JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Estratégico?
Estratégico?
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), tem mantido, com a Univali, uma estrutura chamada PEMI (planejamento estratégico do município de Itajaí), que custou mais de R$ 1 milhão no ano passado.
Quarenta anos
PEMI que promete, segundo os seus sabichões, planejar a cidade por 40 anos sob o comando do estrangeiro petista de Joaçaba que odeia pastores, Alcides Volpato.
Nada estratégico
O tal do PEMI, que dizem os perdigueiros ser responsável pelo plano do empréstimo de mais de 60 milhões de dólares pelo FONPLATA, errou feio na condução da relação com os itajaienses. Talvez porque não conheça Itajaí.
Pra que isso?
O debate chegou à piramidal – na boca da oposição e, pelo que se constata, será um empréstimo na casa dos 60 milhões de dólares, ou 200 milhões de reais, a juros de 2,6% ao ano.
Não se sabe
Isso todo mundo vai saber, mas para que e por que é que ninguém sabe. A população não tem ideia do que vão fazer com essa fortuna. Para se ter uma ideia, fundos americanos emprestam a 0,5% ao ano em dólar. Ui!
E se dá ruim?
Na atual circunstância, o povo mal informado vai achar que é para gastar mal, ou acabar desaparecendo, depois ficaremos com uma dívida de 15 anos para ser paga com juros e uma variação cambial arriscadíssima que pode quebrar literalmente a cidade.
Falha
Os bons da boca não sabem o que estão fazendo (aparentemente) e nem explicam para o povo o que significa. Não se estabeleceu uma relação direta com o cidadão da city para esclarecer com linguagem simples e transparente os benefícios desse projeto.
Sapatear
Agiram como se fosse, mais uma vez, um presente esperando gratidão. Não é assim que funciona e a oposição, mais uma vez, vai sapatear nas trapalhadas do governo.
Vaza
Por essas e outras que perdigueiros da coluna, que estão infiltrados nos corredores do paço da Vila Operária, assopram nos ouvidos desse socadinho escriba e temente ao altíssimo, que o tal do PEMI tem irritado boa parte do governo. E, fora dele, mais ainda...
Acabar
Desse jeito, o PEMI vai acabar como um departamento da FEAPI, na próxima reforma administrativa, agarradinho numa possível nova superintendente poderosa. Arreda raça de bocudos e infelizes!
É o demônio
Seguidores do pastor Hueslen Santos, vice-presidente dos Gideões Missionários, soltaram os demônios e estamparam em comentários no feicibuque todo o amor que carregam no coração. Valei-me, Pai altíssimo!
Maria Madalena
O alvo foi a vereadora Jane Stefenn (REDE), aquela da capital da pedrada que é uma galega boa de briga. Ela foi apedrejada na pracinha virtual que o pastor montou em seu feicibuque pra defender a zona que é o comércio que se cria em torno dos Gideões.
Show de asneiras
O show de asneiras teve ápices como o de um pastor, colega de Hueslen, lá de Suzano (SP), que garantiu oração suficiente para derrubar Jane. “Vou orar e uns quatro vereadores em sete dias vão adoecer e a vereadora vai ficar uns 40 dias doente”. Phode?
Vendilhões do templo
O fato é que o projeto que está dando o que falar não afeta as orações dos missionários, só tem a intenção de organizar o comércio que invade ruas e calçadas da city como se não houvesse nem lei, nem amanhã. Assim como fez Jesus, quando expulsou os vendilhões do templo.
Teve peito
Jane foi a única política da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador com peito suficiente para propor o projeto de regular esses eventos enquanto nenhum outro político da cidade não teve coragem de arriscar perder o voto dos missionários.
Fuxico gospel
Há quem diga até que a direção dos Gideões esteja se aproveitando da polêmica para desviar a atenção dos fiéis e jogar no colo da vereadora a culpa por um possível fim do grupo que enfrenta uma crise financeira, política e de imagem desde que o pastor Cesino morreu. Ai, ai, ai que dor!
Culhões
Mesmo com essa tempestade, Jane já garantiu que vai brigar até o fim. Seu projeto volta em breve para ser votado em plenário. Convidou os colegas para apresentarem as emendas que acharem necessárias e avisou que sai com a consciência limpa de ter tentado o que ninguém, em toda a história do município, teve culhões para tal.
Estreitando laços
O prefeito peixeiro, Volnei Morastoni, tá na Nova Zelândia pra acompanhar a largada dos barcões da Volvo Ocean Race rumo a Itajaí. Na quinta-feira, o barbudinho esteve no prédio histórico da prefa de Auckland batendo um papo com o vice-prefeito Bill Cashmore.
Pavan também
O alcaide Volnei tava acompanhado de uma comitiva da prefa peixeira e também da Amfri, como o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, atucanado, Leonel Pavan (PSDB), que representa oficialmente o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) na regatona.
