JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Transporte público
Deu o que falar na casa do povo peixeira a aprovação do dindim pra empresa Transpiedade seguir tocando o transporte coletivo da city. A oposição fez o berreiro comum de quem é contra o governo e a base defendeu o pagamento do subsídio ou reequilíbrio financeiro pra manutenção do serviço.
Sistema falido
O povo do paço da Vila Operária, em contato com este socadinho escriba, lembra que o transporte público é um sistema que tem dado prejuízo não só em Itajaí. Cidades como São Paulo, Curitiba e Floripa já pagam subsídio ou reequilíbrio financeiro pras empresas não quebrarem, mas por aqui a jogada política é fazer com que isso pareça errado, lascam.
O que fazer?
O pessoal da prefa deixa uma questão em aberto. Se o sistema dá prejuízo, o que é melhor fazer enquanto os estudos do Labtrans não terminam pra abertura da nova licitação: aumentar a passagem pro povão, a prefa seguir pagando o reequilíbrio ou acabar com o transporte público?
Poucos pagando
Além do número de usuários ter caído ao longo dos anos, com o uso de Uber, Biz, etc., hoje há quase 25% de passagens gratuitas, ao mês, no transporte público peixeiro. Além disso, as linhas pro interior são todas deficitárias. Pra se ter uma ideia, o valor da passagem pra zona rural, apenas pra pagar a conta do busão, ficaria em torno de 16 reales por passageiro, o que seria totalmente inviável.
Não justifica
O pessoal da prefa lembra que no início do ano passado, a Coletivo apresentou um pedido superior a 460 mil reales ao mês, mas, diferente da Transpiedade, sequer apresentou planilhas pra justificar o investimento. Após algumas greves, em que o município montou até sistema emergencial elogiado pelo povão, o contrato foi encerrado.
Apenas berreiro
A verdade, segundo os bocudos do paço, é que os vereadores que berram contra o pagamento do reequilíbrio sequer sugerem alguma alternativa pra resolver o impasse, pois o propósito não é ajudar as pessoas, mas sim fazer o governo sangrar por algo que rola em muitos municípios. Arreda, cambada!
Bocudo
Por falar em berro, tem chamado atenção dos fofoqueiros da casa do povo peixeira a mudança de postura do vereador Fernando Pegorini (PP). O edil, que sempre foi calmo na gestão passada, agora vive aos berros, quem sabe até querendo se apropriar do estilo brigão da minha musa e ex-vereadora BBB, Anna Carolina (PSDB).
Passando dos limites
Os bocudos dizem que até aí, tudo bem, pois pode ser uma estratégia do edil fazer este personagem pra começar a se tornar mais “popular”. O problema é que também vem sendo desrespeitoso com alguns de seus pares.
Tem nome
Um exemplo bastante comentado pelos corredores é que tem sido comum Pegorini se referir ao vereador barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) apenas como “filho do prefeito”, claramente pra tentar atingi-lo ou minimizar suas ações, inclusive com piadinhas.
Num falam
Tem vereador falando que soa muito mal até porque ninguém chama publicamente, na tribuna ou em postagem em redes sociais, Pegorini de ex-vereador suplente na última legislatura.
Subiu à cabeça
Os bocudos dizem que a atuação na oposição tem subido à cabeça de Pegorini. Até porque, na política, quem é adversário hoje pode ser aliado amanhã, e este tipo de atitude só o prejudica. Vale a reflexão!
Finalmente
Amanhã, às 14 horas, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni participa da aula inaugural do treinamento dos guardas aprovados para a GM, na academia da polícia Civil na capital manezinha.
Dito e feito
O barbudinho encarou com firmeza a implantação da tão esperada GM que agora começa a se realizar na prática. Segundo informações oficiais, inclusive com aumento de efetivo antes mesmo de instalada.
Partiu
Hoje os nossos jovens guerreiros partem para Floripa para a apresentação oficial junto à entidade responsável pelo treinamento com previsão de retorno aproximadamente em cinco meses. Os treinamentos são em tempo integral. Barra pesada!
Adeus
Fontes palacianas dão conta de que no dia de hoje o chefe de gabinete do prefeito barbudinho, Manoel Rodrigues Conceição, deixa o cargo. Depois de muitas polêmicas e de sofrer ameaças pessoais, o chefão resolveu se desligar.
Depende
Perdigueiros da coluna apostam ainda que haja um diálogo entre o prefeito e Nelinho para que tudo seja esclarecido e dirimido, mesmo com o chefe de gabinete já decidido...
Buraco
Nelinho deixa a pasta em um momento difícil para o prefeito. Composições políticas vinham sendo construídas para colocar a administração numa situação mais favorável e confortável tanto para superar o ano eleitoral como para organização política do governo.
Ao mesmo tempo
Na mesma toada o prefeito barbudinho também viu sua diretora de confiança na Fecam pedindo o boné. Segundo perdigueiro, a Lilian Moroso Terres também deixou a diretoria da entidade presidida pelo alcaide na ilha da magia.
Será?
Com a saída de Lilian, alguns entendidos apostam que ela deva ocupar cargo importante na prefa nos próximos dias e pode continuar ombreando o projeto morastônico. Aguardemos…
