JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Festão
A 10ª edição da Festa da Tainha, sábado, na city peixeira, foi considerada um grande sucesso. O tempo ajudou e mais de 25 mil pessoas passaram pela Beira Rio. O povo se deliciou com a cabeçuda, preparada de diferentes formas. Tinha fritinha, na brasa, no bambu e até pastel e hambúrguer de tainha. Tudo muito bem organizado, no maior clima de paz, o que deixou o povão feliz da vida.
Golaço
A Festa da Tainha ficou um tempão fora do calendário, mas ano passado foi resgatada pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Neste ano, o festerê saiu da frente do Mercado Público e foi lá pra Beira Rio, o que possibilitou receber mais gente. O evento encerrou as comemorações de aniversário de Itajaí e, em tempos de Copa do Mundo, pode ser considerado um gol de placa do prefeito Volnei.
Prestigiada
Além da comunidade, diversos políticos locais e também da Santa & Bela aproveitaram que as eleições estão se aproximando e foram à festa dar um abraço no povão. Destaque para o deputado federal Mauro Mariani, pré-candidato do MDB ao governo do estado, que distribuiu abraços e simpatia ao lado de Volnei.
Lilian no Iprev
Lilian Moroso Terres é a nova coordenadora regional do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev). Lilian já foi nomeada pelo governador Pinho Moreira e assume nesta segunda-feira.
Assessor especial
Já Rodrigo Silveira, sobrinho do saudoso governador Luiz Henrique da Silva e que era o coordenador do Iprev, assume como assessor especial do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Rodrigo deve se somar ao novo chefe de Gabinete, o Tudo bem, tudo bom, Wagner Lúcio de Souza.
Festa da escamosa
A festa da tainha estava realmente ovada de gente. O que não faltou foram os bagrões. Até o Reitor Sabiá da nossa Univali, ops Valdir Cechinel, estava todo sorridente.
Boas novas
Abordado sobre as novidades, ele confidenciou a esse articulista pançudo que ventos alísios estão trazendo boas novas para nossa universidade.
Só alegria
Sem os muros, no sentido figurado, uma nova política de valorização dos professores e funcionários, que passarão a ter descontos de 50% nos cursos desde a educação básica até a pós-graduação, incluindo os dependentes, está deixando a comunidade super feliz.
Positivo
Diante dessa notícia, esse socadinho quer parabenizar o reitor Cechinel. Com certeza, isso impacta positivamente no bolso das pessoas que serão beneficiadas.
Formação para índios
Outra novidade, segundo o reitor, é a parceria com o governo catarinense no lançamento de um curso inédito no país para formar professores indígenas, que vão educar os nossos guaranis. Bela iniciativa.
Torcendo sempre
Esse socadinho escriba fica sempre muito feliz em dar boas notícias de nossa Univali, pois como todo itajaiense, torço muito para que as coisas entrem nos eixos.
Papo reto
Quem tiver chance de conversar com Cechinel, o Sábia, vai se deparar que o homem é um querido. Com ele o papo é reto e o abraço é legítimo.
Não muda
Pouco antes das eleições de 2016, o pai de minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), o polêmico advogado João Martins, criou uma crise imensa por esculhambar os pastores evangélicos.
De novo
Agora JM ataca de novo. Dessa vez, em grupo público do zapzap, o pai da Anna Carolina ameaçou de morte a tiros o desafeto político Sandro Garcia, assessor de comunicação da secretaria de Saúde da city peixeira, e o maior puxa-saco do sul do mundo do barbudinho e barbudinho júnior.
Prejuízos
É praticamente unanimidade entre quem acompanha a política local que João Martins representou o início e também o fim dos sonhos da galega, já que a cada pleito o homem apronta feio e Anna se vê constrangida, porém se omite, diante dos eleitores. Oh dor, oh vida!
