JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Conexão África
O cônsul-geral da África do Sul no Brasil, Malose William Mogale, e o cônsul-político, Rudzani Mudau, visitaram a city peixeira ontem. Os bagrões africanos tão interessadíssimos em estabelecer parcerias comerciais e de pesquisa com Itajaí.
Executivo e legislativo
Os cônsules foram recebidos na prefa pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Testoni, e pelo chefe de gabinete do prefeito, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho.
Legislativo
Representando o legislativo peixeiro estava o barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB), que tem se envolvido bastante nessas questões de novos investimentos pra Itajaí.
Pesquisa e portos
Os sul-africanos buscam principalmente a expertise itajaiense na construção naval. Em troca, tão dispostos a formar parcerias nas áreas de conhecimento e tecnologia que envolveriam, do lado de cá Feapi e Univali, e do lado de lá os institutos de pesquisas e universidades da África do Sul. Além disso, tudo caminha pra se firmarem fortes parcerias na área de portos.
Diversificação
Thiago Morastoni saiu da reunião empolgado com o resultado e disposto a receber os cônsules novamente na city pra ampliar esse leque. Com o progresso expressivo do porto nos últimos meses, o vereador entende que é hora de vislumbrar novas possibilidades de negócios e uma relação mais próxima com a África do Sul viria muito a calhar.
Destaque internacional
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), participou ontem do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasólia, e apresentou o case de sucesso da campanha Mares Limpos, da ONU. Itajaí foi pioneira na América Latina nesta questão de reduzir o lixo plástico nos mares, assinando durante a regatona da Volvo uma carta de compromisso.
Exemplo
A city peixeira virou referência no assunto e já se propôs a trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos da Amfri pra construção de uma política de redução do lixo marinho. A parceria tá rendendo até a realização do Seminário Regional “Oceano Sem Plástico”, hoje, em Piçarras.
Tá com moral
Com a assinatura da carta de compromisso com a ONU, a administração pública de Itajaí tem recebido convites pra explanar quais medidas estão sendo realizadas e o que ainda deve ser feito por aqui. Em Brasília não foi diferente. Volnei, com o astral lá em cima, falou de todo o trampo e ainda assumiu mais um compromisso.
Lixo Zero
Durante o congresso, o prefeito assumiu também o compromisso de Itajaí participar da campanha Cidades Lixo Zero, com medidas que possam fomentar o programa não só no município, mas na região.
