JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Toma lá dá cá
O vereador Robison Coelho (PSDB) recebeu esta semana a intimação para apresentar a defesa prévia da comissão e ética da piramidal casa do povo peixeira.
Falou e...
Tudo porque o tucano disse acreditar num “toma lá da cá”, de parlamentares que não votam de acordo com as suas convicções, mas sim para receber benefícios. Por ter falado a real, Robison corre o risco de ter o mandato cassado.
E num é?
Ao falar em “toma lá da cá” o vereador Coelho fazia referência específica à votação do aumento do IPTU. A fala, que incomodou os edis, acabou comprovada poucos dias depois, quando o governo fez uma limpa nos cargos comissionados indicados por vereadores que votaram contra o projeto – notícia divulgada pelo próprio DIARIosso de cada dia.
Mulherada
Única mulher na casa do povo da Dubai Brasileira, a vereadora bonitona grandona, Juliethe Nitz, (PR) homenageia duas figuras importantes. Em sessão solene dia 8, dia Internacional das Mulheres, a vereadora indicou duas figuras famosas na city para ganhar uma homenagem.
Merecedoras
Ivete Fonseca Vieira, a mais antiga comerciante em atividade em BC, e Anastácia Carvalho, voluntária da igreja Santa Inês e percursora dos grupos de escotismo na city. Além das duas, outras 36 mulheres serão homenageadas neste dia por indicação dos demais vereadores.
Cadê?
Depois das eleições de 2016, pouco se ouviu falar do PSD da city peixeira. Especulações tímidas apontam que poderá haver no cenário deste ano alguém representando o partido em Itajaí, até para que sirva de apoio para o projeto estadual.
Nomes
Dentro do PSD três nomes são lembrados para cumprir essa tarefa. A dama de ferro, Eliane Rebello, presidente da sigla, seu leal escudeiro Artur Ama todo mundo de Jesus, e o engomadinho, Clayton Batschauer, esquecido em uma cadeira da ADR. Qual será a aposta?
PP tá no jogo
Com a presença maciça do governo do MDB, a base não se desfez e o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, continua no coração de sua militância. Na ausência de Jandir na disputa, o PP mantém quadros para uma possível substituição.
Extrato
Se extrato eleitoral vale como base, porque as urnas são a melhor pesquisa, o PP guarda na manga ainda o dono de quase 30 mil votos, o polido João Paulo, que pode surgir como em 2016 na reta final das composições como o candidato de consenso, já que Pegorini tem se apresentado como oposição ao governo que o PP protagoniza ao lado do MDB.
Na cartola
Enquanto isso, o sumido, pré-candidato a deputado federal, Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), guardou na cartola o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, Maurílio Moraes (PR).
Descer do salto
Segundo perdigueiros, se a minha musa BBB Anna Carolina (PSDB) não descer do salto para uma dobradinha com candidatos de Itajaí, Maurílio Moraes (PR) pode ser o apoio de Mafra para uma campanha tranquila sem muitos percalços.
Tedesco
Este socadinho escriba foi recebido dia desses pelo empresário e empreendedor náutico da Dubai Brasileira, seu Júlio Tedesco. O homem, além de ser um show de simpatia, é humilde e mostrou-se um empreendedor com objetivos claros no desenvolvimento da city balnear.
Comemorou
Na pauta da conversa, Júlio comemorou o sucesso que está sendo a temporada 2018 no Atracadouro Barra Sul, responsável por receber mais de 50 mil turistas nesta temporada.
Paciência e sabedoria
Na trajetória do Atracadouro Barra Sul, Júlio confidenciou que foram 12 longos anos até conseguir trazer o primeiro navio em 2017. Eram pra ser duas ‘paradas testes’, mas teve zoio grande que conseguiu brecar a chegada de um segundo navio.
Sucesso
Mesmo com a trapalhada da concorrência, após o sucesso da parada de um navio em 2017, a empresa de Tedesco recebeu a confirmação de 20 paradas de navios na temporada 2017/2018; um sucesso só.
Projetando o futuro
Agora Júlio e sua equipe projetam o futuro das paradas de navios na city. Segundo Tedesco, as operadoras estão confirmando já paradas para a próxima temporada. Na preferência dos comandantes dos barcões, a parada de BC é a mais agradável, fácil e tranquila. O futuro é aprimorar o receptivo e fazer novas parcerias. A cidade ganha.
Mostrou como se faz
O historiador Álisson Castro, pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, vem apavorando o pessoal da prefa da Capital Nacional do Marreco e do Tecido.
Deus nos dedos
Primeiro Castro entrou na briga pedinchando o cumprimento da Lei do Nepotismo (e, conseguiu), agora a revogação do Decreto que atualizou irregularmente a planta genérica de valores do IPTU de Brusque.
Não saio
Depois de dar duas pauladas na prefeitura da Capital do Marreco, a secretária de Educação emitiu portaria substituindo Castro da Comissão de Análise do Fundo de Cultura.
Perseguição política
Às gargalhadas Castro explicou que a portaria foi editada irregularmente. Não contente, a secretária de Educação emitiu outra portaria substituindo Castro, mais uma vez com erros. Segundo Castro “nem pra usar a máquina pública pra fazer perseguição política eles tem competência”.