Sonhada Guarda
Há cerca de uma semana de treinamento na Acadepol em Floripa a futura Guarda não teve nenhuma baixa. Os 80 alunos seguem firmes no treinamento, enquanto nas redes sociais o pedido geral do povão são postos nos bairros. Lascam que foi promessa do prefeito e que tem que cumprir.
Armados
Na última sexta-feira, decisão do STF autorizou o porte de arma, inclusive, fora do serviço, aos guardas municipais, independente do número de habitantes. Antes a legislação previa que apenas em municípios com mais de 500 mil habitantes os guardas podiam portar armas.
Fedeu
No final de semana, um jornal da região divulgou matéria onde informa que pode haver um rombo milionário na Emasa. A empresa ambiental que entrou no lugar do consórcio Praia Linda, e que havia sido contratada pelo governo Periquito, estaria fazendo o serviço pela metade do preço. Oh dor!
Limpeza geral
Prefeito pop star mandou auditores varrerem as sujeiras na Emasa, desde que começou a limpeza, diretores, prestadores de serviços estão caindo e ainda muitos cairão. Investigação sigilosa aponta para contratos milionários da época do homem pássaro que irão ao MP e TCE. Uiii!
Desembargadores
Levantamento feito pela Emasa aponta que a juíza Adriana Lisboa e os auditores do TCE estavam certos nas decisões.
Empresa X e Y
Como uma empresa Xis faz o mesmo trampo e cobra menos da metade do que a empresa Ypsolon? Esse “X”éria - “Y”stranha = milhões de economia para Emasa. TJ, Desembargadores, psiu, socorro!
Castigo na Emasa
TJ deve julgar o recurso do Consórcio Praia Linda e pode impor uma conta alta ao povo da Maravilha. O recurso no Tribunalão pode devolver o serviço ao Consórcio que custa o dobro do trampo do que sua concorrente. Assim não dá! Assim não phode!
Em verso e prosa
A criação da bendita super/secretaria de Agricultura e Expansão Urbana foi cantada em verso e prosa pelo todo poderoso empresário Vandelino Raimondi, que teria nomeado de cabo a rabo os comissionados da pasta. O ‘indicar’ sozinho chegou a deixar algumas excelências excelentíssimas fulas.
Esquecidas
Raimondi era (ou é) um dos defensores do movimento emancipatório da região rural de Itajaí, que detém 70% do território da city peixeira, principalmente na antiga estrada de Brusque, compreendendo uma pá de localidades.
Quietinho
De uns tempos pra cá, Raimondi, que apoiou a eleição do barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), anda quietinho, mudo. Parece que tudo mudou. A criação da super, super, deu um gás e os inúmeros problemas foram resolvidos. Tanto que Vandelino, só reza, quietinho. Talvez agradecendo...
Sem sede
Além de inúmeros problemas da região, que vão desde estradas barrentas, escolas, postos de saúde, transporte público deficientes, têm ainda a dependência de moradores de água de poço ou de cachoeiras no meio do mato, sem nenhum tipo de tratamento. Semasa lá, necas de pitibirica.
Pelo cano
Dia destes, como a coluna deste pançudo já explanou, o presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), debulhou no lombo dos ex-gestores e atuais sobre a vergonheira das contas do Semasa nos bancos, estarem abarrotadaos de recursos pegando juros e o povo “ainda esquecido”, com sede.
Nem um pio
O Vandelino, todo poderoso, nem um pio pra se juntar ao coro e levar o sagrado líquido ao povo da zona rural. Só na reza. E o terrenão doado pelo Fischer para o município, valendo mais de dois milhões de reais, para um futuro centro administrativo que Raimondi alardeava?
Será que será?
Bocudos lascam que pra usar o terreno tem que tirar o morro de dentro e jogar o barro dentro de um terreno que também seria do Fischer. Ele iria gastar um tubo pra aterrar. Ou seja, a doação lhe faria bem. Será que será? Arreda, raça de bocudos, mais fé e oração e menos reclamação!
