JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cenário Estadual
Pesquisa pré-eleitoral, divulgada pela o final da semana passada, traz pouca novidade mas reitera algumas expectativas de observadores sabichões. A primeira delas é o grande número de votos brancos, nulos ou para nenhum candidato, que chegam a 30%, o que é uma lástima e mostra o descontentamento e a falta de conexão dos eleitores com a política.
Campeões
O emplumado Paulo Bauer (PSDB) e o turco-careca Esperidião Amin (PP) despontam nos cenários onde são citados, mas também não fazem feio quando se observa a rejeição.
De olho
Nas intenções de voto circulam na casa dos 25% e na rejeição Amin emplaca 26% na pesquisa e Bauer 20%. Perdem nesse quesito para o vermelhinho Décio Lima (PT), que teve 35% de entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum.
Empatados
No grupo que vem abaixo dos melhores colocados nas intenções estão o próprio Décio Lima, Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD), que num cenário sem Amin e nem Bauer ficam empatadinhos na casa dos 14%.
Coligações
Como sempre acontece na Santa & Bela Catarina desde que o saudoso bigodudo Luiz Henrique da Silveira inventou a tríplice aliança, quem vai com quem para a eleição é que vai definir melhor o cenário para este ano. Nesse quesito, o PP de Amin já declarou juras de amor com o PSD de Merisio, que tem ainda o PSB de Paulinho Bornhausen afinado.
Outras
Sabe-se pelo que foi até aqui divulgado que o MDB de Mariani e Pinho Moreira vai ter candidatura própria, no caso Mariani, e que o PSDB de Paulo Bauer também diz que quer porque quer cabeça de chapa.
Talvez...
À esquerda, Décio desponta como o melhor nome. Talvez, então, as eleições estatuais deste ano apontem um cenário com quatro candidaturas de grandes agremiações, diferentemente da polarização das últimas eleições catarinenses.
Talvez não
O fato é que a decisão sobre quem se acasala, ops, coliga com quem e as pesquisas que se sucederem às convenções é que darão um cenário mais confiável do que podemos esperar para este ano. O prazo final para as convenções partidárias é 5 de agosto. Então, para o momento, segue a Copa do Mundo.
Lá de riba
Não podemos esquecer que as coligações em nível federal devem influenciar as coligações nos estados. E lá por cima tá tudo bem indefinido ainda. A propaganda eleitoral terá 37 dias e começa em 31 de agosto.
Quem?
Depois vêm as eleições e o segundo turno. E a sensação de que é muito pouco tempo de discussão e apresentação de propostas para se decidir sobre coisa tão importante quanto quem nos governará. Quem?
Pegorini responde
O líder dos Progressistas, ao analisar os ataques de fontes palacianas, admite que tem tido realmente postura mais enérgica frente ao atual governo porque tem sido necessário diante da relação promíscua entre governo e boa parte do legislativo.
Sempre respeitou
Pegorini afirma que sempre respeitou seus pares e que o papo de que faz piadinha de do Barbudinho Júnior, vereador Thiago Morastoni, não passa de falácias para proteger o mesmo, pois sempre teve postura de seriedade dentro e fora do plenário e da política.
Cada um
Quanto às falas de que estaria querendo se apropriar do estilo da minha Musa BBB Anna Carolina - PSDB, Pegorini transmite que cada um tem seu estilo, mas tenta ser sempre melhor do que os demais.
Uma coisa
Com relação a discussão de que até o presente momento o governo ainda não definiu se é subsídio ou reequilíbrio financeiro, Pegorini se mostra indignado, pois o vereador barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) afirmou em plenário que era subsídio financeiro desmentindo a procuradoria da prefa, que trata-se de ato ilegal já que teria que ter autorização legislativa.
Negado pedido de vistas
O líder dos Progressistas caceteia que o Barbudinho Júnior deveria ter concedido vistas do projeto em comissão e mostrar, as claras, toda a situação.
Falta de respeito
Pegorini afirma que o líder do governo, vereador Rolando Lero, ops, Rubens Pacheco (PPS), e o barbudinho júnior, Thiago Morastoni, preferiram tratorar as comissões, em plenário, em desrespeito a população e aos demais pares da piramidal casa do povo.
Calo
Analisando o contexto este pançudo escriba vê o líder dos Progressistas como uma verdadeira máquina jurídica que tem sido um dos maiores calos do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB).
Esquentar...
Ao analisar em plenário a postura de Pegorini, percebe-se a capacidade do vereador em travar a base governista utilizando o regimento interno da casa e os próximos capítulos devem ser mais quentes... Uiii!!!
Chapa esquentando
O bicho tá pegando na terra do marisco, tudo porque os vereadores da base do governo solicitaram à prefa marisqueira, cópia dos pagamentos da empresa responsável pela manutenção da frota no ano de 2016 de Penha que, segundo eles, pode ter problemas.
Documentos...
O líder do governo da Mariscolândia, vereador Maurício Brockveld (PROS), garante que tem em mãos farta documentação onde comprova rolo nas manutenções da frota da prefa em 2016, como notas, empenhos, orçamentos, entre outros. Vixeeeeee…
Abastecimentos?
O nobre edil agora quer saber sobre os abastecimentos, também, pois bocudos de plantão garganteiam na terra do marisco, que mesmo os caminhões estando parados para as supostas manutenções, eles continuavam sendo abastecidos pelo executivo. Sério?
Vereador autorizava?
Consta ainda que esses abastecimentos eram autorizados pelo ex-diretor da secretaria de serviços urbanos e atual vereador Silas Antonietti (PSD). Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...
Apresentados
Os agentes que poderão compor a Guarda Municipal de Itajaí foram apresentados nesta sexta-feira, durante o início do curso de formação na Acadepol, em Florianópolis.
Importância
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, destacou a importância desse momento da segurança pública da cidade. ”Estamos concretizando o desejo da população”.
Melhor centro
O local que Itajaí conseguiu para treiná-los é referência estadual por ter formado as maiores guardas do estado de Santa Catarina. Lá, os 80 candidatos ficarão seis meses recebendo os treinamentos dos mais capacitados profissionais.
Cumprido
Mais uma vez o barbudinho cumpriu a promessa de campanha e deu início para a guarda virar realidade. Durante a aula magna, Volnei destacou o compromisso da cidade em fortalecer as forças de segurança na city peixeira.
Carlos Ely
Outro momento importante da apresentação foi a emoção do secretário de Segurança, Francisco José da Silva, o Chico, que agradeceu o prefeito pelos esforços e também por concretizar um desejo do seu amigo e ex-vereador Carlos Ely Castro, que recebeu o nome da Guarda Municipal.
Confirmado
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), confirmou em sua passagem por Brasólia, na semana que passou, a realização do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade na Dubai brasileira. O mega evento ocorre em setembro de 2020 e deve trazer 12 mil congressistas e injetar na economia cerca de R$ 30 milhões.
