ter esticado o bago do zóio pra fiscalizar quando estava na estofadinha cadeira do legislativo marisqueiro.
Não
Os linguarudos lascam que ele fechou os olhos e não fiscalizou o rolo das multas que ficou famosa pela operação policial ‘Compra de Votos’, o rolo na saúde que resultou na operação ‘Sutura’ e tantos outros bafões.
Dor de cotovelo?
A raça da língua de marisco caceteia sobre a angústia de Felipinho Schmitt: será que é por conta das dezenas de obras que vêm acontecendo na city? O que parece é que ele está vendo o sonho de assumir o comando da prefa em 2020 cada vez mais distante. Ou não?
Brasil mostra sua cara
Engenheiro e coordenador político, Carlos Humberto Silva (pai do vice-prefeito de BC) ministrou palestra na noite de sexta-feira na sede do Partido da República da Dubai tupiniquim. Falou sobre a história política do nosso país, a atual situação e o que se espera para o futuro.
Bora lá!
A Gororoba do JC - chega a sua 12ª edição - planejando reunir 1500 pessoas na sociedade recreativa Fazenda da Praia Brava, no dia 01 de setembro. Um evento que promete, em plena campanha eleitoral. Contato: JC - (47) 98842.9084 (zapzap) e Maria do Carmo (47) 99770-9090 (zapzap).
