JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Descontente?
Há quem diga que o empresário Vandelino Raimondi não estaria contente com o que anda, ops, não anda acontecendo no interior da antiga estrada de Brusque.
Verde Vale
Raimondi foi um dos mentores do movimento emancipacionista que queria cria um novo município, arrancando 70% da área territorial da city peixeira, compreendida em sua maior parte pela zona rural.
No tempo do JB
Chegou a conscientizar a população e até em escolher o nome de Verde Vale para a futura cidade. Tudo isso, na gestão do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP).
Pegou na bandeira
Vandelino, com sua força, conseguiu viabilizar mais de cinco mil votos na zona rural para o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), onde o que vale é a conversa cara-a-cara, porque a TV só vem por satélite, de fora, não pega as emissoras locais com o horário eleitoral.
Esperança
Quando VM ganhou, Vandelino mandou matar um pobre boizinho que tava pegando sol no pasto, sem nada a ter com essa história, fez festança, chope de montão, fogos de artíficio. Enfim, encheu o pandulho de muita gente com a esperança de ‘agora sim, agora vai’.
Super, super
A promessa de maior atenção se deu com o aluguel de uma casa, onde colocaram uma placa da super, super, secretária de Agricultura e Expansão Urbana que iria por fim atender o povão da zona rural, que precisa deitar o cabelo até o centro em busca de alguma atenção.
Abandono
O povão tá berrando que tem estradas esburacadas que o sujeito tem que passar seca-calo na bunda de tanto que bate ao trafegar pelas vias barrentas. Mato comendo solto, transporte meia boca, falta de água tratada do Semasa e por aí vai.
Cabidão
A super, super secretaria virou um cabidão que não funciona. Transporte público meia-boca e deficiente. Além disso, ainda tem a história da doação do terreno do Fischer que o município não ata e nem desata, debulham os insatisfeitos. Ai, ai, ai que dor!
Endoidaram
Tem progressista doido da vida com o ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini. Tudo porque Bellini bateu um rango na semana passada com bagrões do PSB edevotou apoio à candidatura estadual do vereador futebolista, Nikolas Reis.
Bença
A bença para este acasalamento, ops, coligação de apoio, foi sacramentada pelos poderosos, ex-prefeito bigodudo Amilcar Gazaniga e o presidente do PSB na Santa & Bela Catarina, Paulinho Bornhausen. Com fotos e sorrisos e ainda com afirmações que progressistas estavam prontos a pegar no pau da bandeira do Nikolas.
Santo de barro
O problema é que têm muitos progressistas tristes com Jandir. Alegam que ninguém se elege sozinho e não tem governo que dê certo se não tiver uma pá de gente juntinha, apoiando, trabalhando, dando suor e se estrebuchando nas demandas administrativas, políticas e partidárias.
Foi se embora
Lascam que JB saiu pela porta da frente, com o legado de 16 anos, o mais longevo prefeito da pequena pátria, com homenagens merecidas, mas teria sisquecido do seu povo, do seu partido e seus partidários. Gente que vestiu a camisa e foi pra rua pedir o sagrado voto na cara e coragem.
Num quis
E que esperavam uma definição de Jandir pra ser candidato a deputado, ajudando o partido e com a real certeza de que teriam um representante na leleia, não só de Itajaí, como do partido progressista, pra chamarem de seu.
Sem combinar
Além disso, estrebucham ainda que JB posou pra foto, todo sorridente, mas não combinou com outras figuras da sigla adesão à campanha de Nikolas. Que poderia acontecer, mas não na pressão, disparam alguns progressistas agoniados.
Consciente
O que se sabe é que o presidente dos progressistas, Fernando Pegorini, é tarimbado na política e tem sabido conduzir a sigla até aqui com coesão. Ou seja, tudo deve caminhar para um consenso democrático. Ou não?
Encontro macro
Aliás, os progressistas itajaienses, liderados pelo Pegorini, deram um rasante no encontro macro regional do PP na capital das flores, Joinville, no último sábado.
Amin
No evento foi lançada a pré-candidatura do turco-careca, deputado federal Esperidião Amin, ao governo da Santa & Bela Catarina. O sentimento dos progressistas é de muita unidade, respeito pelos adversários, porém, alardeiam, Amin está com vontade e quer ser governador.
Indefinições
Quanto as indefinições, Amin declara que a oposição ao governo tem quatro pré-candidaturas importantíssimas: a primeira de Gelson Merisio (PSD), segunda a de Paulo Bauer (PSDB) e a terceira João Paulo Kleinubing (DEM), “todos nasceram progressistas”, afirma o turco careca. “Somos coirmãos e estamos abertos para conversar e coligar”, finaliza Amim. Hummmm...
Emasa
Quem assume a autarquia da água na Maravilha do Atlântico é o advogado Douglas Costa Beber, que já ocupou o cargo de presidente do BCPREVI e Gestor do TPC no governo do pop Star Fabricio Oliveira (PSB).
Confiança
O novo presidente está no governo desde o início de 2017, e participou inclusive das reuniões de transição, por este motivo conhece a situação da Emasa e tem larga experiência no serviço público, já tendo ocupado diversos cargos tanto na esfera municipal, estadual e federal.
Muito trabalho
Uma coisa é certa, o novo indicado terá muito trabalho pela frente, pois pelas últimas notícias, o que parece que falta na autarquia é um choque de gestão, e não é de hoje, há muitos anos este socadinho ouve que isso vai acontecer e nunca acontece. Oh, dor! Até porque já se fala em uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) da Emasa.
Estancar
Nem a intervenção do governo conseguiu estancar o vazamento da autarquia, que culminou com o despacho, digo, pedido de saída do superintendente, Carlos Haacke.
Sintoma
Tem quem fale em situações de perseguição e de demissões e que seria um claro sintoma de que a água, digo, a situação não está boa na Emasa, sem falar em situações que levaram ao cancelamento de licitações vultuosas.
Mais problemas
A autarquia com a maior arrecadação do governo também parece ser a que tem mais problemas. O vereador Bola Pereira (PSDB) chegou a mencionar em entrevista a uma rádio, que o fato merecia investigação da Câmara. Ele entendia que o administrador estava maquiando números.
Dança do tchau
O prefeito pop star Fabricio Oliveira prometeu que está semana novas cabeças devem rolar, só não disse se seriam na Emasa, ou na administração pública. Parece que a guitarra de FO vai tocar um rock pesado com a ‘dança do tchau’. Ui!
