JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fiscalizando
Enquanto a piramidal casa do povo pega fogo por causa da polêmica envolvendo o repasse de milhões do Semasa para a contrapartida do empréstimo do município junto ao banco gringo Fonplata, o vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade (PP), e o bonzinho Edson Lapa (PR) foram ao bairro São Roque fiscalizar a obra na via pública.
Couro daquilo
Apesar do bom trabalho que vem sendo feito pelo secretário de Obras, Dedé da Murta, os edis constataram que a obra é incompleta desde o início, uma vez que a rede coletora de esgoto é feita depois do asfalto.
Couro daquilo...
Assim, a rua fica num abre e fecha, parecendo couro daquilo. Torrando dinheiro público e enchendo o saco do cidadão que paga duas vezes e tem a vida virada num alho por causa das obras.
Marcelo vem
A pré-candidata a deputada federal, Ângela Albino (PCdoB), em contato com a coluna, reafirmou que o vereador Marcelo Werner será candidato a deputado estadual da sigla. Com o sucesso da cirurgia da sua filha, Maria Marcelli, Werner vai encarar a disputa por uma cadeira na leleia.
Dedicação
Secretário Especial do Governo Morastoni, o engenheiro Auri Pavoni mostra muita dedicação e trabalho. A city peixeira tem projeto moderno de mobilidade urbana que deixa com água na boca os demais municípios da Amfri.
Não paga
O vereador tucano Robison Coelho tem criticado com frequência, em reuniões com os portuários, o entendimento da Antaq de que a Portonave não precisa pagar as mesmas tarifas que o arrendatário do porto de Itajaí banca.
Não racha
Mesmo o terminal privado de Navegantes estando dentro da Poligonal do Porto Organizado e usufruindo das benfeitorias e investimentos feitos pelo porto de Itajaí, a Portonave não racha a conta, brada Robison.
Costas quentes
O vereador descasca que há quem diga que nenhum outro porto privado catarinense tem tantos benefícios nos órgãos federais quanto a Portonave.
Exemplo
Um exemplo, para Robison, é a indicação ao Conselho de Autoridade Portuário (CAP) – já questionada tanto pelo parlamentar oposicionista quanto pelo superintendente do porto Marcelo Salles na secretaria Nacional de Portos. Feita por Navegantes, mesmo o terminal privado não ajudando a pagar absolutamente nada dos custos de operação.
Todo mundo perde
Não é justo que os terminais privados e a empresa concessionária do porto peixeiro paguem as suas despesas com dragagem, sinalização, entre outras e o terminal da outra margem apenas usufrua dos benefícios.
Bacia de Evolução
Com a entrega da obra da Bacia de Evolução as despesas com manutenção de dragagem irão aumentar. E caso a Portonave não participe do rateio, a administração do porto deverá aumentar os valores da Tabela 1, cobrada dos navios. O aumento de custos afasta a clientela e pode inviabilizar todo o complexo portuário. Ou seja, todo mundo sai perdendo, coloca o emplumado.
Ou todos ganham
Mesmo com o posicionamento controverso da Antaq em considerar que a Portonave não tem nenhuma obrigação de custeio, na opinião do vereador e portuário Robison Coelho, o que deve valer é a regra do bom senso. Dizem os perdigueiros da coluna que essa será a próxima batalha da comissão de portos que o tucano preside na piramidal casa do povo.
Anúncio
O burgomestre da terra do marisco, Aquiles da Costa (MDB), apresentará à imprensa no dia de hoje um pacotaço de obras de pavimentação nos próximos meses. Phode?
40 ruas
Aquiles garganteia que serão calçadas uma pá de ruas, mais de 40, quase todas pagas com recursos próprios da prefa marisqueira, dindim que vem do pagamento de impostos do povão.
Todo canto
Os calçamentos irão acontecer nos quatro cantos da Mariscolândia, do Gravatá ao São Nicolau. Ruas que o povão espera há muito tempo, como a Nilo Anastácio Vieira, João André do Nascimento, Margarida Vieira, Valdomiro Bernardes, entre outras.
Puto da cara
Um passarinho fofoqueiro assoviou nos ouvidos desse entisicado escriba que o bagrão da capital do marisco anda puto da cara com as viúvas do governo do ex-prefeito, Evandro dos Navegantes (PSDB), pois eles deixaram a cidade endividada e agora vão pro fecibuque falar asneira. Hummmm…
Faicebuqueiros
Fofoqueiros de plantão dizem ainda que na terra do marisco o que mais se vê, hoje, são ex-excelências excelentíssimas se escondendo atrás de redes sociais para disseminar fakenews. Há quem diga que internet não é terra sem lei. Será???
Fogo
Dizem as línguas frouxas e desocupadas que alguns secretários da Maravilha tentam cumprir a cartilha das Novas Ideias, mas acabam esbarrando em velhas práticas e intrigas, entre egos e vaidades por poder. Neste sentido, o fogo “amigo”, tem se tornado um grande inimigo do próprio governo.
Reza
Um desocupado da Dubai Brasileira (vai trabalha, mô querido!), ainda afirma que não se pode convidar os vereadores e dublês de secretários do partido da pombinha branca, o PSB, David La Barrica e Omar Tomalih Abudabi para jantarem no mesmo rodízio.
Só por Deus!
Apesar de serem do mesmo partido, um está interferindo nas atribuições políticas do outro. O fofoqueiro bocud, ainda tenta comparar a inversão de papéis com o Omar servindo pizza e o David pregando a paz, digo, rezando. Meu pai, só por Deus!
Benefício
Um caso que tramita na dona justa chamou a atenção deste articulista pançudo. A família do prefeito de Braço do Trombudo no Alto Vale da Santa & Bela, Nildo Melmestet (MDB), requer ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) o benefício à pessoa deficiente, com alegação de uma Síndrome de Deficiência Intelectual do filho do prefeito.
Gratuidade
A família do prefeito, além de requerer o benefício que é destinado para pessoas carentes, ainda pediu gratuidade na assistência jurídica do processo, alegando que não tinha como arcar com custa judiciais.
Anular
O INSS pede que a justiça anule o benefício da Assistência jurídica gratuita, considerando todos os pedidos da família improcedentes e pede a condenação dos autores por má fé.
